Banca digital

Balcão tradicional ou Balcão digital: sabe as diferenças?

O Banco e Eu

Manager da área de Banca, na everis NTT DATA Portugal, Miguel Agostinho Antão explica o que está em causa para o cliente bancário 30-09-2021

A era digital teve uma enorme evolução nos últimos anos e, com ela, surgiram novas soluções, que revolucionaram o mercado financeiro.

Antigamente, a abertura de uma conta bancária impunha uma deslocação a um balcão e o preenchimento e assinatura de um incontável número de documentos, que seriam depois digitalizados e enviados para aprovação - o que poderia levar semanas…

A tecnologia veio simplificar este e outros processos semelhantes. Atualmente, qualquer um pode abrir uma conta de forma segura através de uma aplicação de telemóvel, ou de um computador, sem ter de se deslocar a um balcão tradicional.

Esta mudança permitiu aos clientes usufruírem de boa parte dos serviços prestados ao balcão a partir do seu computador ou aplicação móvel. A subscrição de poupanças passou a ser feita em poucos clicks, a realização de transferências bancárias tornou-se mais imediata e até o acesso aos mercados de capitais se tornou mais democrático.

 

As mudanças digitais que envolvem benefícios

Todas estas vantagens têm associados outros benefícios menos evidentes, que vale a pena destacar:

  • Maiores Juros sobre Poupanças – Como um negócio digital é mais eficiente, a capacidade das entidades pagarem juros sobre as poupanças é maior;
  • Menos Comissões – Os serviços digitais cobram tradicionalmente menos comissões do que os balcões tradicionais, porque têm menos custos de estrutura, o que se traduz num benefício de poupança para os clientes;
  • Menos Correio – Os serviços digitais privilegiam uma comunicação sustentável, com o mínimo de papel possível, o que resulta em menos comunicações via correio e mais comunicações via email ou através da própria plataforma de home banking.

 

Maior rapidez e funcionalidade

  • Mais Conveniência – Hoje em dia, como há cada vez mais pessoas a fazerem pagamentos online, há menos necessidade de ir a um balcão levantar cheques ou dinheiro;
  • Mais Funcionalidades – Por norma,os serviços digitais oferecem aos clientes uma série de funcionalidades, que não são disponibilizados nos balcões tradicionais, como são disso exemplo:
  1. A conversão em tempo real de diferentes tipos de moedas sem comissões associadas. Uma realidade que torna os pagamentos mais rápidos para clientes no estrangeiro;
  2. A criação de carteiras digitais em Criptomoeda;
  3. A criação de alertas em tempo real;

 

  • Mais Rapidez e Eficiência – É tudo mais rápido e eficiente no mundo digital e isto aplica-se aos bancos. Mesmo o suporte ao cliente acaba por ser mais rápido, uma vez que, por norma, os serviços digitais recorrem a assistentes virtuais como primeira linha de esclarecimento de dúvidas.

 

Mas e os benefícios dos balcões físicos?

Obviamente que as vantagens não se resumem aos serviços digitais. A existência de milhares de balcões físicos espalhados pelo país também envolve vantagens a diferentes níveis:

  • Ligação física com a entidade bancária: O facto do cliente saber a morada, conhecer o edifício e se relacionar com as pessoas que nele trabalham facilita a criação de uma relação de confiança. Aliás, como se  deseja entre uma entidade financeira e os seus clientes;
  • Ligação emocional: A empatia que se cria entre as pessoas reforça o sentimento de confiança existente e pode contribuir para que os clientes se sintam mais à vontade para realizarem determinadas operações bancárias, de forma presencial;
  • Conhecimento da realidade local e do cliente: Os gestores dos balcões têm um conhecimento profundo, não apenas da realidade local, mas também dos seus clientes, o que ajuda, no momento do aconselhamento, a identificar os produtos que melhor se adequam às suas necessidades e expectativas;
  • Maior rede de ATM: Os balcões tradicionais têm uma vasta rede de ATM, o que facilita muito o levantamento de numerário. Algo que os balcões digitais não conseguem replicar. O mesmo se aplica aos depósitos em numerário.

 

Em resumo, é evidente que existem diferenças entre os serviços prestados num balcão físico, dito tradicional, e um balcão digital. Ainda assim, como estas duas realidades convivem em simultâneo, facilmente se percebe que os serviços prestados se complementam e que, em alguns casos, se podem adequar mais a determinados tipos de clientes, mais ou menos familiarizados com a realidade digital.

Miguel Agostinho Antão, manager da área de banca da everis NTT DATA Portugal