Para conseguir tornar o seu negócio sustentável, deve adotar algumas boas práticas. Saiba quais.
São vários motivos para o fazer. Nomeadamente, integrar um esforço comum pela economia circular em vez da tipologia linear que ainda existe. Mas também ser reconhecido por isso. Está também ao seu alcance poder implementar rotinas positivas de gestão que tragam benefícios sociais, ambientais e culturais. E mais, tudo com retorno positivo para a sua empresa.
À sua escala, e com base na sua capacidade de gestão, tem o poder de travar a perturbadora tendência das alterações climáticas; da perda de biodiversidade; de contrariar fenómenos de pobreza e de injustiça social. Mas não só, lembre-se que no limite, é o seu negócio que está em causa. Ou o defende ou pode correr o risco de também o perder.
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Menos gastos com energia, água e resíduos; ações de envolvimento com a população levam a resultados operacionais e económicos. Mais, contribuem para um ciclo virtuoso onde a sua empresa pode afirmar-se como elemento responsável da comunidade. E aqui reside o segredo para se diferenciar e assim conquistar novas possibilidades de mercado.
As tendências atuais são favoráveis a negócios sustentáveis, na medida em que o consumidor privilegia, cada vez mais, produtos e serviços com práticas sustentáveis – quer do ponto de vista social como ambiental. Fique, agora, com algumas dicas sobre como tornar o seu negócio sustentável, a nível ambiental e social.
Aplicar a política dos 4R’s
Já deve ter ouvido falar da política dos 4R’s. Para a levar à pratica e diminuir o impacte dos resíduos produzidos, deve apostar em:
- Reduzir, ou seja,evitar o consumo de produtos desnecessários ou não recicláveis;
- Reutilizar, ou seja, procurar dar um novo uso aos produtos que já lhe pareçam obsoletos;
- Reciclar, sempre que possível, todo o lixo produzido;
- Reaproveitar, ou seja, pôr em práticaa Ecologia Industrial que defende que o que já não é útil para uma empresa pode ter utilidade para outra. Portanto, antes de descartar algo, equacione a possibilidade de vendê-lo ou de doá-lo, por exemplo.
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Alterar rotinas insustentáveis
Adote algumas rotinas que podem contribuir para a sustentabilidade do seu negócio e, ao mesmo tempo, para reduzir a sua fatura de eletricidade:
- Aproveite a luz natural, ao posicionar as secretárias, por exemplo, junto de uma janela;
- Regule os equipamentos para funções de baixo consumo e, na hora do fecho, desligue na ficha os computadores, as impressoras e as fotocopiadoras;
- Desligue ou instale luzes com deteção de presença nos corredores, casas de banho e outros espaços de uso temporário;
- Evite usar aquecedores e o ar condicionado. Use de forma estratégica as janelas, de modo a climatizar o espaço de trabalho;
- Coloque portas automáticas para reduzir as perdas de calor ou de ar frio que acontecem quando as portas dos ambientes climatizados ficam abertas.
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Remodelar os sistemas de aquecimento e de arrefecimento e a iluminação
Para um maior controlo térmico e de iluminação, deve por exemplo:
- Isolar adequadamente janelas e portas;
- Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo;
- Diminuir a intensidade da luz, em zonas como os corredores, utilizando lâmpadas LED;
- Instalar dispositivos de poupança energética, como reguladores de temperatura, temporizadores e sensores de presença;
- Instalar fontes renováveis de geração de energia.
Estas medidas também poderão ajudar a reduzir a fatura da luz da sua empresa.
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Implementar um sistema de gestão de resíduos
No ambiente de trabalho, devem ser disponibilizados recipientes para a reciclagem. Entre eles, devem estar alguns destinados a resíduos específicos, como baterias, material eletrónico, cartuchos de tinta para impressora, entre outros.
Para motivar, de forma simples, os colaboradores a separar o lixo, coloque contentores de reciclagem em vários locais estratégicos como, por exemplo, ao lado da impressora. Assim, é mais fácil garantir que todos colocam o lixo no sítio certo.
A sustentabilidade pode ser uma estratégia de negócio?
