preço dos combustíveis

Como adaptar-se à subida do combustível?

DABOX

Enfrentar o preço dos combustíveis impõe desafios. Se não dispensa o uso do carro, saiba como o pode pôr a consumir menos. 01-04-2022

Fazer face à escalada de preços nos combustíveis não é fácil de conseguir ou sequer de evitar. Mas já que não se pode evitar, vale a pena encontrar maneira de, pelo menos, tentar contorná-la.

Se não pode mesmo pôr o carro de lado ou sequer deixá-lo parado para o usar apenas em lazer nos fins-de-semana em família, então siga estas dicas. Se não pode evitar o preço que paga pelo combustível, saiba ao menos como evitar ser penalizado com a sua inflação.

Leia também:

 

Pagar menos pelo combustível em 7 dicas

1ª dica – Se é adepto de uma condução ao vento, com janelas totalmente escancaradas ou mesmo com um pequeno fio de ar para ventilação interior, desiluda-se.  Deve manter as janelas fechadas. Está provado que a entrada de ar no habitáculo do carro resulta num défice de rendimento. Use antes a ventilação automática. E, em caso de necessidade, pode ser preferível usar o ar condicionado.

2ª dica – Sendo uma opção para evitar abrir as janelas do automóvel, recorrer ao ar condicionado penaliza o rendimento do motor e agrava o consumo de combustível . Ou seja, use-o com cautela e em último recurso.

Leia também:

 

3ª dica – Atenção à carga de peso que transporta no porta-bagagens.  Quanto mais carregar, maior o esforço do motor e portanto mais combustível consumirá. Evite fazer do seu porta-bagagem um espaço adicional para arrumos.

4ª dica – Cuide da pressão dos pneus. É bom ter o cuidado de a manter dentro dos valores adequados e deve verificá-lo, pelo menos, uma vez por mês. Lembre-se que ter a pressão abaixo dos níveis recomendados, obriga o carro a maior esforço e portanto também a maior consumo de combustível.

Leia também:

 

5ª dica – A condução é fundamental. Evite acelerações nos primeiros metros de condução. Tente que os primeiros dois quilómetros sejam feitos de modo mais controlado e em aceleração progressiva. Nada de acelerações bruscas.

6ª dica – Na condução urbana, mantenha um controlo sobre a velocidade e a necessidade de travagem.  Se guiar com a distância recomendada de segurança, evitará travagens apertadas e arranques súbitos.

Leia também:

 

7ª dica – Em estrada, opte por rotações mais elevadas, sempre que as normas de segurança o permitam, e faça uma boa gestão das características do trajeto. Em descidas, evite pôr o carro em ponto morto, prefira manter a rotação do carro sem acelerações.

8ª dica –  Faça um uso ponderado do acelerador. Por exemplo, pequenas manobras de estacionamento nem sequer carecem do seu uso.

Leia também:

 

9ª dica – Reforce estas medidas, evitando zonas com grande acumulação de tráfego. Existem app disponíveis, como a Waze que podem mantê-lo a par das melhores rotas para chegar mais depressa e com poupança de combustível.

10ª dica – Vá controlado os seus gastos de combustível com a app DABOX que lhe faz um registo acumulado dos seus gastos por categorias e em tempo real.  Antes de comprar o seu combustível, aceda a fontes de informação que antecipem preços de mercado, por exemplo o site Mais Gasolina.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Se valoriza estas dicas, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é a app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. A Dabox disponibiliza serviços de informação sobre contas à ordem e de iniciação de pagamentos. Planei a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.

Saiba Mais Aqui.

Leia também: