Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Num mundo cada vez mais global e digital, é natural que os métodos de pagamento evoluam para acompanhar as exigências do consumidor. Entre essas inovações está o cartão virtual. Surge como uma solução prática e mais segura para realizar pagamentos online.
Mas afinal, o que são estes cartões virtuais e como funcionam?
O que é um cartão virtual?
Um cartão virtual não possui forma física, embora esteja normalmente associado a um cartão de débito, crédito ou pré-pago. É um cartão gerado e utilizado em contexto online, sendo representado por um conjunto de dados (número do cartão e prazo de validade, por exemplo).
É usado principalmente para fazer compras online ou através de dispositivos móveis (mobile), permitindo pagamentos sem necessidade de inserir os dados do cartão físico que lhe está associado.
Normalmente, estes cartões são emitidos com limites específicos de utilização, como prazo de validade reduzido e valores máximos de transação. Por isso são considerados mais seguros.
Autenticação forte
Desde 14 de setembro de 2019, os bancos recorrem a credenciação com autenticação forte. Trata-se de um mecanismo de validação de identidade do cliente nos acessos ao homebanking ou para concluir pagamentos online e que exige pelo menos dois destes três elementos que comprovem a sua identidade.
- Um elemento de conhecimento, como um código ou número de identificação pessoal;
- Um elemento de posse, como é o caso de um telemóvel;
- Um elemento de inerência, como a impressão digital ou reconhecimento facial.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Pagar compras online de forma segura obriga a plataformas robustas para prevenir situações de risco. Exige também boas práticas de utilização que deve conhecer junto do seu banco e da sua comunicação sobre canais digitais.
Saiba Mais Aqui
Para que serve um cartão virtual?
Os cartões virtuais servem principalmente para realizar transações online de forma segura e conveniente. Podem ser usados em lojas online, aplicações de compras, serviços de streaming entre outros.
Ao fornecer o número de cartão virtual em vez do número do cartão físico, está a proteger as suas informações financeiras contra fraudes e roubos.
Como manter seguras as compras online
Siga estas dicas do Banco de Portugal:
- Verifique se o vendedor é de confiança. Faça pagamentos apenas a entidades que conheça e nas quais confie;
- Confirme se o site é seguro. Verifique se o endereço a que pretende aceder começa por https:// ou se existe símbolo de um cadeado na barra inferior ou superior da janela do site;
- Evite utilizar acessos públicos e computadores partilhados. Tenha sempre os seus equipamentos e ligações em segurança;
- Utilize cartões de pagamento com medidas de segurança extra, como é o caso dos cartões virtuais para pagamentos únicos ou recorrentes, como os oferecidos pelo MB NET;
- Evite divulgar informações pessoais ou confidenciais, especialmente em sites suspeitos. Desconfie de pedidos excessivos de dados, mesmo que aparentem ser de fontes confiáveis. Em caso de dúvida, entre em contato com seu banco através dos canais oficiais.
Leia também:
- Apps seguras: principais cuidados para instalar uma aplicação
- Como posso abrir uma conta à distância em segurança?
- Como evitar que o seu cartão seja clonado
Vantagens do cartão virtual
Os cartões virtuais oferecem uma opção segura e conveniente para realizar compras online, por várias razões:
- Segurança: ao usar um cartão virtual, deixa de partilhar dados do cartão físico, com menor risco de cair em esquemas fraudulentos;
- Gratuitidade: por regra, os cartões virtuais não acarretam custos adicionais. Pode criar e usar em cada compra sem despesas associadas (deve contudo esclarecer-se junto do seu banco);
- Ampla aceitação: podem ser utilizados na grande maioria das lojas online portuguesas ou estrangeiras.
Tome Nota:
Mantenha sempre o software do seu dispositivo e aplicação bancária atualizados para garantir a segurança dos seus dados.
Phishing: o que é?
O phishing é uma estratégia utilizada por alguém que se faz passar por uma instituição ou empresa e envia mensagens fraudulentas, como emails ou SMS, ou até mesmo através de telefonemas. Tem como objetivo levar o destinatário a fornecer informações pessoais ou bancárias que serão usadas para aceder à sua conta. Esteja sempre atento às indicações de segurança do seu banco quer par aos pagamentos quer para os acessos online. Conheça as principais burlas online e saiba como proteger-se neste artigo Saldo Positivo.
Criar um cartão virtual
O MB NET é o serviço mais comum para a criação de cartões virtuais. É gratuito e permite criar cartões virtuais a partir de um cartão bancário de débito, crédito ou pré-pago, para compras não presenciais em comerciantes que aceitem as marcas MasterCard ou Visa.
Este serviço, além de poder ser utilizado através da aplicação MB WAY, também estará disponível no site do seu banco.
Como criar um cartão MB NET no Caixadirecta?
Pode fazê-lo via web ou através da aplicação e deve seguir os seguintes passos:
- Selecione a opção Menu Cartões» Serviço MB NET» Adesão ao MB NET;
- Escolha o cartão sobre o qual pretende gerar o Cartão virtual MB NET;
- Defina o montante máximo de compras, por dia, associado ao cartão bancário no serviço MB NET.
Este montante pode ser alterado em Cartões» Serviço MB NET» Alterar montante máximo diário. Confira cada passo aqui.
Criar cartão MB NET na app MB WAY
Se tem a aplicação MB WAY com pelo menos um cartão associado, o processo é igualmente simples, conforme os seguintes passos:
- Dentro da app, escolha a opção Criar Cartão MB NET;
- Selecione o tipo de cartão que pretende:
- Compra única: para ser usado uma única vez;
- Várias compras: pode ser usado em várias compras, mas num só vendedor;
- Pagamento recorrente: útil para pagar mensalidades ou subscrições que ocorrem todos os meses.
- Defina o valor máximo do cartão virtual e a data de validade, nos casos em que escolhe as duas opções que permitem mais do que um pagamento;
- Depois de validar os dados, o cartão é criado no momento. Fica com os dados disponíveis para poder fazer a compra.
Tome Nota:
Fique atento às transações feitas com o seu cartão virtual e reporte de imediato qualquer atividade suspeita à instituição financeira.
Leia também:
- Os cuidados essenciais a ter com o débito direto
- Cashback: compensa ter cartões de pagamento que devolvem dinheiro?
- Segurança online: como estar atento e evitar os perigos da internet
- Mundo digital: Saiba como entrar e as portas que pode abrir
- Privacidade na Internet: saiba como se proteger
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.