Alimentação saudável

Comer bem é saber
escolher melhor

Casa e Família

Comer bem e de maneira equilibrada pode ser o investimento certo para uma saúde de ferro e sem preocupações ao longo da vida. 19-03-2019

Comer bem e de maneira equilibrada pode ser o investimento certo para uma saúde de ferro e sem preocupações ao longo da vida. Mas como comer bem passa por escolher melhor, aqui lhe deixamos algumas dicas para saber ler os rótulos do que compra.

A roda dos alimentos que nos inspira a todos sobre o que comer, e em que quantidades, constitui a nossa referência para uma alimentação equilibrada. No entanto, temos que ter em conta que grande parcela do que ingerimos hoje está já confecionado, racionado e embalado e por isso, muitas vezes perdemos noção do que realmente ingerimos.

Tudo aquilo que adquirimos nos supermercados tem que respeitar regras de comunicação ao consumidor. Nomeadamente, com a inclusão de tabelas nutricionais para dar a conhecer a caracterização alimentar daquilo que está a ser vendido. A dificuldade está, muitas vezes, em saber interpretar essa caracterização, ou seja saber o impacte de ingerir aquela percentagem específica de gorduras saturadas ou aquele volume de açúcar ou de sal. É para isso que já pode encontrar um esquema de cores que nos ajudam a ler os rótulos.

De acordo com estudos recentes, mais de 40% dos consumidores não compreendem a informação nutricional que consta dos rótulos e, se já é complicado chegar a conclusões com a leitura dos rótulos, mais complicado se torna com o ritmo diário a que o fazemos, num contexto de compras, entre tarefas e sempre pressionados pelo tempo.

Por isso é importante que se possa esclarecer, antes de se ver confrontado com a variedade de escolhas que hoje em dias as prateleiras de supermercados proporcionam. O sistema de sinalização por cores facilita bastante este exercício de leitura e por isso deixamos-lhe aqui a tabela que as pretende interpretar.

A tabela tem três cores. A ideia é que possa preferir a cor verde em detrimento das cores amarela e encarnada que estão já acima dos valores aconselhados pelos especialistas em saúde nutricional.