Compare para não ter que reclamar

Comissões bancárias

O Banco e EU

Já se desiludiu com o seu banco pela subida de comissões? Confirme se consegue melhor oferta no comparador de comissões. 05-12-2019

Desde Outubro do ano passado que os clientes bancários, como todos nós, têm oportunidade de comparar o real valor dos serviços que obtém junto dos seus bancos. As comissões podem ser um problema mas, será que se situam realmente acima da média do mercado? Faça essa comparação com a ajuda do Banco de Portugal e do seu comparador de comissões.

Numa altura em que as comissões são badaladas porque sobem e sobem, supostamente sem parar, vale a pena perceber como é que estes custos comparam com a oferta disponível em Portugal.

Mais custos pela guarda do seu dinheiro e pelos movimentos que deste fizer, assim como dos cartões associados, são de evitar. Mas antes de mudar, veja se as alternativas são de facto mais acolhedoras do que aquelas de que beneficia agora.

Leia também:Nova Diretiva de pagamentos.

Uma ferramenta para esclarecer dúvidas

Com esta funcionalidade do Banco de Portugal, pode comparar as comissões praticadas pelas diversas entidades bancárias a operar no mercado nacional e tirar as dúvidas que lhe possam restar.

Para que assim aconteça, padronizou-se a classificação dos diversos produtos bancários, assim como dos serviços que lhes estão associados. Na prática, e de maneira atualizada diariamente - mediante informação a que os bancos ficam obrigados prestar, a plataforma de comparação permite clarificar o preço de cada serviço, assim como de cada pacote por que possa optar - com a agregação de mais que um produto e serviço (por exemplo, manutenção de conta e um cartão de débito).

Mais, esta comparação entre as comissões máximas (ou seja, sem isenções ou descontos),  praticadas pelos bancos, pode ser feita mediante pesquisa por instituição ou por serviço, tendo em conta o respetivo canal de comercialização. O valor das comissões inclui “os montantes devidos pelo consumidor a título de imposto”.

Leia também: Saiba como funcionam as transferências bancárias.

Aproveite a facilidade na consulta e na pesquisa

Cada consulta, quer esta seja por instituições de crédito, quer seja por serviço, pode abarcar até três alternativas, sendo que cada uma destas pesquisas pode ter filtros que lhe facilitam a consulta.

Nomeadamente, o canal em que lhe é prestado o serviço ou o número de produtos associado a cada comissão.A plataforma dá-lhe ainda oportunidade de aceder a mais informações sobre cada alternativa, assim como ao preçário de cada entidade em consulta.

Os resultados podem ser ordenados por valor da comissão (ordem decrescente ou crescente) ou ainda ou por ordem alfabética das instituições de crédito. Outra vantagem é que pode ainda converter os resultados num ficheiro excell para consulta futura ou para o caso de pretender uma síntese histórica com a evolução dos seus gastos com estas comissões.

Tome Nota:
Antes de qualquer decisão, deve saber identificar os produtos e serviços de que precisa para a sua vida bancária. Deve ter absoluta certeza de que não está a contratar nada acima das suas reais necessidades. Da mesma maneira, evite contratar um pacote abaixo do que verdadeiramente precisa por aparentar trazer-lhe poupança nos custos. O que lhe parece barato pode sair-lhe caro.

Quais as tipologias de produto e serviço

Na prática, estamos falar de 93 tipologias de comissão, associadas a contas de pagamento, em consulta para as 200 entidades a funcionar em Portugal (com sede ou sucursal nacional) e de acordo com a lista a publicada das entidades autorizadas pelo Banco de Portugal.

Algumas das operações que pode encontrar nesta lista incluem os seguintes serviços:

  • Manutenção de uma conta de pagamento com características simples (uma conta de depósito à ordem que não esteja associada a outros produtos ou serviços, por exemplo)
  • Manutenção de contas pacote
  • Disponibilização de cartões de débito e de cartões de crédito
  • Disponibilização de cartões de crédito privados
  • Levantamento de numerário
  • Adiantamento de numerário a crédito
  • Requisição e entrega de cheques cruzados, à ordem e não à ordem
  • Transferências a crédito
  • Ordens permanentes

 

Leia também:Sabe o que é a autenticação forte?

Um resumo histórico do comparador

Esta ferramenta de apoio ao cliente bancário veio complementar a plataforma, online desde maio de 2017, e que já incluía a comparação entre comissões bancárias praticadas para a manutenção da conta base e dos serviços mínimos bancários.

O resultado da mudança, levada a cabo o ano passado, veio facilitar a leitura da tabela de preços, assim como enriquecer a natureza da informação prestada. O objetivo passou por informar, mas também defender a clareza e a transparência da informação prestada ao cliente que de maneira simples e imediata pode fundamentar a sua decisão.

Conheça mais detalhes sobre a plataforma neste glossário do Banco de Portugal e  ainda as Perguntas mais frequentes sobre este assunto.

O que a Caixa pode fazer por si?

 

As comissões refletem o custo dos serviços prestados pela Banca aos seus clientes mas, pode encontrar vias de minimizar os seus efeitos. Isto, através da contratação de uma solução multiproduto - como acontece na Caixa Geral de Depósitos. Com as modalidades Conta S, Conta M e Conta L, a Conta Caixa apresenta-se como uma alternativa que - com um precário fixo mensal - disponibiliza um  conjunto de produtos e serviços bancários.

SAIBA MAIS AQUI

Leia também:
Como se calculam os juros de mora?
Como poupam as famílias portuguesas?