orçamento

Como controlar despesas em férias

DaBox

Susana Rosa estreia rubrica de opinião By Dabox com dicas de poupança para este verão. Da alimentação à gestão do dinheiro. 13-08-2021

Férias grandes, aquele ansiado período em que sabemos que vamos aproveitar ao máximo tudo aquilo que a vida, o verão e o mar têm para nos dar, mas, como podemos usufruir de tudo o queremos sem chegar a setembro com o saldo da conta a zeros?

A maior parte das pessoas opta por gastar o que tem e, muitas vezes, o que ainda terá que pagar e deixar este problema para resolver mais tarde. Ainda assim, há soluções simples e eficazes para conseguir aproveitar e evitar uma dor de cabeça futura.

 

Fazer um orçamento

Como em qualquer altura do ano e como em qualquer gasto, compra, ou investimento devemos planear bem a divisão do dinheiro disponível e alocar uma fatia da nossa disponibilidade financeira a cada experiência que queremos ter em férias e que envolva dinheiro. A isso chamamos orçamentar as nossas despesas e em férias o orçamento deve continuar a acompanhar-nos.

 

Escolher um destino de acordo com a sua carteira

Escolher um destino em que possa aproveitar ao máximo tudo o que existe é a melhor opção para quem tem um orçamento controlado. Afinal do que adianta selecionar o lugar da moda e viver apenas a experiência pela metade? Antes de marcar as suas férias, pense no que encaixa na sua carteira e só depois faça a sua escolha.

 

Alojamento é crucial

É nesta rubrica que gastamos a maior parte da nossa disponibilidade financeira para as férias. Por isso é importante ponderar bem se um hotel é a melhor opção ou, se o quarto onde fica não é uma prioridade e por isso pode escolher algo muito mais barato partilhando, por exemplo, uma casa com alguém.

 

Poupe na alimentação

Uma segunda vantagem de quem opta por alugar casa durante as férias é a possibilidade de poder cozinhar e dessa forma gastar menos dinheiro em refeições, fazendo com que sobre dinheiro da rubrica restaurantes para ir àquele restaurante incrível que anda a namorar há tanto tempo. E um segredo, geralmente a parte mais dispendiosa de uma refeição fora são as bebidas e sobremesas das quais não abdicamos em tempo de férias, o que significa que não precisa de cozinhar sempre, pode simplesmente encomendar comida e comprar bebidas e sobremesas no supermercado e poupar muito dinheiro.

 

O que existe gratuito nas imediações

Num destino de férias há inúmeras opções gratuitas para usufruir e muitas vezes nem nos lembramos de as aproveitar, da praia a concertos, passando por caminhadas e até alguns jogos de grupo, a sugestão é que se dirija ao posto de turismo e se informe de tudo o que pode fazer sem gastar um cêntimo do seu orçamento de férias. Vai saber tão bem!

 

Lembranças sim ou não?

As melhores lembranças ficarão certamente na memória, por isso, antes de entrar na feira mais próxima com o objetivo de trazer uma recordação, pense, por exemplo, em aproveitar uma paisagem bonita para tirar uma fotografia de tirar o folgo, juntando todos os que partilharam consigo estes dias incríveis. Depois basta imprimir, emoldurar e colocar na parede de sua casa para poder recordar os dias inesquecíveis que viveu.

 

Sabia que…

A DABOX é o melhor aliado que pode ter nas suas férias já que permite fazer um orçamento detalhado de cada gasto e ainda o avisa de quando está a atingir o limite que estipulou para cada rubrica do seu orçamento. Antes de ir de férias só precisa de aceder à aplicação, definir os seus limites para hotel, alimentação, experiências, bolas de Berlim na praia e, categorizando todas as rubricas, vai receber uma notificação quando estiver a exceder os limites para que possa regressar a casa em segurança.

Susana Rosa, @econoMisses

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Se valoriza estas dicas, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é a app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. A Dabox disponibiliza serviços de informação sobre contas à ordem e de iniciação de pagamentos. Planei a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.

Saiba Mais Aqui 

Leia também: