Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Quando pensamos em seguros, pensamos geralmente nos cenários de proteção financeira contra imprevistos. No entanto, algumas apólices vão além disso, oferecendo coberturas mais abrangentes. Muito embora desconhecidas pelos segurados.
Não raras vezes, este tipo de comportamento conduz a despesas necessárias. Por desconhecimento e por falta de leitura das apólices, podemos ser levados a pagar, por fora, por serviços que, na realidade, estão incluídos nas coberturas dos seguros já contratados. E que coberturas são essas?
Apresentamos exemplos de benefícios menos conhecidos de alguns seguros e reunimos dicas para que possa poupar quando contrata um seguro.
Seguro de viagem
Os seguros de viagem destinam-se a acautelar situações como o extravio da sua bagagem, problemas de saúde que impliquem cuidados médicos no estrangeiro, cancelamento de voos, entre outras.
Alguns seguros de viagem, no entanto, vão um pouco mais longe. Garantem por exemplo, que se viajar com menores e tiver de ser hospitalizado (sem possibilidade de acompanhar esta criança) os custos com as deslocações de um familiar, que possa assegurar o regresso do menor a Portugal, estão cobertos.
Mas há mais. Imagine que se esqueceu de levar a medicação que normalmente toma sem a conseguir encontrar no país para onde viajou. Há seguros, por exemplo, onde se garante que a medicação chegue até si.
Seguro de acidentes pessoais familia
Regra geral, os seguros de acidentes pessoais familia destinam-se a garantir o pagamento de despesas e de indemnizações em caso de morte ou de invalidez permanente, incluindo uma componente de responsabilidade civil que cobre danos causados a terceiros, entre outras coberturas mais usuais.
Mas sabia que alguns seguros de acidentes pessoais familiares incluem, por exemplo:
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
As coberturas de um contrato de seguro vêm associadas a um conjunto de condições, a primeira das quais é o pagamento da apólice. Pode tratar disso à distância, sem risco de se esquecer ou de consumir tempo
Saiba Mais Aqui
Leia também:
- Seguro de crédito: 6 perguntas e respostas para perceber o que é
- Seguros financeiros: o que são, diferentes tipos e como escolher
- Despesas de saúde: o que pode deduzir no IRS?
Seguro casa
Os seguros casa, ou seguros-habitação, garantem a proteção do imóvel e recheio. Imaginemos que o seu filho foi estudar para fora e levou consigo peças essenciais para o novo lar a ocupar durante o período escolar. Alguns seguros casa cobrem danos que ocorram no recheio da nova habitação do seu filho assim como roubos ou furtos que possam ocorrer durante o ano letivo.
Outros seguros, dependendo do plano contratado, podem cobrir riscos como:
Cartões de pagamento
Os cartões de pagamento, crédito ou de débito, são mais do que um meio transacional usado nas compras online ou não.
Muitos destes cartões podem incluir um conjunto de seguros, garantindo a sua proteção e segurança em situações inesperadas.
Em síntese, ao subscrever um cartão de crédito, além de potenciais benefícios no cashback ou de vantagens em compras junto alguns parceiros pode já estar a beneficiar de coberturas como assistência técnica ao domicílio; seguro de doença; assistência médica ao domicílio; assistência em viagem, entre outras como por exemplo:
Seguro automóvel
Sabia, por exemplo, que a Assistência em Viagem pode cobrir despesas associadas a emergências de saúde que ocorram durante umas férias no estrangeiro?
Referimo-nos não só a medicamentos, consultas médicas, internamento hospitalar, mas também ao prolongamento do alojamento em hotéis, remarcação de viagens, transporte e repatriamento de familiares feridos, doentes ou falecidos ou até transporte de familiares de Portugal para o local onde se encontra de férias, se precisar de apoio para cuidar de filhos menores.
Este tipo de cobertura aplica-se no estrangeiro, mas pode valer a pena estar atento ao que efetivamente contratou. Isto é, ler as condições particulares da sua apólice para verificar a abrangência da cobertura. Por vezes, para poupar um ou dois euros no prémio, contratamos uma assistência em viagem muito limitada na sua ação.
Tome Nota:
Para poder beneficiar de todas as coberturas, esclareça-se antes de contratar. Obtenha dados sobre encargos e benefícios, assim como compare custos para coberturas idênticas. Pode ser que surpreenda com o resultado.
Vai contratar um seguro? 5 dicas para poupar
- Quando planeia contratar um seguro, uma das primeiras coisas a fazer é avaliar bem as suas necessidades e os seguros que já tem. Evite coberturas em duplicado que possam pesar na hora de pagar. Eis algumas questões que deve ter em atenção:
- Muitas coberturas dos seguros de viagem estão também previstas noutros produtos ou serviços, o que pode torná-los redundantes;
- A generalidade dos cartões de crédito inclui um seguro de viagem, caso pague a viagem com o cartão;
- Os acidentes pessoais, que integram quase todas as apólices, preveem o pagamento de indemnizações por morte ou invalidez permanente ou de despesas associadas a tratamento médicos e funeral, em caso de acidente. Mas atenção, pode já beneficiar desta proteção se tiver um seguro de vida - muito comum quando contrata um crédito habitação;
- A assistência a pessoas, prevista nos seguros de viagem, tem como objetivo proteger os segurados nas suas deslocações a outros países. Funciona de forma semelhante à da assistência em viagem, prevista no seguro automóvel.
- Escolha uma mediadora de seguros de confiança;
- Solicite propostas a diferentes seguradoras;
- Analise bem as condições contratuais, nomeadamente coberturas e franquia;
- Escolha a forma de pagamento que lhe oferece as melhores condições: avalie se há descontos se optar por débito direto ou por pagamento anual.
IRS e seguros: as deduções com que pode contar |
Leia também:
- Conheça as 6 taxas que tem de pagar nos seus seguros
- Vai arrendar casa? Conheça os seguros obrigatórios
- Seguro para motociclos: coberturas obrigatórias e outras opções
- Como preparar as suas férias
- As 10 perguntas sobre os PPR
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.