Garanta a segurança
das suas compras online
com a app Caixadirecta.
Garanta a segurança das suas compras online com a app Caixadirecta

Autenticação forte é obrigatória nas compras online com cartão.

Com as novas regras europeias de autenticação forte garanta a segurança das suas compras online, com cartão, dentro do Espaço Económico Europeu, através da validação das suas compras na app Caixadirecta.

Consulte as Recomendações de Segurança do Banco de Portugal sobre autenticação forte.

O que deve saber para continuar a fazer compras online:

Sempre que fizer uma compra online com cartão, que necessite de autenticação, recebe uma notificação no telemóvel na qual deve aprovar ou rejeitar o pagamento através da app Caixadirecta. Se não tiver recebido a notificação consulte: My CGD > Tarefas Pendentes, dentro da App Caixadirecta, disponível no rodapé da app.

Como validar um pagamento:

  • Introduza os dados do seu cartão no site onde está a realizar as suas compras
  • Clique em comprar
  • De seguida vai receber uma notificação. Se não tiver recebido a notificação consulte: My CGD > Tarefas Pendentes, dentro da App Caixadirecta, disponível no rodapé da app.
  • Verifique o valor e se todos os dados estiverem corretos, aprove o pagamento. Se verificar alguma informação incorreta ou de origem desconhecida, rejeite o pagamento.
  • Se todos os dados estiverem corretos, volte ao site onde fez a compra e clique em JÁ AUTORIZEI. CONTINUAR (botão verde)
  • A partir deste momento, o seu pagamento foi concluído com sucesso.

Se já tem a app Caixadirecta:

  • Confirme que tem a última versão da app;
  • Confirme que as notificações do telemóvel estão ativas. Vá ao menu > Definições > Notificações > Sim;
  • Confirme que tem as notificações do telemóvel ativas na área de definições do seu telefone;
  • Confirme que aderiu ao serviço MB Way.

Se ainda não tem a app Caixadirecta:

  • Faça o download;
  • Ative as notificações da app. Vá ao menu > Definições > Notificações > Sim;
  • Ative as notificações do telemóvel na área de definições do seu telefone;
  • Adira ao serviço MB Way. Pode fazê-lo na app Caixadirecta acedendo a uma das 3 funcionalidades disponíveis: Transferências para contactos; Pagar na loja; ou Levantar dinheiro.

Faça já o download da app Caixadirecta na sua store:

 

QR Code para APP StoreQR Code para Google PlayQR Code para App Gallery
APP StoreGoogle PlayApp Gallery

 

É indispensável ter a última versão da app instalada no seu smartphone e manter o seu nº de telemóvel atualizado (é através deste número que será feita a autenticação dos seus pagamentos).

MyCGD

O MyCGD é a opção onde pode gerir as suas tarefas e mensagens e está disponível no rodapé da App Caixadirecta.

Video como validar um pagamento online com cartão

Para visualizar este vídeo precisa de instalar o Flash Player

  • O que é o serviço 3D Secure

    O 3D Secure é um serviço gratuito que permite realizar pagamentos on-line com segurança acrescida, através da autenticação da transação no telemóvel do cliente (SMS ou notificação app Caixadirecta).
    Está disponível para cartões das redes MasterCard/Maestro e Visa/Visa Electron.

    O 3D Secure pode ser utilizado em sítios seguros nacionais e estrangeiros identificados com os símbolos:

    Logos Visa e Master Card secured

    Este serviço permite identificar as lojas on-line onde a utilização do cartão é feita com métodos acrescidos de segurança.

    Caso o sítio de internet não seja aderente ao 3D Secure, para preservar a segurança dos dados do cartão e das operações deve ser utilizado exclusivamente o serviço MB NET.

  • Utilização

    Para a utilização do serviço, o titular deverá indicar, aquando da compra a realizar em sítios seguros de internet (Visa Secure ou Mastercard ID Check), os elementos do cartão de pagamento que lhe sejam solicitados.

    Desde dia 1 de janeiro de 2021, a validação do pagamento das suas compras online é feita através da app Caixadirecta. Quando fizer uma compra online que necessite de validação, recebe uma notificação no telemóvel e pode aprovar ou rejeitar o respetivo pagamento. Se não receber a notificação, consulte MyCGD > Tarefas Pendentes, na app Caixadirecta.

    Já tem a app Caixadirecta?

    • Assegure-se que tem o Serviço MB Way ativo;
    • Assegure-se que tem a última versão da app Caixadirecta e as notificações ativas;
    • Assegure-se que tem as notificações do telemóvel ativas;
    • Certifique-se de que faz compras num site seguro, identificado na barra de endereço com https;
    • Introduza os dados do seu cartão e conclua o pagamento;
    • Valide o pagamento das compras através da notificação que vai receber no seu telemóvel, enviada pela app Caixadirecta, com as instruções para a autenticação/validação do pagamento. Se não receber a notificação, consulte MyCGD > Tarefas Pendentes, dentro da app Caixadirecta.

    Se ainda não tem o Serviço MB Way, ao entrar na app Caixadirecta terá toda a informação que necessita.

  • Gestão do SMS Token

    Poderá consultar o serviço 3D Secure, no Caixadirecta, na opção Cartões » Serviço 3D Secure » Consultar e Alterar ou em qualquer Agência da Caixa.

    O número de telemóvel associado ao serviço 3D Secure é atualizado automaticamente com o número de telemóvel associado ao SMS Token.

    Caso pretenda alterar o número de telemóvel associado ao serviço 3D Secure, deverá alterar previamente o número de telemóvel associado ao SMS Token em Personalização » Gestão do serviço Caixadirecta » Gerir mecanismos

    Menu Caixadirecta:

    Menu Caixadirecta

    Nota: A Caixa garante automaticamente a disponibilização do serviço 3D Secure para todos os cartões dos Clientes com Caixadirecta.

 

Consulte regularmente as recomendações de segurança para a utilização segura dos serviços de pagamento através da internet.