Confinamento, teletrabalho e aulas em casa podem causar sobrecarga de acessos online. Saiba como evitar este problema.
A sobrecarga de acessos online é uma das consequências do confinamento. Com milhões de pessoas mais tempo em casa e a recorrer à internet para trabalhar, estudar ou simplesmente para passar o tempo, a velocidade pode tornar-se mais lenta, sobretudo em determinadas horas ou dias.
Enquanto lê este texto e está a usar a internet, é provável que no seu prédio e na sua cidade estejam várias pessoas a fazer o mesmo. A trabalhar online, enquanto os filhos têm aulas à distância ou a usam a consola de jogos. Outras estarão a ver a temporada de uma série no tablet ou a conversar com a família através de uma videochamada.
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É igualmente provável que, em certos dias, note maior lentidão na internet. Por exemplo, sente que demora mais tempo a enviar os trabalhos de casa das crianças ou a descarregar aqueles ficheiros de que precisa para continuar a trabalhar.
Pense na internet como uma estrada que, em muitas ocasiões pode ter horas de ponta. Ou seja com maior volume de trefego. Quanto mais carros estiverem a tentar circular ao mesmo tempo, mais lenta é a marcha.
O “pára-arranca” e os engarrafamentos tornam-se mais frequentes em determinadas alturas. Numa altura em que milhões de pessoas estão a usar as mesmas vias, pode ocorrer lentidão acrescida nos acessos.
O mesmo acontece em sua casa. Se três ou quatro pessoas estiverem a usar a internet simultaneamente é muito provável que o serviço fique mais lento ou tenha algumas quebras, mesmo que pontuais.
O streaming não funciona? Pode ser por imposição legal
Há dias em que não consegue ver aquela série nem jogar online com os seus amigos? A explicação pode estar na legislação que limita os serviços não prioritários de comunicações e em vigor, desde 15 de fevereiro.
No âmbito de estado de emergência, o Governo determina que as operadoras devem dar prioridade à continuidade da prestação dos serviços críticos. Podem, por isso, limitar ou inibir determinadas funcionalidades como o videoclube, plataformas de vídeo, restart TV e o acesso a serviços de videojogos online, assim como a ligações ponto-a-ponto (P2P).
Entre os serviços prioritários estão, por exemplo, voz e SMS, o acesso a serviços de emergência, a distribuição de sinais de televisão linear e TDT.
Entidades governamentais, como o SNS, a Proteção Civil ou o Ministério da Educação e serviços públicos como a Segurança Social são considerados clientes prioritários. Isto é, devem ter mais qualidade no serviço prestado pelas operadoras. Caso existam avarias, serão os primeiros a receber assistência técnica.
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Dicas para evitar a sobrecarga de acessos online
Os problemas reportados durante o primeiro confinamento levaram a que as operadoras tomassem medidas para lidar com a sobrecarga de acessos online.
No entanto, pode experimentar alguns pequenos truques para que a sua navegação online seja mais rápida e tranquila.
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1. Evitar as “horas de ponta”
Tal como sai de casa mais cedo para escapar aos engarrafamentos, também deve evitar as “horas de ponta” no acesso à internet, sobretudo se não o fizer para trabalhar ou estudar.
Evite os jogos online e binge watching (acesso excessivo) nos horários de pico, isto é, quando a maioria das pessoas está a usar a internet.
Se possível, opte também por fazer os downloads de ficheiros mais pesados durante a noite, já que consegue ter mais rapidez no acesso. O horário entre as oito da noite e as oito da manhã é também o mais indicado para efetuar as atualizações de software nos seus dispositivos eletrónicos.
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2. Descarregar antes de usar
Sempre que possível, opte por descarregar as músicas e os vídeos em vez de usar o streaming. Assim, pode ouvir e ver offline, isto é, sem recorrer à internet para ter acesso a esses ficheiros.
