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Se está a pensar alugar um carro, além das informações sobre a marca e o modelo, é importante verificar se as condições e preços oferecidos correspondem ao que realmente pretende. Quer seja, para férias ou para substituir um automóvel que está na oficina, há cuidados que deve ter ao recorrer a um rent-a-car, de modo a evitar custos inesperados.
Leia as dicas que se seguem para que todas as etapas do processo – da escolha do veículo ao momento em que o devolve – sejam uma viagem tranquila e segura.
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Se nunca alugou carro, ou é algo que faz com pouca frequência, há detalhes a que deve prestar particular atenção. Reunimos um conjunto de dicas úteis para alugar um veículo com toda a segurança.
1. Pesquise e compare várias opções
O mais provável é que use a internet para escolher e alugar um veículo, por isso é importante que compare várias opções e não a primeira que lhe surge em resultados de pesquisa. Se está a alugar um carro pela primeira vez, procure recomendações junto de familiares e amigos.
Certifique-se de que a empresa que escolher está autorizada a exercer essa atividade. No site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) encontra a lista de empresas por ordem alfabética.
Se já tem um modelo em mente, compare os preços em vários rent-a-car, mas certifique-se que as condições são as mesmas e que não há custos extra escondidos. Caso contrário, a opção mais barata pode, afinal, revelar-se mais cara.
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2. Coloque as perguntas certas e analise as condições
Antes de reservar, verifique se as condições que lhe oferecem para determinado preço se adequam ao que pretende.
Eis algumas questões que devem ficar clarificadas:
- Pode devolver o automóvel num balcão diferente daquele em que fez o levantamento? Ou pagará mais por isso?
- Caso esteja a planear uma roadtrip, pode circular noutros países? Quais as taxas adicionais que lhe são cobradas?
- A inclusão de outro condutor (além de quem contrata o seguro) vai tornar o aluguer mais caro?
- É cobrada uma taxa de condutor jovem se o carro for alugado ou conduzido por um menor de 25 anos?
- Há um limite máximo de idade para poder alugar e conduzir?
- A reserva inclui quilometragem ilimitada ou ou há um limite ao número de quilómetros por dia ou por aluguer?
- O que acontece se cancelar a reserva? Qual a taxa a pagar?
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Antes de decidir terá de ser informado sobre as características da viatura, as modalidades da caução, coberturas do seguro, o modo de entrega, o cancelamento da reserva ou eventuais penalizações. Esta informação deve ser prestada em papel ou por email.
Se avançar para o aluguer terá de receber e assinar um contrato que identifica o veículo e especifica o preço e os serviços que inclui, assim como o montante da caução e as condições para a entrega. Leia atentamente o contrato antes de assinar e não se esqueça de guardar o duplicado.
Quais os direitos do consumidor ao alugar carro?
A Comissão Europeia e as principais empresas de aluguer de automóveis acordaram (em 2019) uma série de medidas para reforço da proteção dos consumidores, garantindo o cumprimento das seguintes condições:
- O preço total da reserva inclui todas as despesas obrigatórias.
- Têm de ser dadas informações claras sobre as principais características do aluguer (quilometragem incluída, política de combustíveis, política de cancelamento, requisitos de depósito, entre outros).
- Informações sobre seguros adicionais. Antes de fazer o contrato, o consumidor tem de saber que é coberto pelo seguro no preço de base do aluguer e por qualquer seguro adicional.
- Os consumidores têm sempre a opção de levantar o carro com o depósito cheio e de o devolver nas mesmas condições.
- Antes de terem de pagar por eventuais danos no veículo, os consumidores têm de saber os motivos e obter as provas desses danos. Têm o direito de contestar antes de fazer o pagamento.
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3. Faça uma “revisão” ao carro no momento em que lhe é entregue
Verifique o estado de conservação do veículo, para garantir que não existem danos ou anomalias no exterior ou interior. Tire fotos de todas as zonas da viatura e, caso exista algo que não conste do formulário de check-out do automóvel, fale com os funcionários da empresa para que esse dano seja registado.
Não se esqueça de ver a pressão dos pneus e de confirmar se o tanque de combustível está cheio. Certifique-se de que todos os equipamentos, como cintos de segurança, ar condicionado ou rádio, estão a funcionar bem.
Se nunca conduziu aquele modelo de carro, procure saber como se abre a tampa de combustível ou ligam e desligam as luzes, o limpa-pára-brisas ou o ar condicionado. Veja se existe pneu sobresselente e onde está.
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4. Certifique-se de que tem todos os documentos do veículo
Antes de arrancar, assegure-se que tem todos os documentos para poder circular. Nomeadamente, Documento Único Automóvel, comprovativo da apólice de seguro e ficha de inspeção, caso a viatura tenha mais de 4 anos.
Garanta que tem uma cópia do contrato com todos os termos, incluindo os referentes a coberturas do seguro pelo qual tenha optado, condições sobre resolução de sinistros ou situações de furto ou assaltos.
Tome Nota:
Se o modelo contratado não estiver disponível, a empresa deve apresentar um da mesma gama ou superior, sem cobrar mais por isso.
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5. Devolva o automóvel nas condições e locais definidos
É importante cumprir as condições acordadas antes de assinar o contrato, como o dia e hora da devolução ou o nível de combustível do depósito, e saber quais as penalizações caso falhe. Há empresas que cobram taxas adicionais. Por exemplo, por entregar o carro num local diferente do levantamento.
Se tiver que devolver o carro com o depósito cheio, procure saber qual é o posto de abastecimento mais próximo do ponto de entrega. Assim, garante que o depósito estará atestado quando entregar o veículo.
Nesse momento, volte a inspecionar o estado da viatura para garantir que não tem riscos, mossas ou qualquer anomalia. Se quiser ficar com uma prova, tire fotos ou faça um vídeo.
Como funcionam os seguros?
O carro tem de ter um seguro de responsabilidade civil, contratado pela empresa, e que é obrigatório para todos os automóveis. Há, depois, coberturas adicionais, que podem ser úteis em caso de danos provocados pelo condutor, roubo, atos de vandalismo ou fenómenos da natureza. Antes de assinar o contrato, verifique o que está ou não coberto, o preço pelas coberturas extra e a percentagem ou o valor dos danos a pagar em caso de acidente da sua responsabilidade.
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