As vantagens da digitalização para as PME foram reforçadas pela pandemia. Estar online é essencial para vencer no contexto atual.
Se dúvidas existissem quanto às vantagens da digitalização para as PME, teriam sido dissipadas pela pandemia e pela necessidade transversal de recorrer à internet para adquirir produtos e serviços ou para resolver questões burocráticas.
O estudo 100 Dias de Pandemia – Retrato das Alterações nos Hábitos de Consumo dos Portugueses, divulgado pela SIBS no final de junho de 2020, confirma, com dados, uma perceção que era generalizada. Durante o confinamento, registou-se uma quebra de cerca de 50% nas compras físicas em relação aos meses de janeiro e fevereiro.
No que diz respeito às compras online, a queda foi bastante menor, apenas 17%. De acordo com este estudo “o peso do e-commerce no total de compras passou de 9%, no período antes da pandemia, para 14% no período de maior confinamento e situa-se agora nos 11%”.
Ou seja, o comércio digital tende a aumentar e a presença online já não se pode limitar a um site, terá de incluir formas que permitam adquirir produtos e serviços e agilizar o atendimento ao cliente, inclusive no que diz respeito a aspetos burocráticos e documentação, além da digitalização de processos capazes de agilizar e otimizar o desenvolvimento do negócio.
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Economia digital: expectativa e realidade
Ainda antes da pandemia, e da crescente necessidade de implantação de tecnologias digitais, um artigo assinado por Maria José Sousa, investigadora da Universidade Europeia, com o titulo Investigação Recente e Tendências na Economia Digital para o GEE – Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia, referia os impacte da utilização da tecnologia.
Entre eles estavam, por exemplo, a redução dos custos do trabalho, a maior flexibilidade e redução do tempo de entrega de produtos no mercado, crescimento da produtividade ou mais segurança, por exemplo, em tarefas perigosas ou intervenções cirúrgicas.
“As competências digitais irão moldar o futuro da humanidade e terão impacto nas sociedades, organizações e pessoas. Os sistemas de educação-aprendizagem precisam ser repensados para responder às necessidades que decorrem deste contexto e da constante mudança promovida pelo avanço tecnológico e que está constantemente a redefinir as economias”, concluía a especialista.
No entanto, apesar das vantagens da digitalização para as PME serem óbvias, as empresas nacionais sentem ainda dificuldades em avançar para a implementação deste modelo.
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O EstudoEconomia Digital em Portugal-2019 - Resumo do Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital em Portugal, realizado pela ACEPI/IDC – 2019, mostrava que as empresas conheciam os benefícios. A inovação, a fidelização de clientes, o aumento de receitas e melhorias ao nível da visibilidade e reputação estavam entre as principais vantagens referidas.
No entanto, as empresas elencavam também várias dificuldades que as impediam de dar o passo seguinte:
- 64% afirmavam não ter as pessoas necessárias;
- 62% referiam os custos elevados;
- 41% não tinham prioridades definidas;
- 36% reconheciam falta de conhecimentos sobre novas tecnologias;
- 14% referiam não ter aprovação interna.
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Vantagens da digitalização
A rápida evolução das tecnologias digitais e a mudança disruptiva do comportamento dos consumidores tornam a digitalização uma tendência inevitável para as empresas sobreviverem e crescerem nos próximos anos. Por isso, quanto mais cedo, a sua empresa iniciar o processo de transformação digital, melhor.
A transformação digital das PME é um fator fundamental para a competitividade empresarial. Entre as outras vantagens da digitalização, destacam-se:
- Processos mais eficientes;
- Possibilidade de criar novos modelos de negócio;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade e da receita;
- Capacidade de dar uma resposta mais rápida às mudanças e novas demandas do mercado;
- Maior controlo sobre o negócio;
- Mais visibilidade dos resultados, permitindo assim uma mais rápida reação;
- Mais proximidade com o cliente e possibilidade de personalização do atendimento.
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Iniciativas para investir na digitalização
Terá a Covid-19 acelerado este processo e alterado a perceção da importância da digitalização para a vida das empresas? Certamente que quem não tinha, até ao primeiro trimestre do ano, uma presença online e um braço estratégico do negócio orientado para o digital sentiu, durante a pandemia, um revés forte.
Agora que a economia procura recuperar, é também importante que as empresas possam dar o passo rumo à digitalização, embora muitas não saibam ainda como fazê-lo.
Identificadas as dificuldades das empresas, e sendo inegável a importância da digitalização para as PME, a etapa seguinte passa por tornar esta implementação de tecnologia mais acessível.
A ACEPI – Associação da Economia Digital, divulgou recentemente um conjunto de medidas destinadas a promover a digitalização de mais de 50 mil empresas. O programa ComércioDigital.pt inclui uma série de iniciativas, como a oferta de vouchers ou webinars, além guias com tutoriais e dicas práticas.
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Academia de Comércio Digital
Um dos recursos disponibilizados pela ACEPI no âmbito deste programa é a Academia de Comércio Digital.
Sendo a falta de conhecimentos sobre tecnologias um obstáculo à digitalização, a formação, sobretudo à distância, é importante para que os empresários e colaboradores possam, a qualquer momento, aprender ou atualizar conhecimentos sobre estes temas.