3. Menos é mais
Quanto menor for a dimensão dos ficheiros, mais rapidamente os descarrega ou visualiza. Tente enviar imagens, vídeos ou apresentações em formatos com menos resolução ou recorrendo a programas que fazem a sua compressão. Redimensionar imagens ou recorrer a plataformas como o Wetransferpoupa tempo e torna os envios mais fáceis.
Os conteúdos em alta definição (por exemplo HD, Full HD, 4K ou Ultra HD) também tornam a internet mais lenta. Por isso, e se não for absolutamente necessário, evite-os, sobretudo nas horas de maior tráfego.
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4. Usar o cabo
É um acessório quase esquecido, mas que pode ser útil naqueles momentos em que desespera devido à lentidão da internet ou em que não quer correr o risco de falhar ao enviar um documento.
Recorrer ao cabo para ligar o seu equipamento ao router vai fazer com que a sua internet fique bastante mais rápida. Aliás, esta é a forma usada pelas operadoras para medir a velocidade da internet.
Como medir a velocidade da internet?
Tem dúvidas sobre se a velocidade que contratou é aquela de que está efetivamente a usufruir? Acha que está a pagar demasiado, tendo em conta que não consegue usar a internet da forma que precisa?
A ANACOM disponibiliza uma ferramenta gratuita para que possa testar a velocidade da sua ligação à internet. O NET.mede ajuda a comparar a velocidade obtida com a velocidade máxima que contratou. Se descarregar a app poderá ficar com um histórico da velocidade registada em diferentes ocasiões.
São medidos indicadores como a velocidade de download, de upload e de latência, ou seja, o tempo que os dados levam a ir do seu computador até ao servidor e voltar. A latência mede-se em milissegundos e, quanto mais baixa for, melhor é a qualidade.
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5. Mudar o local do router
Se o router estiver numa zona da casa e tentar o Wi-fi na zona oposta ou no andar de cima, é provável que sinta mais dificuldade para ver, por exemplo, um vídeo ou as fotografias que lhe enviaram por WhatsApp.
Quanto mais longe se encontrar, pior será a qualidade da internet. Para ter uma melhor receção deverá escolher um local mais central e longe de outros equipamentos eletrónicos.
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6. Mais voz, menos vídeo
As videochamadas e as reuniões por Zoom generalizaram-se com a pandemia, mas a verdade é que nem sempre é necessário usar o vídeo neste tipo de comunicação.
Numa altura em que existe sobrecarga nos acessos online, o melhor será optar apenas por chamadas de voz, de preferência usando o telefone fixo.
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7. Desligar e voltar a ligar
O truque é antigo, mas se os informáticos o utilizam, é porque funciona. Se a internet está lenta, experimente desligar e voltar a ligar o seu router. Muitas vezes isto é o suficiente, já que, ao reiniciar, o equipamento vai procurar o melhor canal para enviar o sinal Wi-fi.
Como mudar o canal do router?
Pode tentar mudar o canal de forma manual, procurando um que esteja menos sobrecarregado.
- Se for cliente MEO/Altice, poderá fazê-lo recorrendo à aplicação MEO Smart WiFi:
Configuração Wi-Fi » Redes 2,4 GHz ou Redes 5 GHz »Definições » Canal » Editar » Selecionar um canal ou escolher Auto para seleção automática » Confirmar.
- Para clientes NOS com Power Router, a alteração é feita na aplicação NOS NET:
Carregar nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo » escolher wi-fi » Monitorização de rede » escolher a banda » Otimizar Wi-fi. A seleção do melhor canal é feita automaticamente pelo router.
- Se estiver a usar um Smart Router da Vodafone use a aplicação SmartRouter:
Clicar no centro do ecrã e aceder às configurações do Wi-fi » escolher a banda 2,4 GHz ou 5 GHz » Selecionar canal » escolher um ou Canal Automático para seleção automática.
Tome Nota:
Se o seu router tiver duas bandas (2,4 GHz e 5 GHz), será preferível usar a de 5 GHz, porque é menos congestionada e tem mais canais disponíveis.
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