Avaliações Externas

O desempenho ao nível da Sustentabilidade da Caixa é também avaliado por diferentes entidades nomeadamente avaliações ESG.
Esta prática permite acompanhar tendências e as melhores práticas e refletir essa informação na adequação da Estratégia de Sustentabilidade.

Destas Avaliações destacam-se:

Classificação de Liderança (A-) no questionário de Climate Change do Carbon Disclosure Project (2021)

CDP
O resultado alcançado atesta o posicionamento da CGD na resposta às questões climáticas, destacando-se a liderança relativamente à média do setor financeiro (B) e à média global (B-). Consulte a resposta da CGD aqui.

O CDP é uma organização não-governamental que fornece um dos mais reconhecidos e completos sistemas de informação ambiental. Desde a sua fundação, em 2000, que o CDP tem como objetivo promover a transição do setor empresarial para uma economia de baixo carbono.

Classificação de Leadership (A-) no Supplier Engagement Rating 2020 do Carbon Disclosure Project

CDP
A CGD alcançou uma classificação de Liderança (A-) no Supplier Engagement Rating 2020, resultado acima da média do setor financeiro (B-). Este resultado reflete a qualidade das medidas desenvolvidas pela CGD com vista a incentivar a sua cadeia de valor a adotar compromissos e práticas ambientais que contribuem para a mitigação do impacto das alterações climáticas.

Neste âmbito, destaca-se a Declaração de Princípios Éticos e Boas Práticas Empresariais a que os fornecedores da CGD aderem contratualmente e que definem requisitos de conduta relacionados com a sustentabilidade, constituindo-se como um importante mecanismo para mitigar riscos ambientais na cadeia de fornecimento.

Classificação de Advanced no Communication on Progress da United Nations Global Compact

UNGC
Em 2020, a CGD conseguiu alcançar a classificação mais elevada: GC Advanced no CoP, o que comprova o alinhamento das práticas adotadas por parte do Banco
O Communication on Progress (COP) é uma divulgação anual através da qual a empresa informa as partes interessadas sobre os seus esforços para implementar os 10 princípios em cada uma das 4 áreas (direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Classificação "Robust" no rating Vigeo Eiris

VE
A agência de rating Vigeo Eiris avalia a integração de fatores sociais, ambientais e de governação nas estratégias, operações e gestão das organizações. Em 2020, a CGD obteve a classificação "Robust" com 54/100 pontos encontrando-se acima da média no ranking do setor.

Europe’s Climate Leaders 2021

De acordo com o Ranking “Europe’s Climate Leaders 2021” divulgado pelo Financial Times, a Caixa é uma das 300 empresas, na Europa, que lideram o combate às alterações climáticas. Para saber mais clique aqui.