Documentos e atendimento para os certificados de aforro

Certificados de aforro: atendimento e documentos necessários

Banco & Eu

Subscrever certificados de aforro continua a atrair poupanças. Como subscrever e com que documentos? 07-07-2023

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Se uma das soluções de poupança a que tenciona recorrer são os certificados de aforro, deve esclarecer-se sobre os passos a dar, mas também sobre os documentos a apresentar assim como dos locais onde o podem atender para a subscrição.

O 1º Passo é abrir uma Conta Aforro

Este é um passo essencial e que apenas consegue concretizar numa das agências habilitadas dos CTT que pode consultar nesta lista. Esta rede de subscrição alarga-se ainda aos pontos de atendimento dos Espaços Cidadão e, mais recentemente,  aos próprios bancos. Uma novidade  sobre a qual ainda  existe pouca informação. 

É fundamental ter isto em conta assim que decidir estrear-se nesta solução de poupança.

Com taxas que acompanham a Euribor, um indicador de referência para as taxas de juro praticadas pela banca, nomeadamente nos seus empréstimos, os certificados de aforro têm obtido grande adesão junto dos aforradores.

Com que documentação?

No momento da abertura da sua conta aforro, vai precisar de apresentar documentos com identificação civil, bancária e fiscal, nomeadamente:

  • Documento de identificação (como um passaporte ou autorização de residência, se for estrangeiro residente em Portugal);
  • Número de contribuinte;
  • Comprovativo de conta bancária de onde conste IBAN e o nome da pessoa titular da conta bancária;
  • Comprovativo de morada (fatura da água, ou comprovativo de morada fiscal que pode obter no portal da Autoridade Tributária);
  • Comprovativo de profissão e da entidade patronal (recibo de vencimento ou carteira profissional).

Caso o titular da conta seja menor de idade, deve ainda associar toda a documentação do representante legal (os mesmos documentos do titular à exceção da prova de IBAN).

No momento da abertura de conta, que é gratuita, é ainda importante preencher um conjunto de documentos adicionais. Para poupar tempo, pode levá-los já preenchidos

  • Ficha de Cliente e de Conta Aforro (modelo 701)
  • Caso assim necessário, Declaração de Responsabilidades Parentais (modelo 711)
  • Ficha de representante legal ou procurador ou representante legal (modelo 701-A)

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Poupar e investir são as duas faces da mesma moeda. Existem múltiplas alternativas que deve ponderar em função do seu perfil de investidor e objetivos mas também conforme as propostas disponíveis no mercado.

Saiba Mais Aqui

 

Quais os pontos de atendimento para gerir esta conta?

Desde logo, e imediatamente depois da abertura da sua conta Aforro, deve aceder ao serviço AforroNet disponibilizado e gerido pelo IGCP.

Por esta via, pode proceder a pedidos de consulta, subscrição de outros produtos de aforro ou de resgate de qualquer subcrição. Para isso deve aceder a www.igcp.pt ou diretamente a aforronet.igcp.pt.

Pode também sempre recorrer aos pontos de atendimento físico. As operações de consulta, subscrição ou resgate são garantidas naquelas estações de atendimento dos CTT que, através da Linha Poupança CTT em 210471480 (a funcionar das 8:30h às 19h:30 nos dias uteis), o pode apoiar com esclarecimentos adicionais.

Nestes contactos, faça-se sempre acompanhar por um documento de identificação.

Se a sua opção for reforçar as poupanças com certificados de aforro (já depois de ter aberto uma conta Poupança Aforro),  pode pagar os montantes destas subscrições adicionais através de multibanco, transferência bancária, cheque ou dinheiro (montantes até 3 000€).

Mais recentemente, os CTT anunciaram a possibilidade de agendar estas subscrições online, no portal dos CTT. Entre certificados de aforro e certificados do tesouro, os aforradores podem agilizar o momento da subscrição com a escolha da estação de CTT e do horário mais conveniente com o preenchimento de um formulário.  

 

Série E suspensa  dá lugar à Serie F

Desde 2 de junho de 2023 que a série E dos certificados de aforro deu lugar à série F com alterações a rever em baixa as condições de remuneração da anterior série. 

Saiba Mais sobre as novas condições de remuneração e locais de subscrição Aqui.

 

Leia também:

 

Como funciona o serviço AforroNet?

Depois da abertura de conta, e num prazo máximo de 48 horas, pode aceder a aforronet.igcp.pt e escolher a opção Adesão. Deve então registar os seus dados e aguardar o envio do código de acesso para a sua morada fiscal.

Quais os dados desta fase de adesão?

  • Número da sua conta de aforrista;
  • 4 dígitos aleatórios do seu número de contribuinte (NIF);
  • Registo da identificação de utilizador para si no portal (servirá para os seus  acessos, guarde-o bem)

Receberá uma carta para a sua morada fiscal com o código de acesso ao portal AforroNet.

 

 

A segunda etapa para começar a usar este serviço é ativá-lo. Mais uma vez, aceda a
aforronet.igcp.pt e através do botão Ativação, passará a ter acesso direto ao balcão virtual do IGCP.  Para isso, deve registar a identificação de utilizador no portal; o código de acesso enviado via CTT e ainda indicar 2 dígitos aleatórios do seu número de contribuinte (NIF). O portal solicita-lhe aqui um novo código de acesso

 

Tome Nota:
Atenção que o seu extrato diário será apenas visível 24 horas depois da ativação.

 

Obtenha toda a informação no portal do IGCP. Pode ainda obter mais detalhes sobre o momento da abertura, subscrição ou movimentação neste documento oficial.

 

Leia também: