Tempo estimado de leitura: 6 minutos
O MB WAY é uma aplicação da SIBS (empresa que gere a rede Multibanco) pensada para as transações do dia a dia. Disponível para smartphones e tablets, associa o seu número de telemóvel a uma conta bancária ou a um cartão de pagamento. A partir daí pode receber, enviar e levantar dinheiro sem necessidade de recorrer a um cartão físico.
Entenda como funciona o MB WAY e descubra como esta aplicação pode simplificar a sua vida financeira.
1. Para que serve e como funciona o MB WAY?
Com o MB WAY, pode fazer operações bancárias a partir do seu telemóvel ou tablet. Pode fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir ou levantar dinheiro através do seu smartphone. Na app própria MB WAY ou nos canais do seu banco.
Para poder usar, deve ter os dados móveis ligados ou ter uma conexão wi-fi ativa. Pode também fazer pagamentos MB WAY com a tecnologia NFC num terminal de pagamento.
Nesse caso, não é necessário estar ligado à Internet e, além do smartphone, pode usar um dispositivo MB WAY Pulse. Uma pulseira, um porta-chaves ou uma bracelete, comercializados apenas na app MB WAY e que têm um chip NFC integrado.
Conheça as diferentes funcionalidades da aplicação e entenda como usar essas transações bancárias.
Enviar dinheiro
Na opção Enviar dinheiro, selecione o contacto telefónico para quem quer fazer a transferência e defina o valor. Pode também acrescentar um descritivo (por exemplo, dinheiro do almoço). Depois de validar a operação, a transação é imediata. Se o destinatário não tiver MB WAY, recebe um SMS a convidar para aderir.
Pedir dinheiro
Imagine que vai lanchar com um colega de trabalho. O estabelecimento só aceita dinheiro e o seu colega só tem cartão físico ou MB WAY. Para o ajudar, paga a conta dos dois. Depois, para que o reembolso não fique esquecido, pode utilizar a opção Pedir dinheiro no MB WAY. Basta selecionar o contacto do seu colega, inserir o valor e validar a operação. Assim que o seu colega aprovar o pedido, o dinheiro é transferido para si.
Dividir conta
Foi de férias com os amigos e agora chegou a altura de dividir as despesas da viagem? Dentro na funcionalidade Dividir conta, selecione os contactos a considerar para a divisão e insira o valor total. O MB WAY faz as contas por si. Automaticamente, cada um dos contactos é notificado sobre o valor a transferir. Assim que os contactos confirmarem a transferência, o dinheiro é depositado na sua conta.
Utilizar o Multibanco
Na opção Utilizar Multibanco, é possível realizar operações mesmo que não tenha o cartão físico consigo. Carregue na tecla verde do Multibanco, selecione igualmente Utilizar Multibanco e, na app MB WAY, escolha o cartão com que pretende aceder. Quando surgir o código QR no ecrã do Multibanco, aponte a câmara do seu telemóvel. Dessa forma, inicia sessão e pode fazer as operações de que necessitar.
Levantar dinheiro
Esqueceu-se do cartão e precisa mesmo de levantar dinheiro? Uma vez na app, aceda à opção Levantar dinheiro para gerar um código de levantamento. Junto a um Multibanco, carregue na tecla verde e selecione Levantar dinheiro. Depois, basta introduzir o código de levantamento. Em poucos segundos, terá o dinheiro nas suas mãos.
Leia também:
- Como conseguir um empréstimo no banco: os fatores que contam
- PPR: quando pode resgatar sem penalização?
- Saiba como funcionam as transferências imediatas
Gerar cartões virtuais
A funcionalidade MB NET permite gerar cartões virtuais para carregar com o valor de que precisa. São frequentemente utilizados em compras online porque evitam a partilha de dados associados à sua conta. No site em que está a fazer a compra, só tem de inserir os dados do cartão gerado pela app e para aquela operação concreta. Aliás, estes cartões podem servir para uma compra única; várias compras no mesmo fornecedor ou pagamentos regulares (por exemplo, prestações fixas).
Fazer compras em lojas online
Na etapa do pagar, selecione o MB WAY como meio de pagamento e insira o seu número de telemóvel. Vai receber um pedido de pagamento na aplicação. Se o valor a pagar e o nome da empresa estiverem corretos, valide a operação com o seu PIN MB WAY.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
A gestão da sua vida bancária não se extingue nas funcionalidades de pagamento. Existem valências adicionais a que pode recorrer na Banca à distância e que facilitam o seu dia-a-dia e da sua família.
