Seguro de motociclo

Seguro para motociclos: coberturas obrigatórias e outras opções

Proteção

Vai comprar uma mota? Conheça as obrigações e coberturas opcionais dos seguros para motociclos. 23-08-2023

Como acontece com os automóveis, é obrigatório ter um seguro para motociclos. Este tipo de proteção oferece soluções específicas à medida dos veículos de duas rodas, por isso as coberturas são distintas daquelas que um seguro automóvel pode abranger.

Motociclos: seguros obrigatórios

De acordo com o artigo n.º 4 do Decreto-Lei n.º 291/2007, para poder circular de mota na via pública é necessário ter um seguro de responsabilidade civil obrigatória. Ou seja, o tradicional seguro contra terceiros.

Este seguro obrigatório garante a proteção de terceiros face a danos corporais e materiais. De acordo com ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o valor máximo de indemnização por danos materiais é de 3 milhões de euros enquanto a indemnização por danos corporais pode ascender a 6,45 milhões de euros.

 

Tome Nota:
O seguro de responsabilidade civil obrigatória não cobre os danos sofridos pelo veículo seguro e pelo respetivo condutor.

 

Leia também:

 

 

Motociclos: coberturas complementares

Além desta proteção básica e obrigatória, há coberturas adicionais. São alguns exemplos os seguros que abrangem furtos, roubos, assistência em viagem e proteção de ocupantes do veículo.
Estes tipos de cobertura inserem-se nos seguros de responsabilidade civil facultativa ou alargada e seguros de danos próprios. Estes, mais completos, podem atingir o limite de 50 milhões de euros de indemnização. Tudo depende das coberturas que escolher.

 

Tome Nota:
O seguro de danos próprios cobre os prejuízos sofridos pelo veículo seguro, mesmo nas situações em que o seu condutor é o responsável pelo acidente ou quando não há um terceiro envolvido. É habitual incluir coberturas de furto ou roubo, colisão e capotamento, de choque, de incêndio, raio e explosão.

 

Quais as coberturas que pode subscrever?

Há seguros para motociclos com diferentes coberturas e preços. Quanto mais coberturas incluir, maior será o valor a pagar.
Estas são algumas das coberturas que pode valer a pena subscrever:

Ocupantes

Abrange despesas de tratamento, incapacidade temporária por internamento hospitalar, invalidez permanente ou morte. Este seguro destina-se a segurar o condutor e restantes ocupantes do veículo.

Furto ou roubo

Permite salvaguardar o prejuízo até determinado limite (valor seguro) por situações de destruição ou desaparecimento se lhe roubarem o veículo.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
O curso da vida pode trazer-nos muitas etapas e para nos salvaguardarmos daquelas com consequências menos positivas, há que fazer escolhas em tempo útil com base nas nossas reais expectativas e necessidades.
Saiba Mais Aqui

 

Leia Também:

 

Assistência em viagem

Assegura que se houver um acidente numa deslocação ou se precisar de substituir um pneu ou abastecer combustível, tem assistência assegurada para veículos e ocupantes.

Proteção jurídica

Oferece apoio jurídico em casos de litígio, em acidentes de viação, contraordenações e reclamações.

Incêndios, raios e explosões

Garante proteção por estragos causados no veículo por estes fenómenos.

Fenómenos naturais e queda de aeronaves

Confere proteção contra fenómenos naturais que podem deteriorar o veículo como tempestades e sismos, assim como danos resultantes de quedas de aviões e outras aeronaves.

Choques, colisão ou capotamento

Assegura indemnização pelos danos causados à mota devido a choques, colisão ou capotamento, até ao limite do valor seguro.

Quebra isolada de vidros

Garante a substituição ou reparação do vidro do motociclo.

Danos no capacete

Assegura a indemnização de prejuízos em danos causados no capacete do segurado.

 

Tome Nota:
Se não anda de moto todos os dias e só o faz de forma esporádica, tem ainda à disposição os seguros provisórios ou temporários que pode contratar por alguns dias.

 

Certificado de tarifação: o que é?
O certificado de tarifação, de acordo com o artigo n.º 20 do Decreto-Lei n.º 291/2007, é um documento emitido pela companhia de seguros, onde deve constar o seu historial enquanto motociclista. Ou seja, o número de acidentes nos últimos 5 anos e os eventuais agravamentos e as bonificações dos prémios do seguro. Este documento pode ser muito útil na negociação do prémio do seguro se quiser mudar de seguradora ou mesmo se fizer um novo seguro para outro motociclo.

 

Leia Também:

 

Avalie as franquias com atenção

Os seguros podem ter franquias em algumas coberturas. As franquias representam o valor que fica a seu cargo em caso de sinistro e de existir pagamento de uma indemnização. Ou seja, apesar de ter um determinado risco coberto, pode ser chamado a pagar uma parte da indemnização.

Tem vantagens em contratar um seguro com franquias? Sim e não. Por um lado, potenciais pagamentos por sua conta permitem reduzir o valor do prémio de seguro. Por outro lado, pode traduzir-se num custo elevado em caso de acidente.

 

Tome Nota:
As franquias, que podem ser uma percentagem do valor seguro ou do dano, ou um valor fixo, estão definidas nas condições particulares da apólice.

 

Onde contratar um seguro para motas?

A maioria das seguradoras que comercializam seguros para automóveis também oferecem seguros para motas. Faça várias simulações, analise e compare o valor do prémio, as coberturas e as franquias. Nem sempre a melhor opção é a que tem um prémio menor.

 

Valor do prémio: o que faz a diferença no momento de contratar um seguro?

  • Idade do condutor e anos de carta;
  • Ausência de sinistros;
  • Número de anos com seguro para motas em nome próprio;
  • Tipo de moto;
  • Zona de circulação e de residência.

 

 

Leia também: