Esteve ausente e as faturas da luz e água aumentaram? Como atuar?

Casa e Família

Regressa a casa depois de férias ou trabalho, e nota que as faturas da luz e água aumentaram face à média habitual. Como proceder? 23-09-2019

Não são raros os casos em que isto acontece. Regressou de férias ou esteve uma temporada fora por razões profissionais ou pessoais e, para sua surpresa, quando chega à casa as faturas da luz e água aumentaram consideravelmente em relação à média habitual. O primeiro impulso é o de ligar para os fornecedores para tentar esclarecer a situação e perceber a razão de tais aumentos. O nosso conselho, porém, é que, antes disso, tente confirmar alguns procedimentos - até para, no caso de querer reclamar, poder fazê-lo de forma bem fundamentada.

Faturas aumentaram: possíveis causas

Antes de contactar os fornecedores ou de dirigir uma reclamação às entidades competentes, mantenha a calma e confirme se pagou a fatura imediatamente anterior ao mês em questão. Se o valor da fatura atual for bastante mais elevado do que a média, poderá estar perante uma situação de junção de faturas. Agora, se não for este o caso, avalie a possibilidade de:

Ter o contador avariado
Se suspeita de avaria do seu contador da luz ou da água, esta pode ser a razão do aumento da fatura. No caso particular do contador de água, confirme se está a debitar informação de gasto de água com as torneiras fechadas. Se estiver, é sinal de existência de uma fuga. Em qualquer um dos casos, deve contactar de imediato o seu fornecedor de eletricidade ou de água e expor o caso.

Ter enviado uma leitura incorreta
Sempre que enviar leituras para os fornecedores, mantenha o histórico dos emails enviados ou registe com regularidade essas leituras. Este procedimento poderá ajudá-lo não só a comparar os gastos mensais e a perceber se houve picos no consumo, mas também a comparar com os valores indicados na fatura. Se diferirem, aconselhamo-lo primeiro a confirmar se enviou a leitura correta. Depois disso, contacte o fornecedor para esclarecer a situação. Se não ficar satisfeito com a resposta, apresente uma reclamação à Entidade Reguladora competente. Dizemos-lhe mais à frente como.

Tratar-se de um consumo estimado
O valor que lhe é faturado é calculado com base ou nas leituras enviadas por si (ou pelo técnico do seu fornecedor, no âmbito das visitas periódicas obrigatórias); ou num consumo estimado - no caso de não ter enviado leitura ou de não o fazer há muito tempo.

Recorde-se que o histórico das leituras permite ao fornecedor fazer um cálculo do padrão de consumo - com base no qual o consumo é estimado nos meses em que não é feito o envio da leitura. Esta pode ser uma das razões pelas quais as faturas da luz e água aumentaram. Isto é, é natural que o consumo estimado se encontre completamente desfasado do seu consumo real ou daquele que costuma pagar. Se regularizar o procedimento das leituras, os fornecedores levam a cabo (por norma) aos devidos acertos no decorrer dos meses seguintes.

A este propósito, recorde-se, há uma data ideal para enviar a leitura, que costuma vir indicada na fatura. Se não tiver enviado a sua leitura nesse período, a fatura imediatamente seguinte pode ainda ter sido emitida com base numa estimativa. Aguarde, por isso, pela próxima fatura, onde deverá ser feita a correção para o valor real.

Tenha ainda em consideração que uma mesma fatura pode incluir valores reais (até à data da leitura enviada) e valores estimados (a partir da data de leitura enviada até ao final do período de faturação). Este desfasamento pode contribuir para o tal aumento nas faturas da luz e água.

Ter comprado eletrodomésticos ou outros dispositivos que não são energeticamente eficientes
Se, recentemente, comprou eletrodomésticos ou outros dispositivos verifique a configuração dos mesmos. Este pode ser um dos fatores que está a contribuir para o aumento dos valores da sua fatura (especialmente se não forem energeticamente eficientes).

Além disso, verifique se os eletrodomésticos mais antigos estão a funcionar bem. Curto-circuitos ou outras avarias podem fazer disparar a sua fatura de eletricidade, por exemplo.

Como fazer uma reclamação?

Se verificou cada uma destas situações e continua sem perceber porque é que as suas faturas de luz e água aumentaram, então aconselhamo-lo a contactar os fornecedores, por telefone ou presencialmente, num qualquer balcão dos serviços. Neste último caso, e em caso de conflito, exija o livro de reclamações para fazer a sua queixa e não se esqueça de pedir o duplicado da reclamação.

O prestador de serviços terá de remeter a sua queixa para as respetivas entidades reguladoras. Também pode recorrer ao livro de reclamações online (caso seja aplicável) ou simplesmente dirigir a sua queixa diretamente para as entidades competentes.

E quais são essas entidades?

1. Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)

Este é organismo que regula os setores do gás e da eletricidade. Cabe à ERSE proteger os interesses dos consumidores em relação a preços; qualidade de serviços; acesso à informação e segurança do abastecimento; fomentar a concorrência eficiente; estimular a utilização eficiente da energia e a defesa do meio ambiente e ainda arbitrar e resolver litígios, fomentando a resolução de litígios fora dos tribunais.

Também à ERSE compete analisar reclamações sobre contratos e faturação, qualidade da onda de tensão, tarifas e preços, mudança de comercializador, ligações às redes, interrupção de fornecimento, danos, leituras e medições de eletricidade e iluminação pública.

No seu portal, a ERSE disponibiliza um serviço de consulta a pedidos de informação ou reclamações, de forma a que possa ir acompanhando o seu processo.

2. Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR)

A ERSAR é o organismo que tem por missão regular os serviços de abastecimento público de água. No seu portal, também disponibiliza um formulário para reclamação.

3. Portal da Queixa

Também pode recorrer a esta plataforma online para divulgar a sua reclamação. Trata-se de uma forma de alertar outros consumidores para a situação que está a passar.

Tem o débito em conta? Como proceder para reaver o dinheiro que lhe foi cobrado indevidamente?

Caso lhe seja dada razão na reclamação que apresentou e os fornecedores de água e de luz  já lhe tenham debitado os valores das faturas por débito direto (previamente validado por si), então tem até 8 semanas após a cobrança para reclamar e exigir a devolução do dinheiro debitado a mais ou o acerto de contas na próxima fatura.

Convém, por isso, estar atento ao seu extrato bancário para verificar se o acerto ou a devolução do dinheiro foram efetivamente realizadas.