Ser empreendedor

Os 10 termos sobre empreendedorismo que precisa conhecer

Negócios

Ser empreendedor é uma valia importante para fazer avançar um projeto. Comece por conhecer alguns dos termos que aqui se aplicam. 02-11-2021

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Tem espírito empreendedor, mas acha o léxico das startups confuso? Conheça o significado de alguns termos de empreendedorismo.

Para quem está fora do mundo empresarial, os termos sobre empreendedorismo podem parecer um código difícil de perceber. A própria palavra empreendedorismo tem, para muitos, uma conotação de algo apenas acessível a génios do negócio ou da tecnologia.

Na verdade, é provável que até tenha uma veia empreendedora e ainda não se tenha apercebido. Já lhe aconteceu sentir que precisava de um produto ou serviço que ainda não existe? E pensar que, com essa ideia inovadora, poderia ganhar muito dinheiro? Parabéns, porque pode ser um empreendedor em potência.

Leia também:Quais são os novos apoios para negócios afetados pela pandemia?

 

No fundo, o empreendedorismo é a forma como alguém detetou uma oportunidade de negócio e criou uma solução para colmatar essa lacuna no mercado. Essa solução inovadora, que cria emprego para o próprio empreendedor ou para outros, é, muitas vezes, baseada no desenvolvimento ou utilização de tecnologia.

Basta pensar em todas as apps e na utilização da inteligência artificial em praticamente todos os aspetos da nossa vida quotidiana. Se fizermos este exercício, conseguimos perceber o motivo pelo qual empreendedorismo e start-ups têm uma relação tão próxima que acabam quase por ser sinónimos.  

3 Links úteis para empreendedores

  1. O Balcão do Empreendedor pode ser o ponto de partida para transformar uma ideia em negócio. Reúne informação útil sobre o que é necessário em cada área de atividade, com links diretos para os respetivos serviços.
  2. O Guia Prático do Empreendedor tem perguntas e respostas essenciais para quem quer criar o seu negócio.
  3. O Manual do Empreendedor é um documento que aprofunda os temas do Guia do Empreendedor.

Leia Também:Como tornar o seu negócio sustentável a nível social e ambiental

 

Números e dados

O peso das empresas com base tecnológica tem aumentado. Segundo dados do Ministério da Economia, em 2018 as start-ups nacionais tiveram mais de 2 230 milhões de euros de faturação. Um valor equivalente 1,1% do Produto Interno Bruto português. 

A rede nacional de incubadoras tinha, no início de 2019, 3 200 start-ups, que empregavam cerca de 25 mil pessoas.

Outro dado importante é que a faturação destas empresas não se limitava aos clientes nacionais. A exportação desses bens e serviços valeu em 2018 cerca de 1 100 milhões de euros. Ou seja, representavam 1,9% das exportações de bens e serviços do país.

Tome Nota:

Se tem uma ideia mas precisa de aconselhamento, pode recorrer à Rede Nacional de Mentores, gerida pelo IAPMEI. Esta rede apoia os  empreendedores no desenvolvimento das suas ideias e projetos.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Acordar para uma ideia de negócio é bem mais fácil que concretizá-la. Mas há que ter um espírito de resiliência e total entrega, assim como reunir um apoio inicial, nomeadamente do seu banco. A Caixa pode dar-lhe a mão nesta pesquisa de soluções.

Saiba Mais Aqui.

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Os 10 termos para descodificar o empreendedorismo

Se tem uma ideia de negócio, não se deixe intimidar pela aparente dificuldade da terminologia ligada ao meio.

Saiba o que significam estes 10 termos sobre empreendedorismo e veja que, afinal, é bem mais simples do que parecia.

1. Start-up: empresa com um modelo de negócio inovador, que está em início de atividade, mas que tem potencial para crescer rapidamente. Ainda assim, e por serem empresas inovadoras e recentes, investir nestas empresas pode envolver um certo risco.  

2. Unicórnios: tal como este animal mitológico, as empresas unicórnio são as start-ups de sonho. Têm um valor de mercado superior a mil milhões de dólares, isto é cerca de 900 milhões de euros.

3. Elevator pitch: conseguiria apresentar a sua ideia ou empresa numa viagem de elevador? É esse o objetivo destas apresentações muito curtas, que devem durar entre três e cinco minutos. Destinam-se a parceiros ou investidores, pelo que, quanto mais eficaz for o elevator pitch, mais hipóteses terá de captar investimento.

4. Business Angel: numa tradução livre pode ser designado como um anjo investidor. Isto é, pessoas que, pela sua capacidade financeira e experiência, podem ajudar a impulsionar o negócio, quer através de investimento, quer de apoio estratégico.

 

Leia também: O que é o Balcão do Empreendedor e como suporta o seu negócio?

 

5. Stage: diz respeito à fase em que a empresa está. Se for early stage, isto é, a fase inicial, tem menos de três anos de existência e muitas vezes ainda nem tem clientes ou produtos. Seguem-se as etapas mid-stage (média) e late stage (avançada).

6. Venture Capital: capital de risco, isto é, envolve investidores que financiam empresas numa fase inicial ou ainda em crescimento, esperando que o retorno obtido seja proporcional ao risco que correram.

7. Incubadora: tal como uma incubadora protege um bebé frágil e a ajuda a desenvolver-se, as incubadoras (que podem ser instituições, iniciativas ou espaços físicos) permitem que as empresas tenham infraestruturas e aconselhamento para que cresçam. 

Leia também: O microcrédito como meio de acesso ao financiamento para o seu pequeno negócio

 

8. Aceleradora: são programas a que start-ups podem concorrer de forma a receber orientação ou financiamento. 

9. Break-even: é o momento desejado por quem cria uma empresa, já que é o momento que assinala o ponto de equilíbrio. Ou seja, o montante da receita é igual ou maior do que os custos fixos. Quanto mais cedo acontecer, menor o risco.

10. Crowdfunding: é mais um método de financiamento. Trata-se de angariar contribuições de um número grande de pessoas para que uma ideia ou produto se desenvolva. Existem plataformas online exclusivamente destinadas a este tipo de financiamento.

 

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