Financiamento Sustentável
Financiamento Sustentável

O desafio do financiamento sustentável apresenta-se ao setor financeiro através da reorientação dos capitais privados para investimentos mais sustentáveis, pelo que exige uma mudança fundamental no modo de funcionamento do sistema financeiro.

Essa evolução será necessária para que as sociedades tenham um crescimento económico mais sustentável, do qual também depende a estabilidade do próprio sistema financeiro, uma vez que diminui risco, reduz custos, internaliza custos ambientais e promove a eficiência da gestão de recursos.

A Caixa assumiu no decorrer de 2019 inúmeros compromissos ao nível do financiamento sustentável que orientam a estratégia futura de investimento na transição para uma economia de baixo carbono.

Financiamento Sustentável

Carta de Financiamento

Compromisso para o financiamento sustentável

Carta de Compromisso para o financiamento Sustentável em Portugal.

Saiba mais
Investimento Responsável das Nações Unidas

PRI das Nações Unidas

Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas.

Saiba mais
Principios da Banca

Princípios da Banca Responsável

Os bancos desempenham um papel chave no desenvolvimento de economias sustentaveis.

Saiba mais

Eixos de atuação:

1. Desenvolvimento de produtos financeiros de apoio às empresas na transição para a economia circular.

Neste eixo destacamos a Linha de Crédito Descarbonização e Economia Circular, cujo objetivo é contribuir para as metas definidas no Plano Nacional Energia-Clima 2030 e acelerar o processo de transição para uma economia circular, contribuindo para o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio.

2. Sensibilização da sociedade civil e partes interessadas do setor financeiro.

No âmbito da sensibilização, a Caixa realizou uma conferência subordinada ao tema Financiamento Sustentável, que junto representantes da sociedade civil, reguladores, académicos, instituições financeiras e teve a ilustre presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática.
Esta conferência decorreu na primeira semana de novembro, na Fundação Caixa Geral de Depósitos, integrada na semana de responsabilidade social e do encontro mundial das redes do Global Compact das Nações Unidas.

3. Promoção de conhecimento sobre os desafios do financiamento sustentável.

Neste âmbito destacamos a ação de formação que desenvolvemos com parceiros estratégicos como o IAPMEI e a Pedra Base, em temas relevantes como a Agenda 2030, os desafios do desenvolvimento sustentável e os desafios da economia circular.