Será que os carros elétricos têm custos de manutenção superiores aos de combustão? Saiba qual é a alternativa mais económica.
Com a atual conjuntura das políticas ambientais europeias, a mobilidade elétrica tornou-se uma tendência quase incontornável no mercado de automóveis.
Depois dos países nórdicos, Portugal é o país europeu com maior crescimento na venda de veículos elétricos. As vantagens deste tipo de veículo são muitas mas, em termos financeiros - e sobretudo por causa do seu custo de compra -, os seus benefícios ainda não são totalmente percetíveis.
A nível ambiental sabemos que os veículos eletrificados apresentam muitos avanços. Mas, e a nível de custos, nomeadamente de manutenção? Será que a manutenção de um carro elétrico é mais barata ou mais cara que a de um veículo convencional? É exatamente isso que vamos tentar compreender ao longo deste artigo.
Embora existam veículos eletrificados com diferentes tecnologias, neste artigo iremos comparar os carros movidos a combustíveis fósseis com os 100% elétricos.
- Veículos com motor movidos a combustão - ICE (Internal Combustion Engine): são os veículos convencionais, movidos exclusivamente por um motor de combustão interna (Otto ou Diesel – Gasolina ou Gasóleo).
- Veículos elétricos (EV - Electric Vehicle) - veículos que não têm qualquer motor a combustão, têm apenas o motor elétrico. Por esse motivo, é apenas consumida energia elétrica e não são emitidos gases poluentes.
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Diferenças entre o veículo elétrico e o de combustão
Um veículo elétrico (EV) possui um motor elétrico alimentado por energia elétrica armazenada em baterias. Um carro convencional utiliza um motor de combustão que funciona através de combustíveis fósseis. Esta é a diferença mais percetível.
Os carros elétricos devem ter as suas baterias carregadas em casa através, de tomadas domésticas ou de uma wallbox, ou nos postos de carregamento públicos ou privados. O carro a combustão é abastecido num posto de abastecimento de combustíveis.
Ao contrário dos veículos tradicionais, um EV não produz emissões de CO2 enquanto circula. O motor elétrico é silencioso e algumas peças a que estamos habituados nos carros convencionais, simplesmente não existem nos EV.
Dessa forma, a manutenção dos automóveis elétricos é completamente distinta da realizada nos veículos tradicionais.
Carro elétrico versus carro a combustão - Comparação tecnológica
Aspetos | Carros a combustão | Carros 100% elétricos |
---|---|---|
Tipo de motor | combustão | elétrico |
Energia utilizada | gasolina, diesel, gás | eletricidade |
Ruído considerável | sim | não |
Emissões CO2 | sim | não |
Autonomia | De 500 km até mais de 800 km. A autonomia varia com o consumo, capacidade do depósito, estilo de condução e outros. |
De 200 km até 610 km.
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Abastecimento | Rede ampla. Demora minutos a abastecer e ganha autonomia instantaneamente. |
Rede em expansão. Bateria reabastecidacom regularidade.
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Incentivos e benefícios fiscais
Há vários incentivos fiscais associados à compra de veículos elétricos. Através do Fundo Ambiental, o Estado promove um incentivo para a aquisição de veículos elétricos, atribuindo três mil euros a particulares e dois mil duzentos e cinquenta euros a empresas.
Em 2019, o benefício teve dotação orçamental total de três milhões de euros e em 2020, o Fundo Ambiental prevê a atribuição de um incentivo de quatro milhões. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem apresentar uma candidatura online e aguardar pela sua validação e aceitação (sujeitas ao valor máximo estipulado). As candidaturas para este ano ainda não estão abertas.
Apoio máximo por candidatura
Tipo de veículo | Pessoas Singulares | Pessoas Coletivas |
---|---|---|
Veículos Ligeiros com valor máximo de 62.500€ | 3.000€. Limite de 1 incentivo por candidato | 2.250€. Limite de 4 incentivos por candidato |
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Benefícios fiscais para a compra de carros elétricos
Existem outros benefícios em comprar um carro 100% elétrico que ajudam a compensar o investimento inicial:
- Dedução do valor do IVA da aquisição de veículos elétricos para as empresas;
- Isenção do ISV - Imposto Sobre Veículos;
- Isenção de IUC - Imposto único de circulação;
- Redução ou isenção dos custos de parqueamento em algumas cidades.
Estes são benefícios fiscais facilmente quantificáveis na compra de um carro elétrico. Obviamente que há outras vantagens financeiras associadas à compra deste tipo de veículos que vamos explicar-lhe posteriormente.
Custos associados aos automóveis
Apesar do custo inicial do carro elétrico ser superior, a verdade é que ao fim de algum tempo, pode, facilmente, recuperar a diferença investida (a menos que percorra poucos quilómetros).Esta é uma questão muito semelhante à existente entre os carros movidos a diesel e a gasolina.
