Seguros: os benefícios que desconhece

Proteção

Existem benefícios nos seus seguros que pode desconhecer. Saiba quais as vantagens de conhecer as condições do contrato. 16-04-2020

Existem benefícios nos seus seguros que pode desconhecer. Saiba quais as vantagens de conhecer todas as condições dos seus seguros.

No momento de escolher um seguro, geralmente, temos apenas três coisas em mente: tratar rapidamente do processo, ter condições razoáveis e ficar a pagar o menos possível. Trate-se de um seguro de vida, de saúde, de automóvel, de proteção ao crédito, ou ainda dos seguros associados aos cartões de crédito ou débito, a verdade é que limitamo-nos a pagar o prémio e pouca atenção prestamos às coberturas incluídas na apólice.

Não raras vezes, este tipo de comportamento conduz a despesas necessárias, uma vez que, por desconhecimento e por falta de leitura das apólices, podemos ser levados a pagar, por fora, por serviços que, na realidade, estão incluídos nas coberturas dos seguros já contratados. E que coberturas são essas?

 

Leia também: Seguros Auto: Como poupar e que cuidados ter?

 

Seguros: a importância de analisar as apólices ao detalhe

 

O caso do seguro automóvel

Este é um exemplo flagrante da nossa relativa distração face às apólices que assinamos. Sabia, por exemplo, que a Assistência em Viagem pode cobrir despesas associadas a emergências de saúde que ocorram durante umas férias no estrangeiro?

Referimo-nos não só a medicamentos, consultas médicas, internamento hospitalar, mas também ao prolongamento de estadias em hotéis, remarcação de viagens, transporte e repatriamento de familiares feridos, doentes ou falecidos ou até transporte de familiares de Portugal para o local onde se encontra de férias, se precisar de apoio para cuidar de filhos menores.

Este tipo de cobertura só se aplica no estrangeiro e, apesar de a assistência em viagem ser uma cobertura obrigatória do seguro automóvel, há que prestar atenção ao que efetivamente contratou. Isto é, ler as condições particulares da sua apólice para verificar a abrangência desta cobertura. Por vezes, para poupar um ou dois euros no prémio, damos por nós a contratar uma assistência em viagem muito limitada na sua ação. Daí, a importância de analisar ao detalhe a apólice do seu seguro e, se tiver dúvidas, esclarecê-las junto de mediador ou seguradora.

 

Contacte sempre a sua seguradora

 
Se estiver fora do país, e for vítima de algum infortúnio, não se esqueça que, para acionar a assistência em viagem, tem de ligar logo para a seguradora. Se apresentar as despesas apenas quando chegar a Portugal, a seguradora pode não vai aceitar a responsabilidade desses custos. Contacte a seguradora com a maior brevidade possível.

Recordamos ainda que a cobertura da assistência em viagem abrange também as seguintes situações (dentro dos limites contratados):

  • Reboque do veículo;
  • Falta ou troca de combustível em Portugal;
  • Substituição de pneu em caso de furo;
  • Viatura de substituição. A maioria das coberturas de assistência em viagem garante um veículo de substituição em caso de avaria mas, nem todas as companhias de seguro o facultam. Informe-se devidamente antes de contratar o seguro.

 

Leia também: Quatro passos a dar antes de viajar para o estrangeiro

 

Os seguros associados aos cartões de crédito e débito

 

A maioria dos cartões de crédito (mas também de débito) tem, por norma, uma série de seguros associados. Mais uma vez, importa tirar as apólices da gaveta e investir alguns minutos na análise das coberturas que podem, entre outros, atuar face a riscos como:

 

  • Fraude e roubo: O seguro antifraude cobre apenas o uso fraudulento do cartão de crédito. Já o seguro antirroubo pode cobrir as despesas que são feitas com o cartão de crédito até determinado número de horas, antes da notificação do roubo do cartão;
  • Acidentes pessoais em Viagem: cobre eventuais acidentes ou doenças que o portador do cartão e a sua família possam ter durante uma viagem ao estrangeiro. Pode incluir assistência médica de emergência, transferências hospitalares, repatriamento, transporte de feridos;
  • Acidentes com automóvel e seus ocupantes;
  • Extravio de Bagagem;
  • Atrasos ou cancelamento de viagens.

 

O mais importante é o seu esforço para clarificar que tipo de proteção os seguros oferecem. Antes de contratar um novo seguro, certifique-se sempre das coberturas que já tem, para não correr o risco de estar a pagar duas vezes pelo mesmo serviço. A leitura das suas apólices pode valer-lhe uma poupança razoável.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Em matéria de benefícios, saiba que o uso dos cartões da Caixa (de débito ou de crédito) pode proporcionar-lhe descontos ou promoções junto de uma alargada rede de  parceiros. Informe-se de quais e como obter estas vantagens.

SAIBA TUDO AQUI

 

Visite ainda Autoridade Supervisora de Seguros (ASF) 

 

Leia também: