Apps Bancárias

Já usa Apps Bancárias? Saiba como o podem ajudar no dia-a-dia

O Banco e Eu

As Apps Bancárias vieram trazer múltiplas conveniências e segurança às operações e gestão financeira. Conheça as suas vantagens. 10-09-2019

Vivemos no centro de uma profunda mudança conceptual quer na forma como nos relacionamos com os outros, quer com os diferentes serviços que gravitam à nossa volta.

Através de um qualquer dispositivo móvel facilmente acedemos a um conjunto de serviços que nos permitem, sobretudo, otimizar o nosso precioso tempo. Fazer as compras do supermercado, pagar contas domésticas, aceder a crédito, marcar viagens, estarmos presentes em reuniões, em consultas médicas. E tudo a partir da comodidade da nossa casa.

Vivemos, portanto, na era da transformação digital. Já chegou à indústria, às empresas, aos serviços, transportes, ao setor bancário e aos setores mais corriqueiros do nosso quotidiano. O futuro é ainda muito promissor. O que está em causa é o relacionamento com as marcas, com os produtos e serviços, e com os clientes.

Em todos estes setores as mudanças têm sido significativas. Por exemplo, no setor bancário podemos, atualmente, e de forma cómoda e fácil, aceder a uma multiplicidade de operações, que vão desde a simples consulta de saldos e movimentos de conta, transferências, pagamentos aos investimentos e trading.

Aliás, são cada vez mais as instituições bancárias que oferecem serviços digitais rápidos e multicanal aos seus clientes. E com as Apps bancárias todos estes serviços são cada vez mais rápidos, eficazes e (muito) convenientes.

As Apps bancárias: as múltiplas conveniências destes canais

Um estudo recente da Juniper Research refere que até 2021, cerca de três mil milhões de utilizadores terão acesso aos serviços bancários via dispositivos móveis (smartphones,tablets, computadores e smartwatches).

Já no contexto nacional, o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, referente ao ano de 2018, destacava que mais de 2,5 milhões de portugueses utilizam, regularmente, a banca online.

Os números servem apenas para confirmar a conveniência destes serviços quer para particulares, quer para empresas.

E se falamos em conveniência, quais são, então, as funcionalidades que as apps bancárias oferecem efetivamente?

Funcionalidades oferecidas pelas Apps bancárias

Além da gestão simples e intuitiva das contas bancárias, as apps permitem a qualquer hora e em qualquer lugar:

  • Consultar rapidamente movimentos de conta
  • Fazer pagamentos e transferências
  • Consultar operações realizadas e agendadas
  • Subscrever e mobilizar contas a prazo
  • Comprar e vender ações
  • Alterar ou anular ordens de bolsa
  • Trocar mensagens seguras
  • Receber notificações
  • Agendar reuniões com o seu banco
  • Agendar pedidos de contacto
  • Integrar diversas contas numa mesma plataforma
  • Possibilidade de obter dicas de poupança como é o caso da DABOX
  • Funcionalidades de coacher financeiro

 

As Apps bancárias e a segurança das operações

Apesar de acreditarmos que não há sistemas 100 por cento seguros, o certo é que as operações realizadas através das Apps bancárias contam com a robustez e segurança num setor onde os bancos têm know-how e estrutura. Esta robustez deve guiar a sua preferência na altura em que decidir usar uma app financeira.

Desde 14 de setembro, os clientes bancários passaram a ter um mecanismo adicional de credenciação no servicing online dos bancos. Referimo-nos ao SMS Token que, além da habitual password de seis dígitos, funciona como uma segunda “chave” para autenticação nesses mesmos serviços.

Recorde-se que este processo de autenticação surgiu no âmbito de alterações na legislação comunitária relativa ao sistema de pagamentos, concretamente a Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (DSP 2), que pode conhecer melhor neste artigo e que foi transposta para a legislação portuguesa pelo Decreto-Lei nº91/2018.

Esta legislação visa precisamente garantir que as operações bancárias realizadas online são cada vez mais seguras.

Além deste sistema de autenticação, a grande maioria das apps bancárias também já oferece autenticação por reconhecimento facial ou por touchID, para uma efetiva verificação da identidade de cada utilizador, titular das contas. Recorde-se que também lhe cabe a si estar atento às boas práticas da proteção dos seus dados bancários.

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