empreendedorismo universitário

Empreendedorismo universitário: apoios para transformar ideias em negócios

Formação e Tecnologia

Os estudantes universitários podem aproveitar várias iniciativas de apoio ao empreendedorismo. Saiba quais. 15-01-2025

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O empreendedorismo universitário tem tido cada vez mais destaque como importante motor de inovação e crescimento económico.

As universidades e outras instituições de ensino superior desempenham um papel essencial na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo. Oferecem várias iniciativas de incentivo e apoio aos alunos no desenvolvimento das suas ideias.

Mentoria, formação e prémios monetários são apenas alguns dos recursos disponíveis para transformar uma ideia num projeto viável.

 

O sucesso do empreendedorismo universitário

Marcas globais como o Facebook, a Google, a Dell e a Time Magazine são amplamente conhecidas. Todas têm algo em comum, foram fundadas por estudantes universitários.

Embora nem todos os jovens empreendedores se tornem multimilionários, uma ideia de negócio, por simples que seja, pode evoluir para uma empresa de sucesso.

Em alturas em que o mercado de trabalho para recém-licenciados é mais instável, ter um projeto próprio pode fazer a diferença.

Fique a par de alguns concursos e iniciativas para começar a dar forma ao seu projeto.

Empreendedorismo para universitários: alguns exemplos

Várias entidades têm vindo a criar programas de incentivo ao empreendedorismo assim como ao apoio, criação e desenvolvimento de novas ideias. Conheça alguns exemplos.

 

Universidade do Minho: Startup Point

A participação está aberta a estudantes do ensino superior público e privado, mas os estudantes da Universidade do Minho têm prioridade na obtenção de vagas, se o limite de inscrições for ultrapassado.

A Startup Point resulta de uma parceria entre a Startup Braga, Liftoff - Hub de Empreendedorismo e a START POINT da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). As equipas devem ter pelo menos um estudante da UMinho e apresentar projetos relacionados com Nanotecnologia, Tecnologias de Saúde, Economia Digital, Economia Circular e Sustentabilidade.

Após a apresentação de candidaturas, é feita uma seleção das equipas que participam nos bootcamps promovidos pela Startup Braga e pela sua rede de mentores.

As três equipas que ao longo do programa revelem maior potencial recebem apoio para a constituição das suas empresas, assim como mentoria. Para saber mais sobre esta iniciativa visite o site e esteja atento aos prazos para apresentar candidaturas.

 

Tome Nota:
O Portal do Empreendedor da Universidade do Porto reúne iniciativas relacionadas com o empreendedorismo. Na secção Oportunidades pode encontrar avisos sobre concursos e informações sobre workshops.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
O ingresso na Universidade é um passo em frente na vida de qualquer jovem estudante. O desafio abre horizontes, alarga competências e é um upgrade marcante nas suas experiências sociais e pessoais. Saber tirar proveito desta nova etapa passa também por aproveitar as soluções que a apoiam

Saiba Mais Aqui

 

 

Leia também:

 

Universidade de Aveiro: Step Up

A Universidade de Aveiro (UA) aposta na promoção do empreendedorismo através da estratégia STEP UP Universidade de Aveiro Empreendedora. A iniciativa visa incentivar a atitude empreendedora, consolidar o apoio ao empreendedorismo e reforçar a ligação entre a UA e a sociedade.

Através da UACOOPERA, facilita o apoio a empreendedores, oferece consultoria e mentoria, apoia a criação de startups e a proteção de propriedade intelectual. Atua ainda na transferência de conhecimento e tecnologia com vista à criação de negócios inovadores a partir da investigação desenvolvida na universidade.

Os estudantes podem recorrer ao Consultório de Empreendedorismo para validar ideias de negócio. Depois, contam com o apoio da UA Incubator para a constituição de empresas. Além disso, a Rede MentAll oferece mentoria especializada e o Concurso Empreende + fomenta o desenvolvimento de ideias inovadoras.

