Em teletrabalho total ou parcial, com crianças ou não, quem está em casa pode gastar menos. Conheça algumas dicas para poupar dinheiro.
Ficar em casa é sinónimo de poupança? Ou, pelo contrário, pode correr o risco de aumentar as despesas? Numa altura em que muitas pessoas ainda estão em casa – em teletrabalho, a acompanhar os filhos cuja escola fechou ou em confinamento – é útil conhecer algumas dicas para poupar dinheiro durante esta fase.
Desde março que as rotinas diárias foram alteradas devido à Covid-19 e às medidas de contenção que foram adotadas para restringir o contágio.
Com escolas fechadas, adultos em teletrabalho, famílias confinadas e com grande parte do comércio e serviços fechados, as despesas também se alteraram.
Gastou-se menos combustível, mas consumiu-se mais eletricidade, mostram os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade revela que, em março, o consumo de eletricidade aumentou 13 GWh em relação a fevereiro. O Boletim do Mercado dos Combustíveis e GPL, divulgado pela mesma entidade em finais de abril, mostra, por outro lado, uma descida no consumo de combustíveis, que foi de 17,4 quilotoneladas (kton) na gasolina e 49,2 kton no gasóleo face ao período homólogo anterior.
Assim, como manter as despesas equilibradas quando se passa mais tempo em casa? E como evitar que, caso exista uma nova vaga da pandemia que obrigue a novo confinamento, os gastos voltem a subir?
Conheça algumas dicas para poupar dinheiro quando está em casa e durante os próximos meses.
Leia também:As sete sugestões para a vida financeira durante a pandemia
1. Dicas para poupar dinheiro na alimentação
Estar em casa implica gastar menos em refeições fora, mas significa também mais despesa no supermercado. As crianças, que costumavam almoçar e lanchar na escola, estão agora em casa, assim como outros elementos da família.
As despesas com a alimentação podem ser reduzidas se existir um planeamento adequado das ementas semanais, evitando não só as compras em excesso, mas também o recurso ao take away por falta de tempo para cozinhar ou para ir ao supermercado.
Ao planear as refeições terá, também, uma lista de compras mais rigorosa, que ajuda a evitar comprar o que não precisa e gastar mais do que é necessário. O planeamento das refeições permite, ainda, aproveitar sobras para fazer outras refeições: por exemplo, um frango assado pode servir para preparar uma salada, os legumes cozidos podem ser aproveitados para a sopa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, em março, um conjunto de orientações na área da alimentação, com conselhos bastante práticos para a elaboração de listas de compras e para manter hábitos saudáveis. Conheça o guia da DGS para uma alimentação saudável em casa.
Leia também: Como poupam os portugueses
2. Como poupar em eletricidade
Ter a família em casa significa que o fogão é usado mais vezes, que os computadores, a televisão e a iluminação estão quase sempre ligados e que, no final do mês, a conta da eletricidade e do gás vai ser certamente maior.
Mesmo em casa é possível poupar dinheiro nesta categoria de despesas. Há que redobrar a atenção em relação a candeeiros acesos quando uma divisão está vazia ou a equipamentos em stand-by. São pequenos gestos que ganham ainda mais importância nesta fase.
Aproveite ao máximo a luz natural, optando por trabalhar mais perto da janela e, em vez de recorrer ao ar condicionado, deixe entrar o ar exterior, contribuindo assim para que as divisões sejam devidamente ventiladas.
Se tem tarifa bi-horária ou tri-horária, concentre a utilização dos eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa e louça nas horas de vazio, ou seja, quando se paga menos.
Se entende que está a pagar demais pela eletricidade ou pelo gás, recorra ao simulador de preços de energia da ERSE para comparar os preços da eletricidade e do gás natural nos diversos fornecedores.
Se encontrar uma tarifa mais favorável e quiser mudar de operador, também está disponível, no portal da ERSE, informação sobre como mudar.
Leia também: Esteve ausente e as faturas da luz e água aumentaram? Como atuar?
3. Como gastar menos em comunicações
A pandemia fez também aumentar o tempo passado online ou ao telefone. As reuniões com os colegas de trabalho, as aulas dos mais pequenos, as videochamadas para falar com os avós ou os telefonemas para saber como estão os amigos aumentaram o consumo de dados móveis e de minutos nas chamadas.
