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Se está a pensar comprar um carro elétrico e carregar o veículo em casa, há detalhes que deve ter em atenção. Saiba quais.
Como carregar um carro elétrico em casa?Preciso de instalar algum dispositivo?E que cuidados devo ter? Estas são algumas das questões básicas que se colocam a quem adquire este tipo de veículos.
A opção pela compra de um carro elétrico é, cada vez mais, uma escolha de muitos consumidores. Quer pelos incentivos oficiais para a compra de veículos elétricos, quer pela adoção de práticas de mobilidade amigas do ambiente e que contribuem ativamente para as metas internacionais na sua defesa.
Porém, nem todos os consumidores têm em conta alguns constrangimentos decorrentes da compra de um carro elétrico. Por exemplo, no carregamento destes veículos. Neste artigo, esclarecemos algumas das dúvidas mais comuns.
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Comprei um carro elétrico: posso carregá-lo em casa?
Tudo depende do tipo de habitação em que reside. Se mora num apartamento, um dos primeiros aspetos que deve levar em atenção é, caso tenha garagem associada à habitação, a tipologia do seu lugar de garagem e sobretudo a existência de tomadas que garantam o carregamento de carros elétricos.
Já se reside numa moradia, mesmo que não tenha lugar de garagem, será mais fácil estacionar perto de casa e fazer a ligação a uma tomada elétrica. Explicamos como.
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Moro num apartamento. E agora?
Se o seu apartamento tem acesso a uma garagem individual, existem pontos de eletricidade que estão ligados ao quadro elétrico do seu apartamento, o que facilita o carregamento de carros elétricos.
Nos casos em que não há boxes privadas, mas apenas lugares de estacionamento reservados, carregar o carro elétrico é mais difícil mas não impossível. Pode existir, por exemplo, uma tomada ligada ao quadro elétrico da habitação (o que, aliás, é uma imposição legal nos edifícios recentes). Se não houver, e for tecnicamente viável, pode instalar um cabo que ligue o lugar de estacionamento ao seu apartamento. Caso não seja possível, há ainda uma terceira possibilidade: usar a energia elétrica dos espaços comuns da garagem do condomínio (ver ponto seguinte).
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Posso usar a energia elétrica comum do edifício?
Pode. Se não tiver uma tomada na garagem ou box ligada ao quadro elétrico do apartamento, nem for possível instalar um cabo que faça essa ligação, usar a energia elétrica comum do edifício é uma opção.
Mas, é importante que contacte previamente o administrador do condomínio para um acordo sobre a forma de contabilizar a energia consumida com o carregamento e a forma de pagamento desse consumo.
Existem atualmente no mercado soluções comercializadas por empresas de fornecimento de eletricidade que permitem ligar, ao quadro de serviços comuns do condomínio, um carregador que comunica com uma plataforma de monitorização de consumos.
Esta comunicação é feita através de uma aplicação instalada no telemóvel do cliente com autenticação para desbloqueio do carregador. Desta forma, é possível controlar, com detalhe e segurança, os consumos do utilizador, assim como salvaguardar o acerto de contas da energia consumida com o condomínio.
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Se precisar de instalar uma tomada de carregamento, tenho de avisar o condomínio?
Sim, no caso de a instalação de ponto de carregamento ou de tomadas para carregar carros elétricos ser efetuada ou poder ocupar alguma área comum do edifício. Mesmo que seja para uso exclusivo do condómino que o pretende instalar.
Antes de proceder à instalação, e com uma antecedência de 30 dias, deve comunicar por escrito à administração do condomínio a sua intenção.
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A administração do condomínio pode opor-se à instalação?
Apenas em situações específicas. De acordo com o Decreto-Lei n.º 39/2010, a administração do condomínio ou o proprietário podem opor-se à instalação do ponto de carregamento elétrico se, no prazo de 90 dias, for instalado um ponto de carregamento de baterias de veículos elétricos para uso partilhado que cumpra os mesmos objetivos.
