Na Caixa, a acessibilidade é mais do que um princípio, é um compromisso.
Queremos e estamos a transformar a forma como concebemos os nossos serviços, garantindo que cada cliente, independentemente das suas capacidades e limitações, encontre na Caixa um espaço seguro e acessível.
Diretiva Europeia de Acessibilidade
No cumprimento da Diretiva Europeia da Acessibilidade (UE) 2019/882 (European Accessibility Act), transposta para a legislação nacional por meio do Decreto-Lei n.º 82/2022 e da Portaria n.º 220/2023, a Caixa está a implementar um conjunto de medidas de âmbito alargado.
Este enquadramento legal, em vigor desde 28 de junho de 2025, estabelece requisitos obrigatórios para que produtos e serviços, incluindo os bancários, sejam acessíveis a todas as pessoas.
Até 2030, todas as instituições financeiras deverão assegurar o cumprimento destas exigências, promovendo a inclusão e a igualdade no acesso. O seu objetivo é eliminar barreiras e garantir que a acessibilidade seja incorporada desde a conceção.
Importância da Acessibilidade para a Caixa
Tendo em conta o importante impacto da Caixa na economia nacional, a nossa ambição é que o Banco seja uma referência em acessibilidade e proximidade, alinhando a sua atuação às melhores práticas financeiras.
Acreditamos que podemos contribuir positivamente para a inclusão, seja por meio da educação em literacia financeira, seja por eliminar limitações físicas e digitais no acesso aos serviços bancários.
A diretiva europeia tem um foco claro no digital e a Caixa também. A nossa ambição é continuar a expandir a acessibilidade a todos os pontos de contacto da Caixa com os seus clientes, atuais e potenciais.
Sabia que 99% dos nossos balcões já têm acesso para pessoas com mobilidade reduzida? Este é o caminho que queremos continuar a seguir: eliminar barreiras e sermos, cada vez mais, acessíveis e inclusivos.
A nossa Visão e Compromisso
A Caixa definiu um plano estratégico de melhoria da acessibilidade que atua em diferentes frentes de trabalho, numa visão 360º dos pontos de contacto com o público. As principais linhas de atuação deste plano incluem:
Contributos para a melhoria
Mais do que uma obrigação legal, a acessibilidade é um compromisso da Caixa com a diversidade, a igualdade e a inclusão.
Caso encontre em qualquer canal digital ou presencial alguma barreira relacionada com a acessibilidade, pedimos que nos envie esse relatório através do formulário de contacto para que possamos melhorar cada vez mais.
Porque um futuro sem barreiras é um futuro para todos.
