Prémios Caixa Social 2022

Damos valor a quem ajuda.

Conheça os vencedores

Saber mais sobre Vencedores caixa Social 2022
2º Status Report

Sustentabilidade

Princípios para uma Banca Responsável

2º Status Report

Saber mais sobre PrincípiSaber mais sobre o 2º Status Report
Position Paper

Position Paper

A Caixa assume a sua responsabilidade na ação climática

Saiba Mais sobre Saiba mais sobre o Position Paper
Caixa Cultura

Caixa Cultura

Prémios para a criação artística e cultural.

Porque a Cultura faz parte de nós.

Candidaturas abertas.

Saiba mais sobre Saiba mais sobre a Caixa Cultura

Destaques

 

A nossa Estratégia

A Estratégia de Sustentabilidade representa o compromisso da Caixa no âmbito do desenvolvimento sustentável e um investimento no futuro dos seus ativos e orientação para a criação de valor para os seus clientes e colaboradores, a redução dos impactes ambientais e a realização de mais e melhores negócios.

A Caixa reconhece que ao promover uma gestão sustentável dos seus recursos, assente em princípios éticos e de responsabilidade económica, social e ambiental contribui para a evolução social e económica dos cidadãos, famílias e empresas e para o futuro de Portugal.

A pandemia causada pelo Covid-19 colocou a economia mundial num cenário de incerteza e de mudança, com impactos diretos nas famílias e nas empresas, realçando o papel relevante da responsabilidade social corporativa. São nestes momentos de enormes desafios que se torna mais importante a resposta do serviço público bancário. Conscientes da nossa missão de apoiar colaboradores, famílias, empresas, comunidade e instituições de solidariedade social a ultrapassarem este período conturbado das suas vidas, assumimos o compromisso de desenvolver medidas mitigadoras do impacto desta crise sem precedentes.

Neste contexto, a Caixa rege-se por uma estratégia de Sustentabilidade assente em 3 vetores de atuação.

Conheça aqui as nossas áreas estratégicas.

 
Negócio Responsável

Negócio Responsável

Disponibilizar produtos e serviços inovadores, rentáveis e sustentáveis, garantindo a proximidade e acessibilidade junto dos clientes e público em geral, com rigor e objetividade.

Saber mais
Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Contribuir para o conhecimento e inclusão socioeconómica, cultural e digital; gerir o talento e a meritocracia dos colaboradores; atuar sob os valores da cidadania ativa e do respeito pelos Direitos Humanos.

Saiba mais
Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental

Promover a ecoeficiência nas operações, minimizando o consumo de materiais, energia e outros recursos naturais e consequentemente o seu impacte no ambiente e na comunidade.

Saiba mais

Modelo de Gestão da Sustentabilidade

O modelo de gestão para a sustentabilidade é transversal à Caixa, estando envolvidos os órgãos de estrutura mais relevantes para a prossecução do Programa Corporativo de Sustentabilidade, assim como outras estruturas (nacionais e internacionais) em função dos temas em agenda.

Conselho de Administração

Órgão de decisão máximo do Grupo CGD para políticas e estratégias relacionadas com a Sustentabilidade.

Comissão Executiva

Órgão que orienta e supervisiona o progresso da implementação das iniciativas estratégicas, ao nível do Grupo CGD, de modo a criar valor e rendibilidade para a Caixa.

Comissão de Governo

Órgão que zela pelo cumprimento dos princípios de governança e avaliação de estratégias e políticas de Sustentabilidade, propondo ao Conselho de Administração as linhas orientadoras em matéria de estratégia de Sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.

Comité de Sustentabilidade

Órgão consultivo da Comissão Executiva que supervisiona a gestão e orienta a decisão quanto à implementação da Estratégia de Sustentabilidade.

Direção de Suporte Corporativo – Área de Sustentabilidade

Coordena o plano de iniciativas estratégicas, programas e sistemas relacionados, assegurando mecanismos e circuitos internos de prossecução de indicadores de desempenho, procedimentos de avaliação e processos de reporte.