De comboio, de carro, à boleia ou até de avião. Viajar por Portugal, conhecer novos locais, visitar família e amigos ou, simplesmente, passar um dia numa cidade diferente não tem de ser uma extravagância. Saiba como ter umas férias divertidas e a baixo custo.
Tal como em todas as viagens, o planeamento e a antecedência nas marcações podem ser a chave para poupar bastante. Mas o espírito das férias é descontrair e improvisar e isso não quer dizer que, só porque não quer fazer planos, vá gastar mais do que pretende.
Veja algumas sugestões e divirta-se nestas férias.
Viajar de comboio
Há quanto tempo não anda de comboio? Ainda se lembra da sensação de se encostar tranquilamente no banco, vendo a paisagem a passar pela janela? Da curiosidade de espreitar em cada estação? Do barulho característico da carruagem a circular nos carris?
Talvez tenha chegado a altura de voltar a andar na linha. A CP tem descontos para todas as idades que pode aproveitar, viajando pelo país sem gastar muito dinheiro.
- Ao comprar bilhetes Alfa Pendular e Intercidades com uma antecedência mínima de cinco dias pode beneficiar de descontos que podem chegar aos 56%. Se comprar com oito ou mais dias de antecedência, o preço pode descer ainda mais, até aos 65%.
- Desconto Família & Amigos: Este desconto destina-se a grupos entre três e nove pessoas (tendo no mínimo um adulto) que viajem em conjunto, sejam ou não familiares. O desconto pode chegar aos 50%.
- A idade pode ser uma vantagem para quem viaja de comboio. Os jovens até aos 25 anos podem ter até 25% desconto, enquanto os maiores de 65 anos só pagam metade do valor do bilhete. O mesmo se aplica às crianças até aos 12 anos, o que é sempre vantajoso quando se viaja em família.
- Comprar o bilhete de regresso quando adquire o bilhete de ida significa uma poupança de 10%.
- Descontos de Verão: Durante o verão, os comboios urbanos do Porto, Lisboa – Linhas de Cascais e do Sado e de Coimbra oferecem descontos para família e amigos e nas viagens aos fins-de-semana.
Pelas estradas de Portugal
E que tal deixar o carro na garagem e fazer-se à estrada, mas sem ter de conduzir, aproveitando o percurso para ler, descansar ou olhar descontraidamente a paisagem?
Existem dezenas de empresas de transporte que ligam Portugal de Norte a Sul. Se mesmo assim, lhe for difícil encontrar o melhor preço, a app Check my Bus apresenta todas as opções disponíveis, reunindo as ofertas de empresas de autocarros, mas também outras opções, como o BlaBlacar. Permite também saber se o autocarro tem Wi-fi ou snacks.
A Omio é outra aplicação que compara preços, mas tem a vantagem de reunir as ofertas para viagens de autocarro, comboio ou avião.
Há também que aproveitar os descontos oferecidos consoante a idade, o dia em que viaja e até ao adquirir os bilhetes online. A Rede Expressos, por exemplo, tem descontos de 15% e de 25% em determinados dias e períodos do dia para quem tiver o cartão Rflex.
À boleia ou ao volante?
Viajar à boleia deixou de ser uma aventura. Embora possa continuar a ir para a estrada, estender o polegar e tentar encontrar alguém que o leve ao destino, saiba que hoje existem formas mais simples de andar à boleia e poupar nos custos da viagem. A BlablaCar e a Boleia.net talvez sejam as mais conhecidas, mas a Via Verde também já criou uma plataforma de carpooling que permite viajar de forma económica e em segurança.
Se quer mesmo manter-se fiel ao espírito da boleia, a melhor forma é procurar conversar com os habitantes locais e saber se há alguém que vá viajar para o seu destino. Ou então pegar num pedaço de cartão, fazer um cartaz apelativo e aguardar que um condutor simpático abrande e lhe ofereça o lugar do pendura.
Não confia em mais nenhum condutor? Quer fazer-se à estrada mas manter-se ao comando? Para dar férias ao seu carro pode optar por alugar um automóvel, escolhendo opções mais em conta. É possível comparar preços através de sites como o RentalCars, Momondo ou Skyscanner e até aceder a ofertas last minute.
Com a cabeça no ar
Se não abdica de andar de avião nas férias, pode continuar sem sair do país. Para além dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, pode viajar entre Porto, Lisboa e Faro. Quando se fala de viagens aéreas, a antecedência da marcação é determinante para o preço final, mas como o verão ainda está longe de acabar, pode procurar e comparar preços em plataformas como o Tripadvisor, Momondo, Rumbo, Jetcost ou mesmo no Google. Com um pouco de sorte consegue embarcar rumo a um destino não muito longínquo, mas igualmente agradável.