Saiba Mais Aqui
Fazer compras em lojas físicas
Aceda à app, selecione Pagar com MB WAY e aponte a câmara do seu telemóvel para o código QR do terminal de pagamento. Se o pagamento for autorizado, o terminal emite o comprovativo da transação. Em alternativa, pode também pagar com tecnologia NFC. Antes, garanta que tem o NFC ativo e encoste o telemóvel ou dispositivo MB WAY Pulse ao terminal de pagamento.
Ser solidário
Dentro da aplicação, a opção Ser Solidáriopermite fazer donativos imediatos para um conjunto de instituições. Selecione a que pretende apoiar, defina o montante e valide a operação.
Ativar pagamentos recorrentes
É uma das funcionalidades mais recentes do MB WAY. A opção Pagamentos Autorizados permite pagar automaticamente mensalidades, definindo qual o cartão de onde será retirado o dinheiro e qual o valor máximo a usar.
Quando chegar o momento de selecionar o meio de pagamento no site em que estiver a fazer a subscrição, escolha MB WAY Pagamentos Autorizados e insira o seu número de telemóvel. Note, no entanto, que o serviço só está disponível no site dos comerciantes aderentes.
Tome Nota:
Pode associar na sua app MB WAY até oito cartões, no máximo. No entanto, cada serviço só pode estar associado a um único número de telemóvel e endereço de email.
O Pix e o MB WAY são o mesmo?
Não. Apesar de o Pix e o MB WAY serem parecidos em termos de funcionalidades, a verdade é que têm públicos-alvo diferentes. O Pix é uma ferramenta digital que permite pagar as compras em reais (moeda do Brasil), em Portugal. É útil para os brasileiros que estão de passagem e que não têm conta bancária no país. Nas lojas que já aderiram ao Pix, os consumidores brasileiros já não precisam de recorrer a cartões de crédito ou de débito internacionais para fazer os pagamentos. Evitam comissões e taxas de câmbio. Para utilizar o Pix em Portugal, é necessário ter conta num banco brasileiro aderente. Também é necessário ter acesso à conta via homebanking ou através da aplicação Pix.
2. Como aderir ao MB WAY?
O MB WAY está integrado em algumas aplicações bancárias, por exemplo na app Caixadirecta. Caso a app do seu banco não tenha serviço MB WAY, pode sempre instalar a aplicação à parte. Em qualquer uma das situações, pode aderir a este serviço numa caixa Multibanco ou diretamente na aplicação.
Aderir ao MB WAY no Multibanco
Para aderir no Multibanco, siga estes passos:
Cumpridos estes passos, recebe um SMS com um código para ativar o serviço. Basta inseri-lo na aplicação e já pode começar a utilizar o MB WAY.
Aderir ao MB WAY através do telemóvel
Esta funcionalidade só está disponível em alguns bancos. Confirme se a sua instituição bancária faz parte da lista. Além disso, é também necessário ter o número de telemóvel atualizado junto do banco. Depois de garantir estes requisitos, faça o seguinte:
- Descarregue a aplicação;
- Já dentro da app, selecione a opção Ainda não tem MB WAY;
- Insira os dados do cartão Multibanco;
- Defina um PIN de seis dígitos;
- Insira o código de ativação que recebeu por SMS;
- Introduza também o seu email.
Finalmente, deve verificar o código enviado para o email, voltar à aplicação e inserir esse mesmo código.
Tome Nota:
Pode descarregar a app MB WAY na Play Store, App Store ou Huawei AppGallery.
Leia também:
- SIM Swapping: o que é e como proteger o seu telemóvel
- Apps seguras: principais cuidados para instalar uma aplicação
- Já usou a Chave Móvel Digital?
3. Usar o MB WAY tem custos associados?
Descarregar e aderir ao MB WAY é gratuito. A marca MB WAY em si também não cobra taxas pelas operações que realizar na aplicação. Contudo, o seu banco pode cobrar comissões pelas transferências.
Antes de selecionar Enviar dinheiro numa transferência imediata, surge sempre a indicação de que a operação está isenta ou se tem algum custo.
