O que está em causa com os apoios inscritos no PRR? Conheça as regras, datas e números e veja como apresentar a sua candidatura.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem estado no centro das atenções, mas nem sempre entidades, empresas e cidadãos compreendem o que está em causa com este mecanismo. Afinal, o que é a “bazuca” europeia? Onde vai ser aplicado esse dinheiro? E como aceder aos fundos?
A resposta da União Europeia (UE) às dificuldades causadas pela pandemia foi o Next Generation EU. Este é um instrumento para que a Europa possa recuperar, a nível económico e social. Para o financiar, surgiu o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, em que se enquadra o PRR português.
Cada país teve de apresentar o seu PRR, ou seja, o plano com os projetos que considera essenciais para a sua recuperação. O plano apresentado por Portugal foi aprovado a 13 de julho de 2021, juntamente com outros 11 PRR, e os primeiros fundos já começaram a chegar.
Mas, e agora? O que acontece a estas verbas? Podem empresas e entidades beneficiar destes fundos e dar o seu contributo para a recuperação nacional e europeia? Sistematizamos a informação necessária para compreender o PRR.
Descarregue aqui este infográfico »»»