Comprar pela internet é cómodo e rápido, mas é importante saber como proteger-se. Conheça os cuidados a ter nas compras online e leve a sério as ameaças que continuam a ser bastantes.
As compras online cresceram em Portugal desde o começo da pandemia de Covid-19, com a maior subida a ser registada nas semanas em que durou o estado de emergência. Os dados vêm confirmados no estudo realizado sobre o Impacto do Coronavírus nos Hábitos de Consumo dos Portugueses, levada a cabo pela SIBS Analytics em abril deste ano.
Da alimentação aos medicamentos, do material desportivo a refeições, foram vários os setores que registaram, nessa fase, uma subida nas vendas feitas pela internet. E durante essa fase, muitas foram as pessoas fizeram compras online pela primeira vez.
Com o aumento da utilização da internet e do comércio eletrónico, os ciberataques aumentaram cerca de 250% até abril, em comparação com o período homólogo do ano passado. A Deco Proteste recebeu mais de 3 500 queixas relativas a compras online entre janeiro e maio deste ano.
De acordo com o que Paulo Fonseca, jurista da associação de defesa do consumidor, informou à Agência Lusa, as principais queixas são relacionadas com a demora na entrega dos bens e na segurança dos métodos de pagamento. Segundo o jurista “A oferta de lojas digitais aumentou, mas também o número de burlas, nomeadamente em sites de anúncios e redes sociais, que levaram a que muitos consumidores tivessem ficado sem o bem e o valor pago”.
Comprar online pode ser tão ou mais seguro do que fazer compras em lojas físicas, basta ter em atenção alguns cuidados.
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Cuidados a ter nas compras online: antes da compra
1. Assegurar que o seu dispositivo está seguro
No computador, telemóvel ou tablet, certifique-se de que está protegido contra malwares. É essencial, não apenas para as compras, mas para a toda a sua atividade online, ter um programa antivírus atualizado e um firewall ativado. Isto para que possa filtrar o tráfego da internet.
O que é uma Firewall?
Firewall é uma barreira de proteção capaz de bloquear o acesso de conteúdo malicioso entre os dados em trânsito. O firewall pode ser um software, como apps, ou um hardware, ou um equipamento associado ao dispositivo.
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2. Utilizar conexões seguras para fazer compras online
Uma das condições essenciais à segurança nas compras online é a privacidade e, por isso, deve evitar usar acessos públicos, como redes de centros comerciais ou cafés e computadores partilhados. Sempre que possível, use o seu próprio computador, tablet ou telemóvel e evite aceder através de redes de wi-fi públicas.
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3. Certificar-se de que o site é seguro
A maneira mais simples de garantir isso é verificar na barra de endereço se surge a indicação https://. Se o site for realmente seguro estará acompanhado de um cadeado. Verifique também as Políticas de Privacidade do Site, e pesquisa sobre a reputação e a classificação da loja online no google, nas redes sociais e nos portais de queixa.
Evite aceder a sites a partir de links, optando por inserir diretamente o endereço e verificando se este é mesmo o endereço oficial.
Nas compras a particulares, frequentes em sites de artigos usados, tenha cuidados adicionais. Leia atentamente a política do site e tenha em atenção que, nas transações entre particulares, pode ser mais difícil fazer valer os seus direitos.
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Cuidados a ter nas compras online: durante a compra
1. Ler as informações da loja online e os termos de venda
Antes de efetuar a compra, leia os termos e condições e as políticas de privacidade. Saiba que, de acordo com a legislação em vigor, todas as lojas online devem apresentar informações completas de identificação da empresa ou vendedor:
- Nome ou denominação social
- Endereço geográfico em que se encontra estabelecido e endereço electrónico
- Registo comercial
- Número de identificação fiscal
Verificar estas informações é também uma forma de assegurar que a loja online é fidedigna.
A loja online também deve informar sobre as condições de devolução e reembolso, prazos e custos de entrega, assim como informar o valor real dos produtos em caso de saldos, promoções ou reduções, de acordo com a “Lei dos Saldos, Promoções e Liquidações”.
Outro ponto a ter em atenção é se os preços dos produtos são muito baixos, comparativamente a outras lojas online. Nestes casos desconfie sempre.
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2. Ter em atenção o método de pagamento
O pagamento é um dos momentos mais importantes para garantir que a sua compra será feita em segurança, por isso, tenha a máxima atenção durante esta fase, para que os seus dados bancários não sejam comprometidos. Não forneça dados pessoais ou confidenciais que não sejam absolutamente necessários para realizar o pagamento.
Geralmente, as lojas online oferecem diferentes métodos de pagamento. Os métodos de pagamento mais utilizados pelos portugueses são Paypal, Multibanco e o MBNet, mas muitos portugueses ainda optam pelo pagamento no ato da entrega do produto por receio de fraudes (saiba mais sobre este assunto emJumpseller.
Importa saber que com o Paypal ou com os cartões MBNet não há necessidade de fornecer os dados do seu cartão ao vendedor, o que torna a compra mais segura.
Escolha a modalidade de pagamento em que sente mais segurança, tendo em vista também o produto que vai comprar. Se usar cartões, opte pelos que exigem autenticação adicional, ou seja, pelo menos dois passos para a autorização, ou com plafond limitado e prazo de validade reduzido.
Saiba mais sobre a segurança dos métodos de pagamento e transações eletrónicas no Guia sobre a DSP2: Tudo aquilo que já mudou.
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Cuidados a ter depois de fazer a compra
1. Guardar os comprovativos de pagamento
Saiba que após fazer uma compra online, o vendedor deve enviar imediatamente a fatura em formato digital. Por isso, tal como faz com as faturas em papel, é importante manter a informação sobre o vendedor e a transação.
Como salvaguarda, caso não receba a fatura no formato digital, pode garantir um print screen dos dados da operação.
Mantenha-se atento ao seu extrato bancário e, caso suspeite de fraude, contacte o seu banco e as autoridades pessoais.
2. Conheça os seus direitos enquanto consumidor
Conheça os seus direitos relativamente às compras online. Estes direitos permitem-lhe, por exemplo, desistir da aquisição ou subscrição de um produto ou serviço no prazo de 14 dias.
No site do Centro Europeu do Consumidor encontra informação útil sobre a melhor forma de reclamar se algo correr menos bem durante o processo de comprar pela internet.
OyourEUright é outra plataforma com informações sobre os direitos do consumidor e que fornece dicas sobre como proceder.
Através do site e-compras com direitos, iniciativa de Deco Proteste também pode obter informações. E caso sinta que foi lesado na sua compra online, pode recorrer ao site da Deco Proteste para reclamar.
3. Classificar a compra e o vendedor
A reputação online das lojas é fundamental tanto para os vendedores como para os consumidores. Por isso, sempre que possível classifique a compra e o vendedor, sendo positiva ou negativa, e deixe o seu testemunho. Isso ajudará outras pessoas a saberem se aquele site é seguro ou não.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Com a App Caixa Easy, já pode pagar nas lojas de comerciantes que aceitem pagamentos MB WAY. Aceda à App, escolha a opção Pagar, aponte a câmara do seu smartphone para o QR Code do terminal de pagamento automático e já está. A app Caixa Easy está disponível para clientes com contrato Caixadirecta ativo e cartão de débito associado.
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