A Caixa considera que as práticas de desenvolvimento sustentável na gestão corrente do Banco constituem parte integrante da missão das instituições financeiras. Em alinhamento com a Política de Ambiente , a Caixa implementou e certificou, em 2014, um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no seu Edifício Sede, de acordo com a norma ISO 14001. Este processo visou reforçar o acompanhamento da legislação ambiental, prevenir a poluição e melhorar o seu desempenho nesta matéria.
A ISO 14001 é uma norma internacional desenvolvida para orientar a implementação e a manutenção de sistemas de gestão ambiental numa abordagem por processos que incorpora o ciclo PDCA "plan-do-check-act " de melhoria continua.
Dada a sua dimensão, a Sede da Caixa detém o seu SGA com um âmbito que abrange diferentes atividades quotidianas:
Atividade bancária e de apoio ao negócio (Caixa Geral de Depósitos, S.A.); Serviços médicos no âmbito dos Serviços Sociais da CGD (Centro Clínico de Lisboa); Atividades de espetáculos, exposições, conferências, congressos e outros eventos (Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest). Neste âmbito, a Caixa planeia e define metas para cada ciclo e monitoriza os indicadores e informação de carácter ambiental, de modo a avaliar a eficácia das medidas implementadas ao nível da energia, água, papel, resíduos e sensibilização, assim como o impacte ambiental associado às suas atividades e desenvolver medidas que permitam atingir cada vez melhores resultados. Desde a sua implementação, tem-se verificado uma redução significativa nos consumos de recursos1 .
Os resultados obtidos são a consequência da adoção de boas práticas e a alteração comportamental quanto à responsabilidade de cada um pela manutenção dos espaços comuns e pela utilização responsável dos recursos disponibilizados.
Caixa renova Certificação Sistema de Gestão Ambiental. Saiba mais aqui .
______________
1 - Para mais informações consultar os Relatórios de Sustentabilidade em Desempenho .