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Já é possível realizar quase todas as operações bancárias no conforto de sua casa, sem ter de perder tempo com deslocações e filas. Mas para garantir a total segurança das operações, proteger os seus dados pessoais e as suas contas, é importante agir em segurança.
Para o ajudar, preparamos uma lista dos principais cuidados a ter quando acede ao seu banco online.
Operações online seguras: cuidados a ter
É preciso proteger os equipamentos, as redes, as aplicações, os dados e todos os passos envolvidos no acesso. Passo a passo, seguimos este caminho consigo.
1. Proteja o seu equipamento (computador, telemóvel ou tablet)
- Comece por definir uma palavra-passe segura e ative o bloqueio de ecrã, para garantir que o seu equipamento não é utilizado por outras pessoas.
- Defina códigos de acesso diferentes. Por exemplo, não utilize o mesmo código para desbloquear o telemóvel e aceder ao banco online;
- Impeça sites ou aplicações com informação confidencial (como é o caso do banco) se iniciem automaticamente, sem necessidade de login prévio (ou seja, com identificação de credenciais de acesso);
- Garanta que o sistema operativo do seu equipamento e os programas antivírus e antispyware (um programa que protege contra outros programas espiões), estão sempre instalados e atualizados em todos os seus equipamentos;
- Tenha sempre uma firewall ativa (a firewall é um programa ou dispositivo que filtra e examina as informações provenientes da sua ligação à Internet);
- Para realizar operações bancárias ou pagamentos, evite utilizar equipamentos públicos (computadores e tablets partilhados).
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2. Proteja as ligações de internet
- Mantenha o seu browser (programa que nos permite navegar na internet) atualizado;
- Evite a utilização de pontos de partilha de internet públicos para aceder ao banco;
- Em vez de usar hiperligações (links) ou de aceder ao histórico da internet, digite sempre o endereço eletrónico do site a que pretende aceder;
- Verifique sempre se o endereço do site onde está a registar os seus dados pessoais e confidenciais começa com https. Os sites com endereços que começam por https garantem uma ligação segura ao serviço online da respetiva entidade;
- Nunca clique em links, nunca abra anexos ou proceda a qualquer tipo de operação que nele seja indicada. Elimine este tipo de mensagens imediatamente.
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3. Proteja os seus dados pessoais e a informação confidencial
- As palavras-passe são pessoais e intransmissíveis. Não as divulgue a outras pessoas;
- Nunca defina palavras-passe muito óbvias (como, por exemplo, 123456 ou abcdef) ou relacionadas com informação pessoal fácil de obter (como datas de aniversário, nome de filhos ou de cônjuges, números de telemóvel) e evite usar sempre as mesmas;
- Nunca escreva as suas palavras-passe ou outras informações confidenciais em papéis que transporta consigo, nem as guarde no email ou no telemóvel;
- Nunca envie o seu IBAN, os seus dados pessoais (como número de documento de identificação, número fiscal, data de nascimento, nome completo), códigos confidenciais e outros elementos sensíveis, através do email ou do telemóvel;
- Nunca divulgue informação pessoal ou confidencial numa chamada telefónica que não tenha sido feita por si;
- Se receber uma chamada, não assuma que é de origem fidedigna apenas por quem está do outro lado estar na posse de dados pessoais seus. Essa informação pode ter sido encontrada online (por exemplo, nas redes sociais).
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
As operações bancárias e financeiras que fazia ao balcão de uma agência estão agora à distância de um clique. Essa mudança exige cuidados e é a si que cabe defender os seus dados pessoais e evitar a fraude. Esteja atento às soluções do mercado e escolha as que garantem robustez e o nível de serviço que precisa.
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4. Siga as indicações do seu banco
- Cumpra os procedimentos de segurança transmitidos pelo seu banco, sempre que realizar operações bancárias através dos canais digitais;
- Controle os movimentos da sua conta com regularidade;
- Caso detete, na sua conta, movimentos não autorizados por si ou que não reconhece, contacte de imediato o seu banco;
- Lembre-se que o seu banco nunca lhe solicita os dados de acesso ao banco online por telefone, email ou SMS.
5. Aceda ao banco online de forma segura
Caso aceda através do site:
- Digite sempre o endereço eletrónico do seu homebanking, em vez de usar um link indicado num email ou no seu histórico da internet;
- Confirme sempre se o endereço que digitou é o endereço oficial da entidade, se começa por https:// e se aparece um símbolo de um cadeado no final do endereço ou na barra inferior da janela. Isto indica que a página é segura.
Caso aceda através da app:
- Antes de instalar a app do seu banco, garanta que é a oficial. Consulte no site do banco a informação sobre a app e siga as instruções indicadas para a instalar;
- Confirme quais os dados de autenticação solicitados de cada vez que acede à app do banco e desconfie se lhe for pedida informação adicional;
- Se o seu equipamento permitir, opte por formas de autenticação com dados biométricos (como, por exemplo, impressão digital ou reconhecimento facial).
Em ambos os casos:
- Se estiver em local público, assegure-se que não está a ser observado quando inserir a senha de acesso e outros elementos de autenticação;
- Assim que terminar as operações, feche a sua sessão. Assegure-se que , caso pretenda voltar a aceder, faça login novamente;
- Consulte regularmente os movimentos da sua conta e confirme qual a data e a hora do último acesso;
- Ative alertas de transferências e de débitos ou outros mecanismos de segurança disponibilizados pelo seu Banco;
- Caso seja vítima de furto, roubo ou apropriação abusiva das suas credenciais de acesso ao banco online, comunique imediatamente ao seu banco.
A importância da autenticação forte
Enquanto a autenticação simples é feita apenas com um elemento de autenticação (por exemplo uma palavra-passe), a autenticação forte pressupõe a utilização de, pelo menos, dois fatores diferentes (por exemplo uma palavra-passe e, adicionalmente, um código enviado para o seu telemóvel). Garante-se uma segurança reforçada das operações online, como pagamentos ou transferências.
6. Utilize de forma segura as aplicações de pagamento
- Confirme as apps de pagamento operadas por terceiros com as quais o seu Banco mantém interface (por exemplo, MB WAY, Apple Pay, Google Pay, Swatch Pay). Estas apps podem ser usadas em simultâneo com a app do seu banco;
- Sempre que realizar transações com uma app de pagamento, certifique-se de que recorre à funcionalidade correta;
- Leia as notificações com condições de uso antes de as aceitar. Caso a app de pagamento permita transferências, tenha muita atenção quando recebe uma notificação a pedir dinheiro. Ao aceitar, autorizará uma transferência de dinheiro da sua conta para outra pessoa. Mantenha-se atento a potenciais burlas;
- Tenha particular cuidado com os riscos de fraude. Nunca partilhe com terceiros as informações de acesso à app de pagamento ou os códigos de autenticação das operações;
- Se receber uma notificação de uma operação que não realizou, contacte imediatamente o seu banco.
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