Serviço Mudança de Conta
Transfira a sua conta sem complicações e volte sempre que precisar.
Serviço Mudança de Conta
Transfira a sua conta sem complicações e volte sempre que precisar.





Com o Serviço Mudança de Conta consegue

Migrar todos os seus Débitos Diretos

Receber na nova conta todas as suas transferências

Assegurar que todas as suas ordens de transferência são efetuadas a partir da nova conta.

O que é o Serviço de Mudança de Conta?

É um serviço que permite aos clientes particulares e microempresas transferirem a sua conta de depósitos à ordem e os serviços a ela associados do seu atual banco (Banco de Origem) para outro banco à sua escolha (Banco de Destino), com sede ou sucursal em Portugal, desde que as contas sejam na mesma moeda.

Quais são as operações abrangidas pelo Serviço Mudança de Conta?

Abertura de uma nova conta
no banco recetor. Clique aqui para mais informação.

Ordens de transferência permanentes

Transferências a crédito recorrentes

Autorizações de Débitos Diretos

Transferência do saldo da Conta de Depósito à Ordem de origem
para a nova conta

Encerramento da Conta de Depósito à Ordem de origem

Quanto custa o Serviço de Mudança de Conta?

A prestação de informação relativa aos serviços de pagamento a serem transferidos ou, no caso do Banco de Origem, relativa ao encerramento da conta, não tem quaisquer custos.

Os serviços relacionados com a transferência de saldo poderão estar sujeitos ao pagamento de uma comissão, acrescida dos impostos que se mostrarem devidos, e que estão previstos no preçário dos Bancos. Na Caixa, pode consultar aqui o Preçário ou em qualquer Agência da Caixa.

Como solicitar a adesão ao Serviço de Mudança de Conta?

O pedido é efetuado por todos os titulares da conta por escrito em formulário próprio, junto do banco para o qual pretende mudar a sua conta (banco recetor). Este pedido pode ser entregue em qualquer Agência da Caixa ou através do serviço Caixadirecta (Menu > My CGD > Mensagens > Nova Mensagem > Assunto: Serviço de Mudança de Conta), após concluir o processo de abertura de conta.

Processo de mudança de conta

O processo de mudança de conta é iniciado a pedido do cliente, através de autorização dirigida ao Banco de Destino. Todas as tarefas subsequentes competem aos bancos intervenientes.

Tarefas iniciais do Banco de Destino

Tarefas do Banco de Origem

Tarefas subsequentes do Banco de Destino

Resolução alternativa de litígios

Sem prejuízo do acesso, pelo cliente, aos meios judiciais competentes, a Caixa assegura aos respetivos utilizadores de serviços de pagamento o acesso a meios extrajudiciais eficazes e adequados de reclamação e de resolução de litígios, de valor igual ou inferior à alçada dos tribunais de 1.ª instância, respeitantes aos direitos e obrigações estabelecidos no decreto-lei nº 107/2017, de 30 de agosto.
Nos termos da legislação em vigor, a Caixa informa que aderiu às seguintes entidades de resolução alternativa de litígios:

 

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL): www.centroarbitragemlisboa.pt

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP): www.cicap.pt

Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC): www.arbitragemdeconsumo.org

Perguntas Frequentes

Como posso ativar o serviço?

O pedido de ativação do Serviço de Mudança de Conta deve ser solicitado por todos os titulares da conta por escrito (em formulário próprio) junto do banco para o qual pretende que seja transferida a sua conta (Banco de Destino).


Posso ativar o serviço para contas em bancos estrangeiros?

O Serviço Mudança de Conta está disponível apenas entre bancos portugueses. No entanto, caso pretenda mudar a sua conta em Portugal para um banco estrangeiro, sediado noutro Estado-Membro da UE, poderá solicitar apoio ao banco em Portugal para identificação de ordens de transferências e autorizações de débito diretos ativas, transferência de saldo remanescente e encerramento de conta.

O Serviço de Mudança de Conta implica a abertura de uma nova conta depósito à ordem?

O Serviço de Mudança de Conta apenas implicará a abertura de uma nova conta de depósito à ordem, caso não tenha uma conta aberta junto do Banco de Destino.

Quais os tipos de contas que podem beneficiar do Serviço de Mudança de Conta?

Os clientes bancários consumidores e as microempresas podem mudar a sua conta de um prestador de serviços de pagamento (Banco de Origem) para outro prestador de serviços de pagamento (Banco de Destino) com sede ou sucursal em Portugal, desde que as contas sejam denominadas na mesma moeda.


Qual a duração aproximada do processo do Serviço de Mudança de Conta?

A mudança de conta de pagamento não é instantânea. Os prestadores de origem e de destino dispõem de prazos para a realização das tarefas associadas à mudança de conta. Até à conclusão do processo de mudança de conta, podem ser feitos pagamentos através da conta de origem (por exemplo, débitos diretos). O cliente deve, por isso, ter saldo disponível suficiente na conta de origem para que esses pagamentos possam ser realizados.

O processo de mudança de conta tem algum custo associado?

A Caixa, na qualidade de banco recetor, não cobra nenhuma comissão na ativação deste serviço. Na qualidade de banco transmitente, poderá aplicar comissões associadas à transferência do saldo, nos termos previstos no preçário em vigor.

Onde posso obter mais informações?

Pode obter mais informações sobre o Serviço de Mudança de Conta num dos nossos balcões, através da Linha de Apoio ao Cliente 217 900 790 (chamada para a rede fixa nacional, 24 horas por dia, todos os dias do ano) ou no Portal do Cliente Bancário (https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/mudanca-de-conta).

A quem posso recorrer para resolver litígios resultantes deste serviço?

Sem prejuízo do direito de acesso aos tribunais judiciais, poderá recorrer aos diversos meios de resolução alternativa de eventuais litígios decorrentes do Serviço de Mudança de Conta:

 

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