Como e porquê ser PME Líder

Negócios

Ser PME Líder traz algumas vantagens às empresas. Saiba quais são e como pode conseguir o estatuto. 17-07-2019

O estatuto de PME Líder visa o reconhecimento das melhores empresas portuguesas de menor dimensão. O processo de atribuição decorre todos os anos e há um conjunto de requisitos que deve preencher para poder candidatar-se.

O que é o estatuto de PME Líder

O estatuto de PME Líder foi criado pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) em 2008. A iniciativa nasceu no âmbito do programa FINCRESCE e tem como missão distinguir empresas que se destaquem no mercado pelo desempenho exemplar.

Ao atribuir às empresas o estatuto de PME Líder, o IAPMEI proporciona-lhes um acesso facilitado ao financiamento, contribuindo assim para o reforço das estratégias de crescimento e para a sua capacidade competitiva.

Quem atribui o estatuto de PME Líder

O estatuto de PME Líder é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, após avaliação das candidaturas, com base num conjunto de critérios que pode conhecer melhor aqui.

Vantagens de ser PME Líder

A maior vantagem de ser uma PME Líder é a melhoria do perfil de risco da empresa e, como consequência, o acesso a melhores condições de financiamento dos projetos. No entanto, podemos dividir as vantagens do estatuto em três eixos principais: o negócio, o mercado e a gestão.

Vantagens para o negócio

O IAPMEI estabeleceu parcerias com diversas entidades que, sob condições particularmente facilitadas, colaboram com as empresas para melhorar processos, desempenho e resultados.

Vantagens perante o mercado

As empresas distinguidas com o estatuto de PME Líder são sinalizadas e têm autorização para se identificar e diferenciar diante do mercado com os elementos gráficos e visuais oficialmente reconhecidos pelo IAPMEI ou pelo Turismo de Portugal, nomeadamente com o  uso de logótipos e outros elementos visuais, nomeadamente do selo PME Líder – um fator de diferenciação face a potencial concorrência, assim como de robustez e credibilidade adicionais.

Vantagens para a gestão

As empresas que são PME Líder têm acesso a programas de financiamento específicos, que ajudam a melhorar o equilíbrio financeiro do negócio. São exemplos disso mesmo: 

  • A oferta específica de cada um dos bancos parceiros;
  • As linhas de Crédito Capitalizar 2018;
  • O acesso facilitado aos mercados de capital.

A carta de benefícios para PME Líder

Na carta de benefícios para PME Líder, o IAPMEI especifica os apoios disponíveis e exclusivos para as empresas que conquistarem o estatuto, nomeadamente os seguintes:

  • Acesso a linhas de crédito especiais
    Créditos com taxas de juro bonificadas e risco de operações bancárias com avaliação reduzida prometem financiar as empresas de forma mais competitiva.
  • Acesso a espaços de reunião
    A disponibilização das instalações do IAPMEI, no Campus do Lumiar (Lisboa), para reuniões de negócio iminentemente relacionadas com a atividade principal das PME.
  • Acesso privilegiado a informações
    Com o estatuto de PME Líder, as empresas passam a ter acesso preferencial a informação sobre atividades e serviços de apoio que tanto o IAPMEI, como empresas suas participadas e parceiros institucionais disponibilizam.
  • Tarifários de energia exclusivos
    As PME Líder ficam automaticamente elegíveis para tarifários especiais de fornecimento de energia elétrica, gás natural e outros serviços oferecidos pela Galp. Podem também subscrever cartões Galp Frota em condições especiais e tarifários concebidos à medida das necessidades de cada negócio.
  • Tarifário exclusivo para serviços de renting tecnológico
    O acesso aos serviços de renting de soluções tecnológicas da Grenke também é facilitado às empresas que sejam PME Líder.
  • Acesso especial a formação em gestão
     Em parceria com o INDEG - ISCTE, o IAPMEI oferece condições exclusivas de acesso a programas de formação em gestão empresarial. O objetivo é ajudar os gestores das pequenas e médias empresas a desenvolver competências, a partilhar experiências e a fazer networking.
  • Reconhecimento de práticas de Responsabilidade Social
    As PME Líder beneficiam de condições especiais de acesso ao programa Reconhecimento de Práticas RS, promovido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).
  • Reconhecimento de práticas de Bem-Estar Organizacional
    A iniciativa CWII Awards, promovida pela CWII (Corporate Wellness International Institute), também prevê condições especiais de acesso para empresas PME Líder que queiram ver reconhecidas as suas práticas e ações que, indo além do que a lei obriga, promovem a segurança e o bem-estar entre os colaboradores.
  • Condições especiais em seguros
    A COSEC apoia as PME Líder oferecendo condições particulares de acesso ao seguro de crédito e ao seguro de caução. Já a Fidelidade oferece seguros adaptados às PME e condições de acesso especiais.
  • Soluções exclusivas de publicitação
    A plataforma CTT Ads, que oferece soluções de gestão de publicidade digital, tem tarifários especiais para empresas PME Líder.
  • Acesso a serviços de gestão de crédito
    As PME Líder têm acesso a condições especiais de adesão aos serviços de gestão de crédito da Intrum Portugal, uma empresa que presta apoio na gestão de cobranças e recuperação de créditos.
  • Acesso a serviços de gestão de empresas
    Os novos contratos de aquisição de produtos e serviços de apoio à gestão de negócios da Informa D&B beneficiam de condições especiais. Tenha em atenção que estas condições são aplicadas a um conjunto limitado de produtos e serviços, que deve confirmar junto da empresa.
  • Acesso especial a soluções para complemento de reforma
    Soluções privilegiadas de complemento de reforma e à medida de cada PME pela Futuro S.A. A constituição de um fundo de pensões próprio ou de Adesão Coletiva a Fundos de Pensões Abertos permite soluções simples, flexíveis, com vantagens fiscais e nos encargos com a Segurança Social.

 

O que é preciso para ser PME Líder

O estatuto de PME Líder é atribuído mediante avaliação da empresa pelo IAPMEI e renovado todos os anos, mediante nova avaliação. Encontra, no site do instituto, os requisitos a cumprir para ser elegível para o estatuto.

Como fazer a candidatura a PME Líder

A candidatura ao estatuto de PME Líder é sempre apresentada por um banco protocolado ao IAPMEI e nunca pela própria empresa (consulte no site do IAPMEI a lista de bancos protocolados, onde se inclui a Caixa Geral de Depósitos. O prazo de candidaturas termina a 31 de outubro de 2019. Impossibilitadas de concorrer ficam as SGPS, IPSS, associações e instituições que não tenham o lucro como objetivo e empresas que não tenham contabilidade organizada.

Validade do estatuto de PME Líder

O estatuto de PME Líder é válido por um ano. Neste momento, está em validade o título de PME Líder 2018, que caduca a 15 de setembro de 2019. As empresas têm até essa data para renovar o processo.

PME Excelência

Além das PME Líder, o IAPMEI reconhece as PME Excelência, ou seja aquelas PME Líder que apresentam os melhores desempenhos. Estas empresas beneficiam de condições de visibilidade acrescidas.

A eleição das PME Excelência é levada a cabo pelo IAPMEI e não é necessária candidatura.

Veja aqui o regulamento PME Líder e PME Excelência 2019.