Se o seu pacote de telecomunicações tem um limite de dados ou de minutos, uma das melhores dicas para poupar dinheiro é garantir que este plafond não é ultrapassado.
Se chegou à conclusão que este sistema não é favorável, o melhor será encontrar um tarifário mais vantajoso. No site da ANACOM pode simular tarifários e perceber se existe uma opção que lhe permita poupar dinheiro.
Já que está a analisar o seu pacote de telecomunicações e até a ponderar mudar de operador, pode aproveitar para testar a velocidade da internet para perceber se está mais lenta do que é suposto e se tem a velocidade mais adequada às suas necessidades.
Leia também: Mudar de operador ade telecomunicações?
4. Poupar em combustíveis e transportes
Se esteve em casa provavelmente sentiu, durante os últimos meses, um alívio nas despesas com combustível e transportes, uma vez que as deslocações foram reduzidas ao mínimo.
Caso se mantenha em teletrabalho ou continue em casa a acompanhar os seus filhos, pode aproveitar para criar uma poupança com o dinheiro que não gastou a viajar para o emprego ou a transportar as crianças para a escola e para as suas diversas atividades.
Pode não ser um valor muito alto, mas qualquer poupança é significativa e este dinheiro que colocou de lado pode ser útil para fazer face a outras despesas. Note que existem despesas como as associadas aos seguros que podem beneficiar de pequenas ajudas - muito convenientes neste momento.
O seguro do carro pode ser uma despesa a rever em baixa, de acordo com o Decreto-lei nº20-F/2020. Descubra de que maneira no artigo que sugerimos abaixo
Leia também: O que mudou nos seguro em dez passos
5. Juntar tudo o que não gastou
Menos jantares fora, uma redução no número de vezes que foi ao cabeleireiro, a mensalidade do ginásio que foi suspensa, a festa de aniversário do seu filho que teve de ser feita em casa e com poucas pessoas. Na verdade, a Covid-19 restringiu tanto as opções para gastar dinheiro que é provável que tenha poupado em pelo menos uma destas áreas.
Faça as contas ao que não gastou e, se a sua situação financeira o permitir, junte esse dinheiro e abra ou reforce uma conta poupança.
Leia também: Sabe aplicar as suas poupanças?
6. Aproveitar saldos e promoções
Como as lojas físicas estiveram encerradas - o que implicou não só uma forte redução da faturação, mas também mais dificuldades para escoar o stock -, foi autorizado um regime excecional para saldos e promoções.
Ou seja, as reduções de preços aplicadas em maio e junho não contam para o limite de 124 dias anuais em que tal é permitido.
Na prática, isto significa que existem mais oportunidades para poupar, aproveitando estes saldos e promoções para comprar artigos de que precisa, mas a um valor mais baixo.
Leia também: Época de saldos: fique a par dos seus direitos
7. Poupar em férias e atividades de lazer
Outra forma de economizar será a planificação das férias. O ano de 2020 não é o melhor para uma viagem de sonho a um destino exótico. A boa notícia é que adiar este sonho e optar por ficar em Portugal representa uma enorme poupança no orçamento familiar e uma excelente oportunidade para conhecer melhor a paisagem, a cultura e a gastronomia de outras regiões do País.
A pandemia alterou muitos hábitos e inclusive fez com que muitas pessoas acabassem por gastar menos dinheiro. Das refeições feitas em casa, ao exercício praticado através de aulas online, foram muitas as formas encontradas para ultrapassar a impossibilidade de sair e que representaram, muitas vezes, um acréscimo de poupança.
Se pensar em tudo o que mudou durante a fase mais crítica da pandemia – e que pode ser algo tão simples como tomar café em casa – encontrará certamente um hábito adquirido que pode manter e que lhe permite poupar dinheiro.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
E por falar em poupança, a Caixa disponibiliza um conjunto diversificado de soluções de poupança que o podem ajudar a gerir o dinheiro que conseguir pôr de parte. Além do seu aconselhador de poupança, pode ainda contar com alternativas para salvaguardar aforro e o futuro, em caso de potenciais dificuldades de liquidez, como a que vivemos neste momento.
Leia também:
- Já posso viajar? As principais medidas em tempos de pandemia
- Investir na bolsa: como começar e executar
- Teletrabalho: um balanço para o futuro