Os carros a diesel têm um custo inicial e de manutenção superior aos carros a gasolina. No entanto, o custo do combustível é inferior e, em alguns casos, isto é o suficiente para compensar o montante investido.
Nos próximos pontos comparamos os custos nos diversos tipos de carro.
Custo inicial
Quando se comparam dois carros com características semelhantes e que são destinados ao mesmo segmento, atualmente, o custo de um carro elétrico é quase o dobro do custo de um carro convencional. O carro 100% elétrico mais barato no mercado português custa cerca de 32 mil euros. Compara com 17 mil euros no equivalente a combustão.
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Custo de manutenção
Quando se decide comprar um carro, a manutenção é um fator a ter em conta. Este custo pode tornar-se uma dor de cabeça.
Sendo diferentes de marca para marca, dentro das marcas, estes custos de manutenção variam em função de fatores como:
- preço da mão de obra de cada fabricante;
- custo dos componentes;
- tipo de componentes utilizados;
- desgaste de cada carro e dos seus componentes;
- construção do próprio carro (pode levar a maior volume de serviços na manutenção).
Geralmente, os carros movidos a combustão precisam de uma revisão ao fim de percorrer 15 mil quilómetros. Os 15 mil quilómetros são uma recomendação para avaliar alguns componentes de desgaste mais rápido, como óleo de motor, pastilhas de travão e outros.
Nos motores dos carros a combustão existem várias peças “móveis” que nos motores elétricos não existem. Além disso, os carros movidos a combustíveis fósseis necessitam de outras peças e componentes que, mais cedo ou mais tarde, precisam de manutenção.
Neste aspeto, a construção e funcionamento de um carro elétrico exige menos componentes. Podemos dizer que é um motor “mais simples” e com uma manutenção mais barata e mais espaçada (como pode consultar, a título de exemplo, no manual da Tesla. pág. 188).
Componentes que existem e exigem manutenção nos dois tipos de carro:
Componente | Carro a combustão | Carro elétrico |
---|---|---|
Óleo do motor | ✓ | ☓ |
Filtro do óleo | ✓ | ☓ |
Filtro de ar | ✓ | ☓ |
Filtro de combustível | ✓ | ☓ |
Filtro de ar do habitáculo | ✓ | ✓ |
Correias de distribuição | ✓ | ☓ |
Velas | ✓ | ☓ |
Radiador | ✓ | ✓ |
Pastilhas do travão | ✓ | ✓ |
Pneus | ✓ | ✓ |
De uma maneira geral, podemos concluir que o investimento em manutenção é superior nos carros a combustão. Além disto, o desgaste nas pastilhas de travão, que são partilhadas pelos dois tipos de veículo, é superior nos carros a combustão.
De forma resumida, isto acontece porque as travagens “suaves” de um veículo elétrico são realizadas através de uma forma regenerativa.
Aqui há um menor envolvimento dos travões e dos seus componentes, reduzindo significativamente o seu desgaste e gerando energia para o carro. Só em caso de travagens “bruscas” ou de emergência é que o veículo utiliza os travões tradicionais. Ou seja, os travões dos carros elétricos não precisam de uma manutenção tão constante como os travões dos carros a combustão.
Tome Nota:
A manutenção de um carro elétrico tem um custo inferior a um carro a combustão. Isto porque não tem tantos componentes móveis e o desgaste de algumas peças é inferior.
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Custo das baterias
O custo de substituição das baterias é um dos fatores que “assusta” muitos dos condutores, mesmo não sendo esta uma prática comum.
Aliás, em alguns casos a substituição total da bateria não é necessária. Por vezes, a substituição dos módulos é suficiente.
Relativamente ao tempo de vida útil de uma bateria, ainda não há grandes conclusões. Isto porque este tipo de carros é recente e a substituição da bateria não tem sido tão comum quanto isso.
No entanto, os construtores apontam para umavida útil de 10 anos. Por essa razão, há marcas que não têm o seu preço estipulado. E, na generalidade, estas baterias estão cobertas pela garantia até 8 anos ou 160.000 km.Durante este período, poderá ficar descansado.
Com o passar do tempo, a tendência é para que estes preços se tornem inferiores e, quem sabe, até obter baterias melhores, quer em autonomia, quer em durabilidade.
A revista Fleet Magazine pode dar-lhe uma noção comparativa destes custos de manutenção.
Tome Nota:
Apesar de ser um custo avultado, a verdade é que a substituição das baterias é algo raro. E, se acontecer no período em que está abrangido pela garantia, não tem de se preocupar com isso. Também, poderá ter problemas com o motor do seu carro. Até poderá ter de o substituir na íntegra, e o custo associado à essa operação também é elevado.
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Custo carregamento versus custo combustível
De Norte a Sul do país, o custo de combustível e da energia elétrica varia, conforme os vários fornecedores.