Um estudo realizado na Harvard Business School sobre a sustentabilidade como forma de diferenciação estratégica, com base no desempenho performance de 3 802 empresas, concluiu que, ao longo do tempo, a adoção de práticas sustentáveis melhora o desempenho financeiro da empresa. Os resultados da investigação mostraram que, quando a empresa possui uma verdadeira estratégia assente em práticas sustentáveis, consegue obter retorno de capital e multiplica o seu valor de mercado.
A pesquisa mostra ainda que a convergência de estratégias e de uma cultura sustentável prevalece - quando há uma empresa líder a assumir comportamentos sustentáveis e quando as empresas estão sediadas em regiões onde as preocupações ambientais e sociais são mais debatidas e regulamentadas.
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Poupar nos resíduos
Além de separar o lixo, é importante poupar nos resíduos produzidos. Os resíduos mais imediatos e igualmente frequentes são o papel, os utensílios descartáveis, as embalagens e lixo decorrente da alimentação. Para poupar na produção de lixo é importante por exemplo:
- Fazer um uso racional do papel;
- Evitar imprimir e, quando o fizer, fazê-lo de ambos os lados;
- Incentivar e privilegiar os documentos em versão digital;
- Reutilizar o papel, usando-o como folhas de rascunho;
- Reciclar todo o papel, como jornais, revistas, envelopes, cartão, etc., assim como os tinteiros;
- Adquirir papel de florestas e de madeiras certificadas;
- Abandonar os cartões-de-visita em papel e optar por criar cartões digitais;
- Evitar o uso de copos, talheres, pratos, garrafas ou outros utensílios descartáveis, na hora das refeições.
Reduza custos ao substituir garrafas ou os garrafões de plástico por máquinas de água com ligação à rede pública. Dê aos seus colaboradores garrafas reutilizáveis e acabe com os copos descartáveis. Estará igualmente a contribuir para uma redução do plástico.
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O impacte das certificações
Certas certificações podem ser um complemento importante. Atestam as preocupações ambientais; de sustentabilidade e na adoção de boas práticas de economia circular de uma empresa. Confirmam o cumprimento das disposições regulamentares. Constituem por isso uma garantia adicional junto da comunidade, sobretudo perante o público mais sensível a estas questões e que privilegia marcas mais sustentáveis.
Algumas certificações disponíveis
- Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS): certifica o bom desempenho ambiental das organizações;
- Rótulo Ecológico (REUE): destina-se a produtos ou serviços com impacte ambiental reduzido e, por isso, assentes num modelo de desenvolvimento mais sustentável;
- Certificação ambiental ISO 14001: reconhece as empresas comprometidas na proteção do ambiente e que cumprem com rigor a legislação ambiental;
- Carbon Trust Standard: dirige-se, sobretudo, à indústria, já que se refere aos consumos de energia e de água e às emissões de CO2. O seu propósito é que haja uma redução do impacte ambiental, através do recurso a processos mais eficientes.
Poupar nos consumos de água
Já falámos da poupança na fatura da luz. Porém, é igualmente importante analisar os consumos de água. Implementar um sistema de medição dos consumos de água em tempo real pode ser uma forma bastante prática e eficaz de detetar gastos exagerados. Além disso, uma solução muito simples para reduzir os consumos de água é instalar redutores de fluxo de água nas torneiras e nos autoclismos, por exemplo.
Tome Nota:
Um exemplo de mercado
Existem alguns exemplos de organizações, onde uma estratégia pela sustentabilidade é já consolidada conforme os desafios que coloca. Na indústria bancária, pode consultar os níveis de credenciação e exigência levados à prática pela Caixa. Nomeadamente, nos seus padrões de atuação junto de clientes, empregados e comunidade em geral na sua página de sustentabilidade em cgd.pt.
