Turismo em Portugal: um negócio com futuro

Negócios

Portugal está na mira do Turismo mundial. As distinções mais recentes dão-nos ainda mais visibilidade e criam oportunidades. 01-09-2019

Portugal é, indiscutivelmente, um dos melhores destinos turísticos do mundo, como comprovam os inúmeros prémios de turismo recebidos nos últimos anos.

O reconhecimento internacional e o aumento do número de turistas criaram oportunidades de negócio que geraram empresas, emprego e rendimento. O potencial de crescimento ainda não está esgotado, pelo que esta pode ser uma boa altura para investir.

O nosso país é, desde há muito, um destino turístico. O clima, a beleza da paisagem, a História, a qualidade da gastronomia e dos vinhos e a simpatia no acolhimento a quem nos visita sempre atraíram muitos estrangeiros.

No entanto, os últimos anos trouxeram um reconhecimento dessa qualidade, traduzido em prémios e distinções que fizeram de Portugal um destino cada vez mais na moda. E basta percorrer qualquer cidade deste país para perceber que são cada vez mais as pessoas que querem descobrir muito mais do que Lisboa, Porto e Algarve.

Turismo em Portugal: prémios e reconhecimento global

Em março de 2019, Portugal recebeu na ITB Berlim (Alemanha), o prémio Best of Europe na categoria de Destino Sustentável. Numa altura em que as questões ambientais e o impacte do turismo no ambiente são alvo de debate, este galardão representa um reconhecimento das boas práticas levadas a cabo pelos operadores nacionais.

Na verdade, os prémios têm chegado a um ritmo impressionante. Em 2019, Portugal foi considerado, pelo terceiro ano consecutivo, como o Melhor Destino Europeu nos World Travel Awards, considerados como os Óscares do turismo.

Este foi um dos 39 prémios atribuídos ao turismo nacional nesta gala. Em 2018, foi o Melhor Destino Mundial e Europeu de Golfe nos World Golf Awards, repetindo o título conquistado no ano anterior.

As cidades portuguesas como Lisboa, Porto e Braga têm brilhado nas votações do site European Best Destinations e praticamente todos os dias surgem notícias dando conta que Portugal tem a estrada mais bonita, a melhor praia, o hotel mais charmoso ou mais um restaurante na lista dos melhores do mundo.

Os números do turismo

A importância do turismo não se mede apenas em prémios e no número de artigos nas revistas e jornais de todo o mundo. Os indicadores económicos mostram que, cada vez mais, este é um setor determinante para o crescimento do país.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a junho de 2019 revelam que “o setor do alojamento turístico registou 2,7 milhões de hóspedes e 7,1 milhões de dormidas em junho de 2019”, o que representa uma subida de 9,7 % e 5,6 % em relação ao mês anterior.

Durante este mês, que marca o início da época alta, os proveitos tiveram um crescimento de 11,8 %, totalizando 466 milhões de euros.

São valores bastante elevados, mas que têm tendência a subir.

Dados do Turismo de Portugal revelam que, as receitas turísticas tiveram um peso de 8,2 % do PIB e que representaram 18,6 % das exportações globais (51,5%, se tivermos em conta apenas as exportações de serviços).

Em 2018, o número de hóspedes cresceu 3,8%, chegando aos 24,6 milhões e as receitas turísticas atingiram 16 614 milhões de euros. Os estrangeiros foram responsáveis por mais de 72% da ocupação hoteleira.

Registou-se igualmente um aumento da oferta, com um crescimento de 5,4% em termos de estabelecimentos hoteleiros, representando +2,6% de quartos e camas.

As principais regiões de destino foram, durante esse ano, o Algarve (quota de 30,6%), a Área Metropolitana de Lisboa (26,2%) e o Norte do País (14,6%).

As oportunidades são muitas

Como o potencial de crescimento do setor do turismo ainda não se esgotou, esta pode ser a altura certa para criar um negócio nesta área, aproveitando, por exemplo, os apoios concedidos pelo Turismo de Portugal ou por bancos como a Caixa Geral de Depósitos.

Embora nem todos tenham capacidade financeira para construir um hotel de raiz, o setor oferece inúmeras possibilidades com investimentos mais baixos, que vão desde alojamentos locais em meio urbano ou rural a empresas de animação turística.

No entanto, as oportunidades de negócio podem ir muito além destas empresas mais tradicionais, abrangendo, por exemplo, soluções de mobilidade sustentável, apoio à gestão hoteleira (por exemplo, serviços de limpeza ou de engomadoria), aplicações tecnológicas, serviços personalizados vocacionados para o mercado de luxo, entre outras.

A diferenciação é um passo importante para o sucesso. Em vez de investir onde todos os outros investem, como apartamentos na cidade para Alojamento Local, porque não procurar imóveis em zonas mais rurais e ainda pouco exploradas em termos turísticos?

A massificação pode não ser o caminho mais acertado e, ao estar atento a nichos de mercado, talvez seja mais fácil encontrar o seu espaço e a melhor oportunidade para um negócio lucrativo.

Saiba mais em:
Turismo de Portugal
Banco de Portugal
Caixa Geral de Depósitos