 

Universidade Nova

Na Universidade Nova de Lisboa, os estudantes acedem a programas e ações como a Starters Academy. Esta disciplina opcional pretende estimular o espírito empreendedor através de uma abordagem prática. A ideia é criar um projeto numa equipa multidisciplinar constituída por alunos das diferentes escolas da Universidade.

Já o Sciencepreneur  tem como destinatários investigadores, docentes e estudantes de doutoramento, quer tenham ou não uma ideia de negócio. Caso a tenham, o Sciencepreneur | Hands-on tem uma componente mais prática. Através de mentoria e orientação individual, ajuda a identificar e definir a melhor estratégia de comercialização.

A Nova promove ainda concursos de ideias como o NOVA STARTUP Competition,o Stage Two ou, na área do empreendedorismo social, o NOVA ImpACT Challenges.

Estas iniciativas têm edições anuais com calendário e procedimentos para cada uma destas ações.

 

Entidades de apoio: Startup Portugal e a Rede Nacional de Incubadoras (RNI) 
A Startup Portugal apoia a criação, crescimento e internacionalização de start-ups. Entre as principais medidas estão o incentivo ao investimento em inovação, o apoio ao desenvolvimento de competências empreendedoras e a criação de condições favoráveis para o surgimento de novas empresas tecnológicas. Já a RNi, coordenada pela Startup Portugal, reúne incubadoras de empresas de todo o país, promove a partilha de boas práticas e facilita o acesso a recursos e serviços para startups. Estas incubadoras oferecem infraestruturas, mentoria e outros serviços para ajudar startups nas suas fases iniciais de desenvolvimento.

 

Universidade de Coimbra: UC Business

A Universidade de Coimbra tem a UC Business, com foco no apoio à criação de spin-offs e startups. Este apoio destina-se a alunos, investigadores e empreendedores, promovendo a valorização e transferência de tecnologia e inovação científica. Entre os serviços oferecidos, destacam-se várias atividades que procuram estimular e acelerar ideias de negócio.

Nomeadamente, eventos de empreendedorismo, programas de ideação e concursos de ideias de negócio. A Universidade disponibiliza ainda um consultório de empreendedorismo para orientação e acompanhamento inicial dos empreendedores.

A UC também promove a integração dos empreendedores em redes nacionais e internacionais; facilita visitas a ecossistemas empreendedores e a participação em projetos conjuntos e missões internacionais.

 

Tome Nota:
As spin-offs são entidades que derivam de um projeto inicial, por exemplo instituições de investigação, com que mantém uma ligação direta. As startups são empresas novas com potencial de crescimento, muitas vezes independentes e focadas na inovação.

 

Leia também:

 

Concurso Nacional de Empreendedores

A Fundação da Juventude organiza anualmente o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores. O objetivo é apoiar a conceção de ideias inovadoras, projetos empresariais que conduzam à criação de novas empresas orientadas para o mercado global.

Esta iniciativa está aberta a jovens dos 15 aos 30 anos e promove projetos nas áreas ambiental, tecnológica, criativa, cultural e social.

 

Loja do Empreendedor

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) tem vários serviços disponíveis para jovens, por exemplo através da Loja do Empreendedor.

Na prática, este espaço funciona como um balcão de apoio à criação de micro e pequenas empresas, com consultoria de gestão, incubação, estudos de mercado, planos de negócio, procura de financiamento e muitos outros serviços.

 

Outros recursos e apoios para jovens empreendedores

  • IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação para encontrar programas de apoio, financiamento, mentoria e consultoria especializada;
  • Portugal 2030, programa de financiamento europeu para projetos de inovação e desenvolvimento em várias áreas, incluindo empreendedorismo;
  • Balcão do Empreendedor, um espaço de apoio à iniciativa, incluindo informações sobre passos administrativos, burocracia, impostos e apoios governamentais;
  • Startups e incubadoras locais como por exemplo, UPTEC (Porto), LACS (Lisboa) e Fábrica de Startups (Lisboa) que oferecem suporte local, espaços de trabalho e programas de aceleração para novos empreendedores.
  •  

     

    Leia também:

     

    A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.