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Promover uma boa qualidade do ar
Um ambiente de trabalho em que a qualidade do ar é boa é fundamental para, por exemplo, prevenir problemas de saúde nos trabalhadores, e evitar assim o absentismo laboral. Algumas ideias para o conseguir passam por:
- Colocar plantas no espaço de trabalho. Além de embelezar o lugar, podem ajudar a purificar o ar;
- Evitar o uso de carpetes e de tapetes, por serem focos de pequenos organismos prejudiciais à saúde;
- Não usar sprays com aerossóis e produtos com compostos orgânicos voláteis (COV) que são tóxicos;
- Arejar diariamente os espaços, principalmente se forem pintados ou sofrerem algum tipo de obra.
O exemplo do ranking Global 100
Anualmente, a iniciativa Global 100 destaca as 100 empresas mais sustentáveis em todo o mundo. O ranking de 2021 já está disponível para consulta aqui e as empresas que o ocupam continuam a mostrar uma melhor desempenho do que as empresas não sustentáveis.
Na lista, estão representadas empresas de 25 países, que empregam 5.1 milhões de pessoas e que geram 2.3 biliões de euros em receitas anuais.
Para entrar nesta lista, são ponderados aspetos como a percentagem de receita; a percentagem de investimento; a produção de carbono; a diversidade racial e de género; entre outros indicadores. No que diz respeito ao seu desempenho de mercado, as empresas do Global 100 apresentam receitas cinco vezes superiores em produtos e serviços sustentáveis do que as demais empresas.
Também em questões de género, as empresas no ranking Global 100 destacam-se dos seus pares. As mulheres ocupam 32% dos quadros de direção. Um indicador adicional, as empresas sustentáveis têm mostrado uma longevidade suplementar de 20 anos face às restantes. Consulte este artigo.
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Fazer compras mais sustentáveis
O Guia de Boas Práticas Empresas e Sustentabilidade, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte - CIMPIN e da Sociedade Portuguesa de Inovação - SPI reúne sugestões práticas e ações capazes de contribuir para a sustentabilidade local, incluindo orientações no que diz respeito às compras levadas a cabo pelas empresas.
De acordo com este Guia, para que um negócio seja sustentável, é preciso que as suas aquisições também reflitam essa preocupação. Além de fundamental enumerar quais as necessidades reais da sua empresa, é importante privilegiar produtos amigos do ambiente e com preocupações sociais. A rotina destas compras deve privilegiar os seguintes produtos:
- Locais ou regionais;
- Duráveis;
- Sem químicos;
- Reciclados ou reutilizáveis;
- Que emitam poucos gases de efeito estufa;
- Tenham mais do que uma função;
- Sejam vendidos em grandes quantidades;
- Acondicionados em pequenas embalagens;
- Tenham certificado de eficiência energética (A ou A+);
- Tragam valor acrescentado para a comunidade, sejam provenientes de organizações sociais, do Comércio Justo, do meio local, da agricultura biológica e de empresas fornecedoras com políticas e práticas sustentáveis, por exemplo.
Câmara Municipal de Arganil
Como autoridade local, a Câmara Municipal de Arganil tem apoiado várias ações de sensibilização para questões relacionadas com a sustentabilidade, como é exemplo este Guia de Boas Práticas, integrando o conceito de sustentabilidade na política e atividade do município. Trata-se de um esforço para sensibilizar a comunidade local para a importância destas ações.
No Plano de Ação deste concelho, enumeram-se os projetos sustentáveis do município. No ano passado, Arganil recebeu mesmo o primeiro prémio dos Planetiers Awards 2020, pelo seu projeto de Sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de Resíduos Urbanos Valorizáveis em Arganil – PPRUVA.
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United Nations Global Compact: estratégia 2021-2023
O secretário-geral da ONU e Chair of the Board do United Nations Global Compact António Guterres anunciou em janeiro a estratégia 2021-2023 do United Nations Global Compact.