Podem ainda opor-se quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento para uso partilhado e ainda nos casos em que a instalação do ponto de carregamento coloque em risco efetivo a segurança de pessoas e bens ou prejudique a linha arquitetónica do edifício.
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E se não tiver lugar de garagem ou box? Qual a solução?
Sem lugar de garagem (privado ou reservado) no interior do edifício, o carregamento do veículo elétrico estacionado na rua torna-se impossível. E, improvisar recorrendo, por exemplo, a uma extensão elétrica, a partir do seu apartamento, também não é solução.
Para isso, teria de pedir autorização ao condomínio (a extensão teria de passar numa parte comum do prédio). O mais provável seria contar com a sua oposição, por motivos de segurança.
Não sendo possível fazer a ligação direta, de forma segura, a uma tomada, a alternativa passa pelo carregamento num dos mais de 1 950 postos de carregamento existentes em Portugal, dos quais 300 são de carregamento rápido ou ultrarrápido.
Tome Nota:
Para saber a localização dos postos de carregamento, consulte o mapa da rede Mobi.e. Pode filtrar a sua pesquisa por concelho, operador, tipo de carregamento (normal, semirrápido, rápido ou ultrarrápido), entre outros critérios.
Carregar carro elétrico numa tomada convencional: é possível?
É possível, sim. A maioria dos veículos elétricos vem acompanhada de um cabo que permite carregar a bateria numa tomada convencional, desde que a mesma tenha uma ligação à Terra e seja de qualidade. Estes cabos vêm equipados com uma tomada modelo Schuko que tem integrado um sensor de temperatura. Este sensor ajuda a que não ocorra um sobreaquecimento da instalação enquanto decorre o carregamento.
Do lado do veículo, a tomada está equipada com uma ficha Type 2 ou Mennekes, ideal para para carregamentos com corrente alternada, aquela que chega às nossas casas. Deste modo pode ser utilizada, quer em casa, quer nos postos de carregamento normal (PCN).
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Deve ter em conta, contudo, que estes carregamentos em tomadas convencionais, por carregarem em média a 10 amperes, são mais lentos. É necessário cerca de 6 a 8 horas para carregar o equivalente a 100 km de autonomia. Nos casos das baterias elétricas mais potentes, o carregamento pode levar até dois dias para estar concluído.
Que alternativas existem para o carregar o carro elétrico?
Wallbox:estasunidades de carregamento são instaladas na parede e permitem adaptar a energia da rede doméstica para disponibilizar uma maior quantidade de potência de carregamento para o veículo;
Carregadores portáteis: permitem maiores amperagens do que os carregadores para tomadas normais fornecidos com os veículos e, por isso, proporcionam maiores potências, diminuindo o tempo de carregamento da bateria do veículo elétrico;
Postos de carregamento público: a rede de abastecimento de mobilidade elétrica (Mobi.e) conta com mais de 1 950 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 300 de carregamento rápido ou ultrarrápido. Para utilizá-los precisa de ter um cartão de acesso, adquirido junto de um dos vários Comercializadores de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME). Consulte aqui a lista destes CEME.
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Quanto custa carregar um carro elétrico?
O preço varia consoante o carregamento de carros elétricos seja feito em casa ou num dos postos de carregamento público.
Carregar o carro elétrico em casa é normalmente mais económico, sobretudo se beneficiar de uma tarifa bi-horária e aproveitar o período mais favorável.
Nos carregamentos feitos na rua, o custo vai depender do comercializador que escolheu e do posto de carregamento. Recorde-se que é necessário fazer um contrato com um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), para poder utilizar os postos de carregamento da rede pública.
De acordo com uma estimativa da Mobi.e, a entidade gestora da rede de mobilidade elétrica, o custo do carregamento pode variar entre os 0,15 euros / kWh (horas de vazio em casa) e os 0,45 euros por kWh (num posto de carregamento rápido dos mais caros).
Tome Nota:
Desde julho de 2020, o carregamento de um veículo elétrico em posto da rede pública deixou de ser gratuito.
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