Sou Cidadão "Sou Cidadão" visa facilitar a integração de pessoas em situação de sem-abrigo, com o objetivo de atribuir identificação que permita aceder a direitos e benefícios ou subsídios que assegure integração.
Em 2018, a Caixa integrou o GIMAE - Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENIPSSA), que contribui para ajudar a resolver as situações de vulnerabilidade humana no país, visando a inclusão socio económica e combate à pobreza dos cidadãos em situação de sem abrigo.
Através do programa Sou Cidadão, que visa promover respostas destinadas a facilitar a integração social das pessoas em situação de sem abrigo em articulação com o GIMAE e os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), a Caixa reforçou a sua atuação no apoio à população mais fragilizada, assegurando o encaminhamento e acompanhamento social adequado das pessoas sem-abrigo que pernoitam em espaços da Caixa Geral de Depósitos.
Este programa apoia financeiramente a emissão e atribuição de documentos de identificação (cartão de cidadão, passaporte, título de residência) para pessoas em situação de sem-abrigo que reúnam condições de serem portadoras destes documentos.
As IPSS ou entidades sociais beneficiárias asseguram o processo de identificação das pessoas em situação de sem-abrigo, os procedimentos junto das entidades oficiais, a entrega e acompanhamento juntos dos titulares e, posteriormente a Caixa atribui o valor do custo da emissão dos documentos de identificação.
A Caixa considera da maior relevância, encontrar respostas para facilitar a integração social de cidadãos, o que constitui um reconhecimento do seu papel e desempenho junto das comunidades, famílias e gerações de Portugueses.