Fazer uma reclamação porque os seus direitos foram lesados por uma entidade financeira obriga à intervenção do Banco de Portugal (BdP).
Se entender que algo falhou no seu contacto com uma destas entidades financeiras, pode recorrer ao BdP que, enquanto regulador e supervisor da atividade financeira e bancária, tem poder para intervir junto daquelas organizações com licença legal para funcionar.
As normas quanto à concessão de crédito ou venda de produtos financeiros são bastante rigorosas e os consumidores têm uma série de direitos que os protegem. Ainda assim, e caso algo corra menos bem, existe sempre a possibilidade de apresentar uma queixa com a possibilidade do infrator sofrer as consequências.
Antes de apresentar a sua reclamação, é importante saber em que casos o pode fazer e quais são as situações em que o BdP pode ou não ajudar. Uma das situações em que os consumidores podem ficar mais desprotegidos diz respeito às burlas de crédito. Saiba como proteger-se e como agir para apresentar uma reclamação no Banco de Portugal.
Descarregue aqui a infografia »»