Se não pretender avançar com o pagamento, basta cancelar a operação. Deve sempre consultar o seu banco para conhecer as taxas aplicadas. Em todo o caso, para os bancos que cobram, existem limites em vigor:
Tome Nota:
O MB WAY estabeleceu um acordo de interoperabilidade com as operadoras congéneres em Itália e Espanha. Os utilizadores MB WAY, Bancomat e Bizum podem fazer transferências imediatas entre si, usando o número de telemóvel. Prevê-se que esta utilização fique amplamente acessível ainda em 2025.
4. Corro risco de fraude ao usar o MB WAY?
O MB WAY recorre a protocolos e algoritmos de segurança, dando as mesmas garantias de proteção que estão previstas para a utilização dos cartões físicos. Além disso, monitoriza as transações em permanência, de forma a prevenir e detetar situações de fraude.
Contudo, há casos conhecidos de burla. Um dos esquemas mais comuns está relacionado com as vendas online em segunda mãoonline. Por exemplo, alguém anuncia um produto e recebe o contacto de uma pessoa interessada. O potencial comprador (que na verdade é um burlão) pergunta se o pagamento pode ser por MB WAY. Se o vendedor não tiver MB WAY, o burlão disponibiliza-se para o ajudar a aderir ao serviço e a receber o pagamento por essa via.
Convence, então, o vendedor a dirigir-se ao Multibanco, inserir o cartão bancário e introduzir um número de telemóvel que não é o seu. Enquanto o vendedor pensa que está a pedir um pagamento, está, de facto, a associar a sua conta ao número de telemóvel do burlão. E, logo, a dar-lhe permissão para mexer em todo o dinheiro.
Histórias como esta provam a importância de saber como funciona o MB WAY. Se não tiver este serviço e não entender bem como deve o deve usar, recuse qualquer tipo de transação por essa via.
Como evitar fraudes?
Usar a aplicação MB WAY é seguro e associa-se aos mecanismos mais recentes de autenticação forte. Mas continua a ser fundamental que cumpra o seu papel. Ou seja, siga algumas normas de segurança.
Para uma utilização sem complicações, lembre-se:
Fique atento e, em caso de suspeita de fraude, reporte o acontecimento ao seu banco ou através do chatbot do MB WAY.
Tome Nota:
Esqueceu-se do seu PIN MB WAY? Dirija-se a um Multibanco e introduza qualquer cartão associado à sua aplicação. Escolha a opção MB WAY e, em seguida, selecione a opção referente ao seu número de telemóvel. Por fim, carregue em Alterar PIN MB WAY e defina o novo código.
5. O que fazer se perder ou lhe roubarem um cartão associado ao MB WAY?
Caso se encontre nalguma destas situações, deve cancelar o cartão junto do seu Banco. Em alternativa, pode também pedir o cancelamento da sua associação ao serviço MB Way, ligando para o 808 201 251 ou 217 918 780. Este é, aliás, o procedimento padrão em caso de perda ou roubo de qualquer cartão bancário.
Ao cancelar o cartão, deixa de ser possível usá-lo através do MB WAY. No entanto, se tiver outros cartões associados, pode continuar a utilizá-los.
E se perder ou lhe roubarem um dispositivo com a app MB WAY instalada?
O primeiro passo é dirigir-se a um Multibanco, introduzir um cartão associado ao seu MB WAY e cancelar o serviço. Pode também fazer o cancelamento junto do seu banco.
Tem a app instalada noutros dispositivos? Nesse caso, pode aceder ao Menu Mais, selecionar Definições e, depois, Os meus dispositivos. Aí, pode desativar ou remover a conta do dispositivo perdido ou roubado.
MB WAY e SPIN: descubra as diferenças
A associação entre o número de telemóvel e o IBAN faz-se nos canais do banco. Se ainda não a fez, verifique a sua aplicação ou contacte diretamente o seu gestor de conta. Depois, basta entrar na app do seu banco e escolher a opção Transferir com SPIN. Regista o número de telemóvel ou NIPC do beneficiário e surgirá o nome do primeiro titular da conta. Confirme os dados e valide a operação. |
Leia também:
- Cartões de pagamento: quais os seguros e coberturas?
- Aceder ao banco online: quais os principais riscos?
- Como posso abrir uma conta à distância em segurança?
- Comprar em segunda mão? Sim, o ambiente e o seu bolso agradecem
- Os cuidados essenciais a ter com o débito direto
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.