Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas
Princípios da Banca Responsável
Princípios da Banca Responsável

Princípios para uma Banca Responsável

O setor financeiro desempenha um papel fundamental na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas, através de políticas de financiamento que promovam uma economia de baixo carbono, negócios eficientes e inovadores e inclusivos.

Em setembro de 2019, a CGD tornou-se uma das signatárias dos Princípios para uma Banca Responsável, comprometendo-se a alinhar estrategicamente os seus negócios de forma a dar um contributo positivo para a sociedade e o ambiente, alinhado com as expectativas dos nossos stakeholders. Apostando na necessidade urgente de redução das emissões de gases com efeito de estufa e na transição para uma economia de baixo carbono, a CGD subscreveu o Compromisso Business Ambition for 1.5 ° C, limitando os impactos das alterações climáticas.

Acompanhe o progresso da Caixa na resposta aos Princípios para uma Banca Responsável.

Relatório 2021

1º Aniversário da subscrição do compromisso

A CGD manteve o desenvolvimento de produtos ambientalmente e socialmente responsáveis e capazes de criar valor para as gerações atuais e futuras, como o financiamento de energias renováveis para o crédito à habitação e os empréstimos às empresas para descarbonização e promoção da economia circular dos negócios. A existência de estruturas, políticas e procedimentos de governança eficazes são essenciais para a implementação dos Princípios para uma Banca Responsável. A Comissão de Sustentabilidade da CGD tem um papel claro no apoio e acompanhamento da definição e implementação da Estratégia Corporativa de Sustentabilidade, bem como na supervisão do cumprimento das suas políticas e compromissos a nível nacional e internacional.

Em 2020, a CGD reviu o seu Código de Conduta que estabelece os valores, princípios de funcionamento e padrões de conduta profissional fundamentais para o posicionamento ético da Instituição e dos seus Colaboradores, reforçando as questões da Responsabilidade Social e do Desenvolvimento Sustentável.

Veja aqui o depoimento do Dr Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da CGD

Paulo Moita de Macedo

2º Aniversário da subscrição do compromisso

Em 2021 a Caixa definiu uma nova Estratégia de Sustentabilidade 2021-2024, cuja ambição é ser líder em financiamento sustentável no mercado Português, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono e financiando projetos com impacto social nas comunidades.

Fruto desta ambição, destacamos  algumas iniciativas concretizadas pela Caixa em 2021:
1. Assinou do compromisso Net Zero Banking Alliance unindo-se a 53 instituições bancárias de 27 países que assumiram o compromisso de implementar estratégias e modelos de negócio que permitam alcançar a neutralidade carbónica (Net Zero) até 2050;

2. Realizou uma emissão de dívida sénior preferencial no montante de 500 milhões de euros, que constituiu o cupão mais baixo alguma vez conseguido pela Caixa em emissões no mercado de capitais e que tem  particularidade de ser a primeira emissão sustentável de um Banco Português, direcionando os fundos captados para o financiamento de operações de crédito dos seus clientes no domínio ambiental e do desenvolvimento socioeconómico;

3. Assegurou a consulta a Stakeholders alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para aferir as expectativas das diferentes partes interessadas relativamente ao papel, modelos de participação e áreas de intervenção, em que esperam ver espelhada a atuação da CGD;

4. Divulgou uma Brochura de Sustentabilidade desenhada de forma a comunicar as principais iniciativas da Caixa em Portugal em 2020, de forma sucinta e inclusiva.