A leitura da eletricidade faz chegar ao fornecedor de energia os consumos reais de eletricidade. Perceba como e por que fazê-lo?
Certamente já ouviu falar em leitura da eletricidade real e estimada, mas será que sabe qual a diferença entre estes dois conceitos? Qual o impacte que podem ter nas suas faturas de energia e na gestão do seu orçamento familiar? Explicamos-lhe como ler o seu contador de eletricidade e qual a utilidade em fazê-lo.
Leia também:
- Quer mudar de comercializador de eletricidade? Fique a par dos procedimentos
- É arrendatário? Saiba como declarar despesas com rendas no IRS
Como funcionam as leituras dos contadores de eletricidade
O operador da rede de distribuição é na prática o proprietário do contador, logo responsável pela sua instalação, manutenção, substituição e respetiva leitura periódica. Para potências contratadas até os 41,4 kVA, o operador deve fazer a leitura do contador de três em três meses.
O consumidor deve ser avisado da data em que será feita a leitura do contador. Na impossibilidade da leitura ser feita, devido, por exemplo, à dificuldade de aceder ao contador no interior das habitações, o consumidor deve ser alertado.
Nesta circunstância, o consumidor deve transmitir a leitura ao fornecedor de energia, respeitando o prazo que lhe tenha sido fixado para o efeito, conforme pode confirmar nesta explicação da ERSE.
Nos casos em que esta leitura não tenha sido comunicada (ou seja, garantida uma leitura real), a fatura é emitida com base nos consumos estimados (ou seja, uma leitura estimada).
Leia também:
- Guia de apoios aos serviços essenciais em tempos de pandemia
- Saiba quanto vai pagar pela eletricidade que consumir em 2021
- Novo Regime do Arrendamento Urbano: saiba o que mudou
Em que consiste a leitura real
É a leitura do contador obtida diretamente pelo operador da rede de distribuição ou que lhe é comunicada pelo consumidor. Corresponde aos consumos reais num determinado período de faturação. Como o próprio nome indica, pode minimizar os riscos de sobrefaturação assim como os riscos de estimativas abaixo dos valores consumidos que geram acertos pouco convenientes para o consumidor.
Leia também: Saiba ao pormenor quais as despesas que paga na fatura da água
Leitura estimada
Trata-se de um cálculo, ou estimativa de consumo com base em critérios da média diária (por defeito) ou consumo fixo (acordado com o comercializador).
Ou seja, são considerados os consumos médios diários do período homólogo do ano anterior. Caso não exista histórico de consumos, definem-se perfis, de acordo com a potência contratada e com o consumo anual de energia e assim se determina o valor estimado a pagar.
Em alternativa, o cliente pode optar pelo método de estimativa de consumo fixo. O cliente acorda com o fornecedor de energia um consumo médio mensal fixo, a faturar nos meses em que não há uma leitura real do contador.
Leia também:Os 4 mecanismos para reduzir na conta da luz
A leitura estimada implica que seja feito o acerto com os consumos reais, assim que haja uma leitura efetiva. O acerto é levado a cabo, normalmente, no final de cada ano. Mas atenção, por basear-se numa média, esta modalidade pode implicar sobrefaturação e para a evitar, consulte a última fatura e verifique a data recomendada para comunicar a leitura ao comercializador, um dado obrigatório nas faturas.
Fim dos consumos estimados de eletricidade
Apesar de, em 2019, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter determinado a implementação de redes inteligentes (contadores inteligentes), para acabar com as faturas de eletricidade com estimativas, até 0 de janeiro de 2021, esta meta não terá sido ainda integralmente alcançada e os fornecedores de energia continuam a aceitar que os consumidores deem leituras.
Neste momento, a meta da E-Redes (EDP Distribuição) é ter instalados, até ao final de 2024, contadores inteligentes em todo o país. Segundo a EDP, atualmente, Portugal já tem 3,2 milhões de equipamentos de medição inteligente (o que corresponde a 51% dos contadores existentes a nível nacional).
Leia também:
- Os 8 assuntos a tratar depois de mudar de casa
- Tarifa social de eletricidade: quem tem direito e quanto pode poupar
Leitura extraordinária do contador
Esta leitura ocorre, sempre que durante um período consecutivo de 6 meses, o operador da rede de distribuição não acede ao contador para leituras, nem se garanta qualquer leitura pelo consumidor. Esta operação é agendada entre ambos e tem custos associados para o consumidor. Se em 20 dias após a notificação do consumidor, não houver acordo acerca da data para efetuar a leitura, o fornecimento de eletricidade pode ser cortado.
