O que é o cashback

Cashback: compensa ter cartões de pagamento que devolvem dinheiro?

Banco e Eu

Saiba em que consiste o cashback, quais as vantagens e cuidados a ter. Descubra se vale a pena ter e porquê. 05-11-2025

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Já ouviu falar em cashback? Traduzido à letra significa dinheiro de volta e é uma funcionalidade cada vez mais popular, associada não só aos cartões de crédito, mas também a outras formas de pagamento. A ideia é simples. Sempre que faz uma compra, recebe uma percentagem do valor gasto diretamente na sua conta ou como saldo disponível para novas compras.

Mas será que compensa ter um cartão com cashback? Descubra como funciona esta vantagem, quais os benefícios reais e os cuidados essenciais para usar o cashback de forma inteligente e maximizar as suas poupanças.

 

O que é o cashback?

Um cartão com a funcionalidade de cashback permite-lhe receber uma percentagem (definida pela instituição financeira emissora do cartão, 1% a 3%, normalmente), do valor dos pagamentos registados no mês anterior, nomeadamente em lojas associadas. A devolução deste montante pode ser feita para a conta associada ao cartão ou de outro modo, consoante as respetivas condições de utilização.

Estes cartões incentivam os clientes a uma utilização mais frequente, tendo em conta os benefícios contratados.

 

Quais as vantagens?

  • Permite acumular dinheiro que pode gastar livremente, sem estar condicionado, como ocorre com os sistemas de troca de pontos;
  • Muitos cartões com cashback associado oferecem a anuidade do cartão;
  • Estes cartões de crédito podem, ainda, ter outras vantagens associadas, como acumulação de pontos, acumulação de milhas aéreas ou descontos em parceiros da entidade que o emitiu.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Usar o seu cartão de pagamento, nomeadamente o cartão de crédito implica cuidados de segurança, mas também cuidados no seu uso. Lembre-se que o deve manter sempre dentro dos limites  das suas possibilidades financeiras. Para isso, deve encontrar uma solução à medida das suas necessidades e perfil.

Leia Mais Aqui

 

Leia também:

 

Compensa ter um cartão com cashback?

Depende do seu perfil de consumidor. Regra geral, os reembolsos em cashback estão associados a determinada tipologia de compras ou estabelecimentos. Por exemplo, combustível, restauração; viagens; alojamento; entre outros.

Se foge um pouco ao perfil de utilização associado ao cashback, pode não compensar em pleno, principalmente se tiver de fazer face aos custos e comissões a pagar pelo cartão de que se deve esclarecer com toda a cautela. 

Se pelo contrário, faz um uso mais intensivo do cartão, nomeadamente naquelas compras que contam para o efeito cashback ou seja, se se enquadra no perfil de consumidor do cartão, pode de facto compensar.

Em qualquer caso, deve saber fazer as contas certas sobre o que paga e o que consegue recuperar ao longo do tempo com o cashback

 

Exemplo de cashback
Imagine que gasta uma média mensal de 100 euros em compras. Com uma taxa de cashback de 1%, poderia reaver 12 euros (100 X 12 X 0,01) ao fim de cada ano. Se, por outro lado, gastar cerca de 500 euros por mês, esta devolução pode chegar aos 60 euros (500 X 12 X 0,01).

 

Tome Nota:
Para não pagar juros quando utiliza o seu cartão de crédito, opte pelo pagamento integral (a 100%) do valor da dívida, dentro do prazo de pagamento.

 

Que cuidados deve ter?

Antes de tomar uma decisão, deve ter em conta um conjunto de pontos:

  • A anuidade e as taxas de juro (TAEG) associadas ao cartão com cashback. Compare com outros sem esta opção;
  • As taxas aplicadas para cálculo do cashback;
  • As condições necessárias para receber o cashback. Por exemplo, verifique se existe algum limite mínimo de gastos ou algum limite máximo de reembolso. Alguns cartões só reembolsam em compras superiores a determinado montante;
  • Assegure-se de que os encargos previstos com o cartão ficam aquém das vantagens associadas.

 

Cashback e cash advance: quais as diferenças?
Embora o nome seja parecido e ambas as modalidades estejam normalmente associadas a cartões de crédito, são funcionalidades distintas. Enquanto o cashback permite receber uma percentagem do valor das compras, o cashadvance é um adiantamento de dinheiro a crédito (com ou sem juros associados). Tendo sempre em consideração o plafond contratado, o cashback permite levantar dinheiro das caixas multibanco ou uma transferência do saldo autorizado para o saldo disponível de modo imediato.

 

Leia também:

 

 

A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação e não dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.
0 mensagens novas
A Assistente é baseada em Inteligência Artificial. Ao interagir com ela, está a aceitar as condições gerais de utilização.
Por favor, não partilhe dados pessoais ou de terceiros.
Olá, sou a CAIXA,
a sua assistente digital.
Em que posso ajudar?
Quer começar uma nova conversa?
Se continuar, vai perder toda a informação inserida até aqui.