Escolher uma imobiliaria

Como escolher a sua imobiliária em 10 passos?

Casa e Família

Comprar ou vender uma casa através de uma imobiliária obriga-o ao primeiro passo de saber escolhê-la. Explicamos tudo em 10 passos. 07-12-2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Escolher uma imobiliária capaz de responder ao que precisa para vender ou comprar uma casa  pode ser determinante para que essa decisão aconteça com êxito, sem contratempos e sobretudo sem lhe trazer mais maçada do que se tivesse optado por fazer o negócio sem recorrer ao serviço de uma imobiliária.

Este serviço de intermediação tem vários benefícios mas, é importante encontrar o  interlocutor mais capaz para conseguir o que pretende.  Ou seja, sendo uma alternativa para se poupar a trabalhos, é importante que quando optar por comprar ou vender casa através destas entidades especializadas consiga mesmo libertar-se de inconvenientes.

 

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10 critérios para saber escolher uma imobiliária

  • Comece por informar-se sobre as opções que o mercado lhe oferece. Fale com pessoas conhecidas, pergunte e investigue porque experiências anteriores podem dar-lhe boas dicas sobre o desempenho destas entidades de intermediação. Mais do que nomes sonantes de mercado, procure pela experiência de anteriores clientes;
  • Os relatos que obtiver podem dar-lhe uma noção muito próxima daquela que será a sua experiência de cliente - como vendedor ou como comprador de um imóvel. Se conseguir testemunhos abonatórios, há fortes possibilidades de poder vir a ser essa também a sua experiência;
  • Identifique um pequeno grupo de potenciais empresas a contratar e tente obter mais detalhes sobre metodologias, e abordagens, conhecimento de mercado, técnicas de venda e comunicação. Faça-o de modo objetivo e padronizado;

 

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  • Assegure que a sua agência domina o mercado imobiliário da zona que lhe interessa, possui boas alternativas de compra e acede aos canais certos para colocação de um  imóvel no mercado. Ou seja, tenha uma boa estrutura, escala de atuação e recursos;
  • A agência que escolher deve também dominar as novas técnicas de comunicação e divulgação do imóvel. Há que perceber de que modo o seu espaço será divulgado e mais uma vez, em que canais. Lembre-se que hoje em dia os canais digitais dominam a as pesquisas por casas novas;

 

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  • Procure ainda saber de que modo a sua casa será exposta no mercado. Ou seja, com que técnicas gráficas e visuais, com recurso ao home staging, à possibilidade de  visual tour; recurso a fotografias 3D ou 360º, entre outros;
  • Assegure-se dos procedimentos de intermediação e de qual o apoio a obter do ponto de vista legal, financeiro, administrativo e contratual, assim como de gestão e relacionamento com potenciais interessados no imóvel (caso se apresente como vendedor de uma casa). Existem muitos detalhes associados à venda de uma casa que podem pesar no seu tempo. Por exemplo, gestão de visitas, sua contabilização, certificação energética, registos e notariado, entre outros;

 

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  • Procure informação precisa sobre honorários, taxas e custos de serviço. Exija um contrato de intermediação onde estes detalhes possam ser clarificados. Exija total transparência de todos os níveis de serviço associado à compra ou venda da casa;   
  • Obtenha informação sobre a estratégia de preços com que o imóvel será colocado no mercado. Atenção a uma subvalorização do imóvel assim como a valores muito acima da média. Tente perceber qual será a abordagem de modo antecipado;
  • Por último, lembre-se que por detrás de uma empresa, nomeadamente de intermediação imobiliária, está sempre uma equipa com pessoas, de quem deve sempre exigir um acompanhamento humano e próximo das suas reais necessidades. Isso exige flexibilidade e capacidade de adaptação.

 

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