A 21 de fevereiro de 2020, de acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia o preço médio dos combustíveis em Portugal era:
- Gasóleo: 1,41 € / litro
- Gasolina 95: 1,55 € / litro
- Gasolina 98: 1,64 € / litro
Em relação ao preço da eletricidade fora e dentro de casa, é preciso ter em atenção que o montante final a pagar não é fixo.
O preço vai sempre depender do seu fornecedor de energia em casa. Para carregamentos fora de casa, depende do seu Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e do operador que escolher. Conte ainda com outros custos a somar aos da eletricidade, nomeadamente os de utilização dos postos e as taxas e impostos.
Os custos de utilização de cada um dos postos de carregamento públicos podem ser consultados em MOBI.E
As taxas e impostos a pagar no carregamento fora de casa são: Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica (IEC), no valor de 0,001€/ kW, e ainda o IVA.
À semelhança do modelo que a Tesla utiliza, para calcular as suas poupanças estimadas, vamos considerar o preço médio por kW de 0,22€ no exemplo das linhas seguintes.
Tome Nota deste exemplo:
Tendo em conta os custos dos combustíveis e da eletricidade, vamos agora calcular o custo de um carro a combustão e de um carro elétrico para percorrer 100 km. Neste exemplo, o consumo de um carro a combustão, seja ele a diesel ou gasolina, é de 6l / 100 km. Quanto ao carro elétrico, o seu consumo em energia é de 15 kWh / 100 km. Custo para percorrer 100 km nos dois tipos de carros.
Combustível / Energia | Gasto em € num carro combustão (6l / 100 km) | Gasto em € num carro elétrico (15 kWh / 100 km) |
---|---|---|
Gasóleo | 1,41 € * 6 l = 8,46 € | - |
Gasolina 95 | 1,55 € * 6 l = 9,3 € | - |
Gasolina 98 | 1,64 € * 6 l = 9,84 € | - |
Eletricidade | - | 0,22 € * 15 kW = 3,3 € |
Tendo em conta os valores utilizados, os custos para percorrer 100 km serão os seguintes:
- 8,46€ para um carro a diesel;
- 9,3€ para um carro a gasolina 95;
- 9,84€ para um carro a gasolina 98;
- 3,3€ para um carro elétrico.
Agora, imagine que durante um ano percorre 20.000 km. Os custos anuais seriam os seguintes:
- 1.692€ para um carro a diesel;
- 1.860€ para um carro a gasolina 95;
- 1.968€ para um carro a gasolina 98;
- 660€ para um carro elétrico.
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Carros a combustão vs Carros elétricos: qual a alternativa mais económica?
Elaboramos a seguinte tabela para que possa analisar, de maneira sistematizada os dois cenários.
Carros a combustão versus Carros elétricos
| Carro a combustão | Carro elétrico |
---|---|---|
Preço inicial | Mais baixo | Mais alto |
Autonomia | Até 800 km (ou mais) | 610 km* |
Tempo de abastecimento | 3 minutos | 80% de autonomia em 30 minutos (supercharger) 100% autonomia em 8 a 9 horas (wall box) |
Rede de abastecimento | Ampla | Reduzida |
Incentivos | Não | Sim |
Desvalorização | Mais alta | Mais baixa |
Emissões CO2 | Sim | Não |
Manutenção | Mais cara | Mais barata |
Custo a cada 100 km | 8,46€ diesel
9,3€ gasolina 95 9,84€ gasolina 98 | 3,3 € |
*O valor de autonomia anunciado (610 km) é para um Tesla Model S em condições ideais. Deverá ter em conta que este modelo tem um custo de aquisição elevado.
É ainda importante ressalvar a facilidade e rapidez de abastecimento de um carro a combustão. Nestes aspetos (tempo de abastecimento e rede de abastecimento), atualmente em Portugal, os carros elétricos ainda se encontram em “desvantagem”.
O resto dos critérios são mais fáceis de observar e quantificar. Mais uma vez relembramos que deve fazer uma análise criteriosa.
Tire as suas conclusões
Tendo em conta o panorama geral e as informações disponibilizadas, o carro elétrico é a solução mais económica e com custos de manutenção inferiores.
Como referido inicialmente, esta é uma questão semelhante à da compra de um carro a gasolina ou um carro a diesel. No entanto, a escolha entre um carro elétrico ou um carro a combustão é mais complexa, porque envolve muitos outros fatores.
Além de considerar o custo inicial de aquisição e manutenção, também é preciso considerar outros fatores como autonomia; benefícios fiscais; estrutura e rede de carregamentos; capacidade de carregar o carro em casa; desvalorização (à partida nos carros elétricos será inferior porque cumprem as legislações das emissões de CO2).
Agora que já tem toda a informação que precisa para tomar a decisão certa, escolha o carro perfeito e mais económico para si.
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Na Caixa, pode encontrar soluções de crédito para aquisição de alternativas de mobilidade mais ecológicas e conscientes, nomeadamente com a compra de uma viatura hibrida ou elétrica.
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