Ir de férias este ano pode ser um exercício diferente do habitual. A pandemia ainda assola grande parte dos destinos mundiais e obriga a cuidados de segurança sanitária. Muitos destes cuidados dependem de nós próprios que viajamos mas, também operadores de turismo e transportes contribuem para que todos nos sintamos mais tranquilos.
Depois do confinamento, chega a oportunidade de férias. Não fosse a pandemia por Covid-19, o momento seria de total descontração e relaxamento. Mas, este ano, sem segurança, o turismo deixará à porta muitos turistas. Saiba como viajar em segurança.
Leia Também: Infografia - Férias em tempo de Covid-19
As regras que deve manter
Tal como aconteceu noutras área de atividade, a União Europeia e as autoridades nacionais esforçaram-se por esclarecer algumas das regras e boas práticas para enfrentar as exigências sanitárias da pandemia.
No contexto de uma viagem, é importante que as cautelas redobrem e que o seu cumprimento esteja bem presente - seja em que parte do mundo ou circunstância.
Siga os conselhos que aqui tentamos resumir para as suas férias:
1. Comece por aceder à página re-open.eu onde encontrará informação atualizada sobre restrições e regras de deslocação no espaço europeu;
2. Em caso de cancelamento da viagem, tente a possibilidade de recorrer a um voucher para usar em data mais oportuna. Note que esta alternativa permite ainda minimizar o impacte negativo junto de hotéis e restantes reservas. Pode ainda recorrer à possibilidade do seu reembolso.
3. Antes de partir, e na bagagem de mão, faça-se acompanhar de gel ou toalhetes desinfetantes;
Leia Também: Já posso viajar? Medidas em tempos de pandemia
4. Caso use o avião, prefira sempre os meios eletrónicos para a compra dos bilhetes e para o check-in;
5. No curso da viagem, tenha sempre em conta as regras de distanciamento social – sobretudo em momentos como a entrega e recolha da bagagem;
6. Recorra sempre ao uso da máscara de proteção em espaços de maior confinamento, onde o distanciamento será sempre mais difícil, por exemplo num avião ou noutro transporte público;
Leia Também: Seguros: os benefícios que desconhece
7. Retire a máscara apenas na altura em que esteja a consumir algum alimento. Note que os aviões podem continuar a oferecer-lhe esta possibilidade. Embora isso possa não acontecer por medidas de segurança;
8. Exija uma boa ventilação dos espaços onde circula. É fundamental que os operadores quer de transportes, quer todos os restantes reúnam condições de habitabilidade e ventilação.
Leia Também:Quatro passos a dar antes de viajar para o estrangeiro
9. Siga com atenção as regras de circulação em aeroportos e restantes espaços. Estas regras e eventuais alterações nos espaços visam a sua segurança. Por exemplo, pode haver necessidade de instalação de barreiras de proteção entre passageiros e condutor;
10. Faça uso dos produtos de higiene que todos os locais devem ter à sua disposição, nos autocarros e suas estações ou nos aeroportos. Estes espaços devem garantir a higienização dos espaços públicos e criar condições de circulação sem necessidade de uso ou partilha de puxadores ou botões.
O QUE A DABOX PODE FAZER POR SI?
Se valorizou as dicas que acabou de ler, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. Planei e acompanhe a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.
Consulte mais detalhes nesta página do Parlamento Europeu
Leia Também:
- Covid-19: como vai funcionar a App para rastreio de contágios?
- O seu cartão deve estar apenas associado ao seu telemóvel
- Os cuidados a ter nas compras online: antes, durante e após