Os conteúdos da Academia Digital são disponibilizados em vídeo, existindo também outras ferramentas de apoio, como estudos ou questionários e centram-se em sete vertentes:
- Diagnóstico e Plano de Comércio Digital;
- Registo do Domínio e Contas de Email;
- Criação do Website;
- Marketing Digital – Redes Sociais;
- Marketing Digital – Anúncios Digitais;
- Plataformas Agregadoras de Venda Online;
- Loja Online.
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Webinars
Para aprofundar conhecimentos, perceber conceitos, acompanhar as mais recentes tendências ou para ter o primeiro contacto com os vários aspetos da digitalização é importante ouvir especialistas nestes temas.
Os webinars promovidos pela ACEPI são gratuitos, bastando fazer uma inscrição para poder aceder a estes seminários. Se perdeu um deles ou se só agora soube da existência desta ferramenta pode, através do site, rever os webinars já realizados.
Além da ACEPI, há outras associações empresariais que promovem formações online sobre estes temas. Por exemplo, a AIP- Associação Industrial Portuguesa ou aANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) têm em agenda formações nesta área. As associações setoriais e locais estão também a reforçar ações de formação relacionadas com a economia digital.
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Linha telefónica
Por vezes, até para quem já tem alguns conhecimentos na área, é necessária uma pequena ajuda para perceber como usar alguns recursos digitais. A linha telefónica gratuita (800 100 236) disponibilizada pela ACEPI esclarece as dúvidas dos comerciantes, seja qual for o seu nível de competências digitais.
Selo Confio.pt
Quem já possui presença online, nomeadamente através de uma loja, sabe que é importante ter a confiança dos consumidores para que o seu projeto seja bem-sucedido. O Selo Confio resulta de uma parceria entre a ACEPI, a Deco e a Associação DNS.PT (.PT) e certifica a credibilidade, transparência e responsabilidade das empresas - dando garantias de segurança aos compradores.
O processo de atribuição está mais acessível. Além de ser mais simples, está isenta da taxa de submissão da candidatura e, até 31 de dezembro, do pagamento da concessão anual do selo. A adesão ao Confio.pt é feita online.
Voucher 3 em 1
Ainda no âmbito do programa Comércio Digital, as PME podem receber um voucher que permite o registo gratuito do domínio .pt, bem como o acesso a caixas de email e a ferramentas de construção e alojamento de websites.
Como aderir?
Visite o site Comércio Digital, clique em “Começar Já” e preencha o formulário de contacto.
Para conhecer os temas e as datas dos webinars, veja o calendário em Webinars. Na Academia do Comércio Digital vai encontrar conteúdos sobre comércio digital, incluindo lições em vídeo, apresentações, estudos e questionários.
Para receber ou ativar vouchers, visite a página Voucher 3 em 1.
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Apoios do PEES para modernizar o do comércio
No Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado em junho, o Governo incluiu uma série de medidas de apoio às empresas, abrangendo a componente da digitalização.
No âmbito do Comércio Digital, existe uma dotação de 40 milhões de euros, destinados ao setor do comércio, para que, principalmente as micro e pequenas empresas possam fazer a transição digital.
A medida pretende promover o comércio eletrónico apoiando a adesão a plataformas já existentes, a reformulação de sites que possuam cadeia logística ou sistemas de reservas e a criação de projetos, por parte de associações empresariais ou comerciais, associados a soluções logísticas descarbonizadas.
O objetivo é chegar a cerca de 10 mil empresas e 25 projetos conjuntos, com possibilidade de alargamento. Coordenado pelos ministérios do Trabalho, Planeamento e Ambiente, este apoio não foi ainda apresentado oficialmente.
Está também prevista a Mobilização do Fundo de Modernização do Comércio, que inclui a valorização da inovação, incentivando projetos-piloto que tenham como base soluções relacionadas com a digitalização avançada e a sustentabilidade ambiental.
O apoio, com uma dotação de 47 milhões de euros, é da responsabilidade do Ministério da Economia e Transição Digital. Não são ainda conhecidas as formas de acesso.
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Digitalização na indústria
O investimento na digitalização é igualmente importante para a indústria, já que permite aumentar a produtividade, reduzir custos e potenciar a inovação.
O IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, promove regularmente vários programas e iniciativas que procuram fomentar a implementação da economia digital.
O primeiro passo pode ser usar o Shift 4.0, uma ferramenta de autodiagnóstico para que as empresas, independentemente do seu setor ou dimensão, possam perceber qual o seu nível de maturidade digital.
A formação, através da Academia de PME, pode ser uma forma de suprir eventuais lacunas na área das tecnologias digitais.
Através do IAPMEI é igualmente possível conhecer a aceder a programas como Indústria 4.0, Capacitar i4.0 ou os Open Days i4.0, que apoiam as empresas – nomeadamente através de incentivos – na sua transição para a economia digital.
Os programas, formas de acesso e prazos de candidaturas estão disponíveis na página dos Sistemas de Incentivos e no Guia dos Sistemas de Incentivos à Economia Digital.
A COMPETE2020, iniciativa do Estado e instituição de referência na concessão de incentivos à competitividade e internacionalização, promove regularmente apoios direcionados para a digitalização, desenvolvimento e inovação. Pode acompanhar os avisos abertos através do site.
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