Leia também:
- Quais são os apoios que existem para as famílias numerosas?
- As 5 respostas sobre o IVA da eletricidade
Por que deve comunicar a sua leitura de eletricidade?
Se ainda não tem um contador inteligente e as suas leituras de eletricidade não são, automaticamente, comunicadas ao fornecedor de energia, então indicar os seus consumos de eletricidade pode ajudá-lo a evitar surpresas desagradáveis.
É que se uma fatura de eletricidade tiver por base uma estimativa de consumo inferior ao seu consumo real, isso significa que no mês ou nos meses seguintes, receberá uma fatura com os chamados acertos. Ou seja, nessa altura, terá de pagar o consumo real desse mês e ainda o consumo que não foi contabilizado no mês ou meses anteriores.
Se a estimativa for muito inferior ao seu consumo real, isso pode traduzir-se numa futura fatura mais elevada. Por isso, comunicar as leituras de eletricidade é sempre uma boa opção.
Recorde-se que no caso de optar por faturação pelo método de consumo fixo, o acerto é, geralmente, feito no final do ano.
Leia também:
- Esteve ausente e as faturas da luz e água aumentaram? Como atuar?
- Vou vender a minha casa. O que mudou no pagamento das mais-valias?
Como fazer a leitura do contador?
A maneira de fazer a contagem dos seus consumos vai depender da tipologia e modelo do seu contador. Existem três tipos principais:
- Eletromecânico: é um contador analógico. Deve considerar os números à esquerda da vírgula ou, em alguns modelos, ignorar os números a vermelho;
- Estático: é um contador digital. Exibe no visor os dados dos consumos de eletricidade nos diversos períodos, os quais deve comunicar ao seu fornecedor de energia;
- Híbridos: este modelo combina características dos dois tipos anteriores. Neste caso, precisa de carregar num botão e, depois, fazer a leitura, em função da sua tarifa de eletricidade.
Leia também:
- O que é o desconto municipal de IRS e como aceder a este benefício?
- As 7 dicas para poupar dinheiro em tempos de crise
Como comunicar a leitura da eletricidade?
A generalidade dos fornecedores de energia disponibiliza diversos meios através dos quais os consumidores podem comunicar as suas leituras de eletricidade. Alguns desses meios são os seguintes:
- Chamada grátis (confira no site do seu fornecedor de energia ou na sua fatura da luz o número através do qual pode comunicar as suas leituras e siga as instruções que lhe são dadas durante a chamada);
- Whatsapp (verifique no site do seu fornecedor de energia se pode comunicar as suas leitura através de whatsapp e siga as instruções de como fazê-lo;
- Formulário do site (alguns fornecedores de energia disponibilizam no seu site um formulário próprio para comunicação de leituras. Preencha os campos exigidos e submeta o formulário);
- Área de Cliente (registe-se na área de cliente do seu site de fornecedor de energia ou faça login, caso já esteja registado. Depois, selecione a opção de comunicação de leituras);
- Aplicações (visite o site do seu fornecedor de energia e veja se é disponibilizada alguma aplicação para comunicar leituras. Se for o caso, pode descarregá-la no seu telemóvel e usá-la para dar as suas leituras de forma prática e simples).
Para saber quais os meios disponibilizados pelo seu fornecedor de energia, consulte o site ou a informação presente na fatura de eletricidade.
O que fazer em caso de ter faturas de luz em atraso?
Neste âmbito, a única medida excecional devido à pandemia de COVID-19 ainda em vigor é aquela que determina que até 30 de junho deste ano não pode haver interrupção do serviço de eletricidade nas instalações de consumidores, por determinação do Orçamento de Estado para 2021.
Se não conseguir pagar a sua conta de luz, deve comunicar essa dificuldade ao seu fornecedor de energia, de modo a poder negociar algum tipo de acordo de pagamento.
Em caso de dívida, pode sempre recorrer ao pagamento prestacional. Esta é uma opção que deve solicitar o quanto antes, de modo a não acumular valores em dívida e a não ver a luz de sua casa ou do seu negócio cortada. Leia este artigo do Saldo Positivo com algumas dicas.
Leia também:
- Vai reformar-se? Saiba como calcular a reforma e o que pode perder de remuneração
- Sigilo bancário: como falar com o seu Banco pelas redes sociais?
- Como posso pedir apoio judiciário?
- 7 formas de evitar a sobrecarga de acessos online
- Morte de um familiar: quais as burocracias a tratar?
- Englobamento e tributação autónoma: quais as diferenças?
- Cuidado com as burlas de crédito! Saiba como identificar estes esquemas