Segurança, rapidez e facilidade. Estas são as vantagens da Chave Móvel Digital (CMD). Uma única via de acesso que lhe certifica a identidade em vários serviços e entidades, públicas e privadas.
Na prática a Chave Móvel Digital associa um número de telemóvel ao documento de identificação de uma pessoa. Por exemplo, ao Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade. No caso de uma pessoa estrangeira, pode fazer esta associação ao passaporte, título ou cartão de residência.
Imagine que precisa de renovar a sua carta de condução (no IMT); terminar o seu exercício de validação de faturas no eFactura (no Portal da Autoridade Tributária e Aduaneira) e ainda marcar uma consulta no seu médico de família (no portal SNS).
São pelo menos três acessos distintos – cada um deles com o seu código de entrada, cada um deles com igual risco de serem esquecidos. A CMD permite concentrar numa única autorização o aceesso a toda aquela multiplicidade de organizações. Um mecanismo ágil e integrado para abrir várias portas – todas com a mesma chave-mestrae com a funcionalidade de assinar documentos digitais.
Menos chaves de acesso, com menor risco de perda; de roubo; de extravio ou de fraude. Tudo com altos níveis de segurança e de encriptação digitais. O trabalho é da Agência da Modernização Administrativa (AMA) para potenciar a interoperabilidade entre diversos serviços, do Estado mas não só.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Aceder ao Caixadirecta de modo seguro e fácil é igualmente possível com recurso à CMD. Basta selecionar Autenticação.gov.pt na área de login do Caixadirecta. Os passos a dar agilizam a gestão do seu dia-a-dia financeiro.
Saiba Mais Aqui
Como aderir e ativar?
Qualquer cidadão, com facilidade de acesso a canais digitais, pode solicitá-la, desde que sem qualquer interdição legal. A adesão pode ser feita online ou presencialmente – na entrega do Cartão de Cidadão ou posteriormente, numa loja do cidadão ou Espaço Empresa.
Aderir online
Ativar a sua chave movel à distância é simples e prático assim como tem várias canais para o garantir. Nomeadamente, através do Portal autenticação.gov; na aplicação movel autenticação. gov e ainda por videochamada com marcação prévia no portal ePortugal, onde deve aceder ao separador canais de atendimento clicar em videochamada/agendar.
- Na app móvel autenticação.gov. – Certifique-se que está num local bem iluminado e que tem a app instalada. O telemóvel deve poder captar imagens do rosto e dos cartão de cidadão. A operação é feita através de vídeo-selfie;
- No portal autenticação.gov.pt - Aqui precisa de ter o seu cartão de cidadão,leitor de cartões smartcard e código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão. Pode ainda usar os dados de acesso ao Portal das Finanças, onde depois do registo do pedido, recebe uma carta para concluir a ativação. A funcionalidade assinatura digital é ativada à parte;
- Por videochamada – Exige-se o cartão de cidadão, um computador ou dispositivo móvel com câmara e microfone, assim como número de contacto móvel para associar à CDM. Assegure-se estar sozinho e em local iluminado.
Leia também:
- Como e onde pode votar?
- Alterar os dados do Cartão de Cidadão: saiba como proceder
- Recuperar a senha do portal das finanças: como fazer?
Aderir presencialmente
Mediante a apresentação de um cartão de cidadão, bilhete de identidade, título ou cartão de residência pode solicitar e ativar a sua chave móvel digital nos seguintes pontos:
- Espaços Cidadão/Empresa;
- Serviços do Registo Criminal;
- Serviços consulares portugueses;
- Balcões do Registo Nacional de Testamento Vital;
- Lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (Açores);
- No levantamento de um novo Cartão de Cidadão nos balcões do serviço
Como funciona?
A CMD associa o seu número de telefone ao número de cartão de cidadão e mediante dupla autenticação, com uma palavra-chave escolhida por si (PIN) e envio de código de segurança numérico e temporário (ou seja, para cada transação) por sms, email ou twitter, permite-lhe aceder a serviços online e assinar documentos por via eletrónica.
Na prática, diante de uma entidade que aceite a CMD, tem apenas que dar o seu número de telefone, registar o seu pin e digitar o código que é gerado em cada utilização, via autenticação forte que robustece a certificação de identidade. A CMD é usada junto de um conjunto alargado de parceiros, nomeadamente bancos que aceitam este acesso aos seus serviços de banca digital.
Obtenha mais detalhes sobre a Chave Móvel Digital na página Autenticação Gov
Pode consultar nesta legislação tudo que a Chave móvel digital pode fazer para desbloquear no acesso a entidades públicas e privadas
Leia também:
- Moro fora ou estou fora de Portugal: posso votar do estrangeiro?
- Como pagar menos impostos? Conheça as isenções em vigor
- Como reclamar ou apresentar queixa no Portal das Finanças
- Como mudar morada fiscal: quando e porquê?
- Perdi o cartão de cidadão. O que fazer agora?
- Perder os documentos sem perder a cabeça
- 10 perguntas e respostas sobre o subsídio de doença
- Quer saber como baixar a prestação da casa? Conheça estas 10 opções