postos de carregamento

Mobilidade elétrica: como e onde carregar o carro na rua?

Mobilidade

Os postos de carregamento para carros elétricos podem parecer-lhe ainda escassos mas, existem cada vez mais opções e modalidades. 27-01-2022

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Saiba como pode carregar o seu carro elétrico na rua, quais os postos públicos e preços para os utilizar.

Comprou um carro elétrico? Saiba que são cada vez mais os postos onde pode carregar o seu carro na rua, com total segurança e rapidez. A crescente modernização dos postos tem sido acompanhada do aumento da potência de carregamento e da rapidez desta operação.

De seguida explicamos-lhe como pode carregar o seu carro na rua, quais os tempos médios de carregamento, os custos associados e um conjunto de outras informações para que possa proceder à carga do seu veículo elétrico sem qualquer preocupação adicional.

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Onde posso carregar o meu veículo fora de casa?

Pode usar os postos da Rede de Mobilidade Elétrica (Rede Mobi.E). Atualmente a rede conta com mais de 2 200 postos espalhados por todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira.

A maior parte destes postos fica em espaços de acesso público, como locais de estacionamento (na rua ou em parques), supermercados, áreas de serviço ou hospitais. Existem ainda postos de acesso privativo, por exemplo em hotéis, restaurantes e empresas, para uso dos clientes e funcionários.

Para utilizar um posto da rede pública é necessário fazer um contrato com um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e utilizar o cartão ou a app que este lhe disponibilizar. Pode consultar a lista dos CEME existentes no portal da Mobi.E.

Tome Nota:

O carregamento do seu veículo elétrico também pode ser feito em casa. Descubra como e quais os cuidados a ter neste artigo do Saldo Positivo.

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Que tipo de postos existem?

Existem dois grandes tipos de postos de carregamento: os normais e os rápidos. Têm características diferentes e por isso também velocidades de carregamento distintas. Tome nota, no entanto, que quanto mais rápido, mais caro ficará.

Postos normais

A generalidade dos postos em Portugal são de carregamento normal. Estes postos têm potências de carregamento entre os 3,7 quilowatts (kW) e os 22 kW.

A corrente disponibilizada é alternada, ao passo que os veículos elétricos trabalham com corrente contínua, o que obriga o conversor interno do carro a fazer essa transformação.

Isto significa que, dependendo do conversor do seu veículo e da potência do posto, pode demorar até cinco horas para carregar o suficiente para consumir em 100 km de viagem.

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Postos rápidos

Nos postos de carregamento rápido, com uma potência entre 22 kW e 50 kW, o tempo de carregamento para 100 km pode ser entre 45 e 20 minutos. Os de maior potência, entre os 100 kW e 150 kW, têm um tempo de carregamento na ordem dos 10 minutos.

Depois há os postos ultra-rápidos. Estes postos têm potências que variam entre os 160 kW e os 350 kW e, em condições ideais, permitem carregar 100 km em apenas cinco minutos.

Além de terem potências superiores, os postos de carregamento rápido funcionam com corrente contínua, tal como os veículos elétricos. Isto permite-lhes carregar num espaço de tempo bastante mais reduzido. Neste caso, a potência máxima e o tempo de carregamento vão depender não do conversor interno do carro, cuja intervenção não é necessária, mas da capacidade da bateria e da potência do posto.

Tome Nota:

A localização dos postos de carregamento pode ser consultada nomapa da rede Mobi.E. Aí, pode filtrar a pesquisa por concelho, por operador, por tipo de carregamento (normal ou rápido) e por tipo de tomada.

Tipos de tomadas disponíveis nos postos de carregamento

Ao chegar ao posto de carregamento, deve escolher a tomada compatível com o seu veículo elétrico. Nos postos de carregamento normal, encontra dois tipos de tomadas. A de tipo 1 (tomada azul) e a tipo 2 (Mennekes). Nos postos de carregamento rápido, existem normalmente dois cabos com diferentes formatos de fichas.

Um com a conexão CHAdeMO e outro com a conexão CCS Combo. Ambos utilizados para carregar em corrente contínua. Em muitos casos, existe ainda uma tomada do Tipo 2 (Mennekes), que permite fazer carregamentos em corrente alternada. Pode consultar as ilustrações de cada tipo de tomada nesta página do site da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

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Que postos de carregamento posso usar?

Pode usar qualquer posto de carregamento público, mas convém ter em atenção as especificidades técnicas do seu veículo e do posto de carregamento.

Procure adequar a potência máxima do posto escolhido à potência máxima que o seu carro consegue receber, tendo em conta que a potência de carga que prevalece é sempre a mais baixa. Ao procurar por um posto no mapa da rede Mobi.e, ou outra aplicação que use para o efeito, encontra a indicação da potência de cada posto.

Esta otimização entre as duas potências de carregamento é fundamental para que não demore mais tempo do que o necessário, nem gaste mais dinheiro no carregamento do que aquele que precisa.

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Quanto pode custar carregar o meu carro elétrico na rua?

O custo de carregamento na rede pública está dependente de três componentes:

  1. O custo da energia consumida para carregar o veículo (que depende do comercializador com quem fez contrato);
  2. A tarifa de utilização do ponto de carregamento (que depende do operador do posto e, muitas vezes, tem em conta o tempo de carregamento);
  3. As taxas e impostos, nomeadamente o Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica (IEC) e o IVA.

 

A título de exemplo, o custo de carregamento num posto rápido (50kW) operado pela EDP Comercial, tendo em conta um consumo de 15 quilowatts/hora (kWh) para 100 km de autonomia, é de 6,37 €. Num posto normal, custa 5,88 €, segundo a informação veiculada pela empresa no seu site.

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É seguro carregar o carro na rua?

Os postos de carregamento públicos estão preparados para que carregue o seu veículo elétrico em total segurança e sem receio de a energia que está a pagar ser utilizada para carregar outra viatura.

Os postos estão equipados com um sistema de bloqueio do cabo de carregamento. O que significa que não é possível retirar o cabo sem que o utilizador faça logout, passando o cartão CEME. Deste modo, pode, por exemplo, ir às compras, almoçar ou trabalhar enquanto a sua viatura fica a carregar.

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