Este protocolo de compromisso, subscrito pelos CEO de várias centenas de organizações à escala mundial (mais de 12 mil em 160 países) e que conta com o apoio dos 193 Estados-membros da Assembleia-geral da ONU, visa promover práticas responsáveis e sustentáveis de negócio, com base em dez princípios, ligados aos direitos humanos, às práticas laborais, práticas ambientais e anticorrupção
O anúncio promete alavancar a ação das empresas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris. A estratégia 2021-2023 apresenta cinco mudanças-chave. Nomeadamente, no acompanhamento das empresas responsáveis; no crescimento equilibrado das redes locais e regionais; no impacte mensurável de ações para a igualdade de género, trabalho digno e crescimento económico, ação climática, Paz, Justiça, instituições eficazes e parcerias; na possibilidade de potenciar a ação coletiva das PME e ainda no envolvimento forte e ativo com a ONU e seus parceiros. Saiba mais aqui.
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Promover viagens de negócios sustentáveis
As deslocações em contexto profissional, como viagens de negócios, também devem ser racionalizadas. Sempre que possível, opte por reuniões à distância. Quando não for possível, desloque-se de forma mais sustentável, privilegiando meios de transporte como o comboio.
Nessas viagens, também deve procurar ficar alojado em hotéis próximos das zonas onde vai ter as reuniões, para que se possa deslocar a pé até esses locais. Além disso, deve escolher hotéis que também sigam uma política de redução do seu impacto no ambiente.
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Ponderar sobre as características da frota empresarial
Um negócio sustentável deve possuir uma frota composta por automóveis com maior economia de combustível. A aposta em automóveis híbridos ou elétricos revela-se um bom investimento, já que garantem uma boa poupança nos custos de transporte e restantes despesas
A nível do transporte de mercadorias, experimente partilhar serviços com outras empresas, de modo também reduzir os custos associados.
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Tornar o edifício mais sustentável
O edifício onde o seu negócio está sediado também contribui para a sua sustentabilidade.
Instalar painéis térmicos e fotovoltaicos e microturbinas de geração de energia eólica são investimentos para os quais existem alguns apoios e que, rapidamente, são compensados, através da poupança na fatura da energia.
Existem, ainda, muitas soluções que permitem contribuir para o isolamento térmico e sonoro do espaço de trabalho, como é o caso da instalação de vidros duplos (ou triplos), de caixilharia de qualidade e de elementos de proteção ao sol. Para uma gestão mais eficiente do espaço, pode ainda instalar sistemas centrais de gestão dos equipamentos (domótica ou tecnologias para um edifício inteligente).
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
O seu esforço pela descarbonização e a adoção de padrões de negócio mais modernos e sustentáveis podem ditar a sobrevivência do negócio. Ao planificar o seu plano para o futuro, tenha em conta a importância de um parceiro financeiro capaz de responder aos seus objetivos.
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Relação com os colaboradores e a comunidade
Um negócio sustentável deve garantir a igualdade de oportunidades, independentemente do género, condição física; idade, ou proveniência social.
Além disso, uma empresa sustentável deve minimizar a sua pegada ambiental na região e trabalhar para o incremento do seu papel na criação de emprego. Com vista ao envolvimento com a comunidade local deve ainda:
- Participar em eventos comunitários e festas locais ou ações caridosas;
- Promover ações de voluntariado;
- Promover estágios para jovens locais, pobres e/ou em risco;
- Privilegiar a mão-de-obra e as empresas locais;
- Dar a conhecer as atividades culturais locais a clientes ou a potenciais investidores;
- Reinvestir os lucros no meio local.
A Signify, uma das empresas líderes em iluminação no mundo, tornou-se 100% neutra em carbono. Para isso, montou uma estratégia, desde a produção às viagens de negócios, que teve como finalidade poupar na energia e nas emissões de carbono. Todas as equipas da empresa foram envolvidas.
Algumas das medidas foram:
- Instalar soluções de energia e de iluminação mais eficientes;
- Adotar fontes de energia 100% renováveis, como a eólica e a solar, através de parcerias com outras entidades;
- Reavaliar a logística relacionada com a cadeia de distribuição e de abastecimento, trocando o transporte aéreo pelo transporte marítimo;
- Transitar a frota automóvel para veículos elétricos e híbridos;
- Evitar viagens de negócio desnecessárias;
- Apoiar projetos que beneficiam as comunidades locais, como a iniciativa de reflorestar regiões da Colômbia ou implementar um programa de energia solar na Índia.
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