Sabe o que significa CEO ou CFO?

Negócios

Torna-se cada vez mais difícil acompanhar onde as pessoas estão na escada corporativa. Diferenças entre um CEO, COO e um CFO. 27-07-2015

No mundo empresarial, as siglas CEO, CFO, COO e CTO aparecem cada vez mais. A adoção dos termos em inglês é comum no dia-a-dia das grandes empresas e há muitas abreviaturas para nomear as posições de topo. Será que conhece o significado correto? Veja com atenção as cinco siglas fundamentais para não as confundir.

CEO - Chief Executive Officer

Muitas pessoas sabem o que significa mas nem sempre conhecem as funções que um ‘chief executive officer’ desempenha. É conhecido por ser o presidente executivo de uma empresa. Nada de confundir o cargo de CEO com o de ‘chairman’ (que preside ao conselho de administração mas não tem funções executivas).
O CEO é responsável pelo controlo de todas as atividades de uma empresa. Por norma, detém ainda um lugar no conselho de administração. É o mais alto executivo dentro de uma estrutura pois está no topo da hierarquia operacional. Tem como principais responsabilidades o desenvolvimento e implementação das estratégias e decisões corporativas. Steve Jobs foi um exemplo de CEO. Leia também o artigo “10 Mandamentos de um bom líder”.

COO - Chief Operating Officer

É o diretor de operações, o braço direito do CEO e responsável por cuidar de perto do negócio da empresa. É quem, normalmente, está por dentro do dia-a-dia das operações dentro da organização e reporta ao CEO. Nem todas as empresas têm alguém nesta posição. Há quem chame o COO de “presidente da empresa”. Numa estrutura é considerada a segunda pessoa no comando, atrás do presidente ou do CEO. Enquanto o CEO pensa na estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.

CFO - Chief Financial Officer

É ele que controla a parte financeira da empresa. Lida com as análises, o planeamento financeiro, o controlo de custos, entre outras funções. É o administrador executivo financeiro de uma estrutura. Comanda a administração e planeia o futuro financeiro da estrutura. O CFO é semelhante a um controller das contas da empresa. Fica à sua responsabilidade o controlo dos fluxos de caixa e a monitorização das contas. 

CTO - Chief Technical Officer

É o diretor técnico ou tecnológico de empresa, responsável pelas questões técnicas e, normalmente, está mais presente nas empresas de TI e indústrias. O CTO dirige ações de cunho tecnológico ou científico numa estrutura. Comanda a arquitetura e infraestrutura dos sistemas para a operação.

CMO - Chief Marketing Officer

É a “cabeça” das vendas, do desenvolvimento do produto e de todos os assuntos relacionados com o marketing. O CMO pode reportar ao CEO ou ao COO. O seu trabalho passa por assegurar o aumento de vendas e o investimento em marketing. Cuida dos novos negócios.