O Simplex, lançado em 2006, é um programa que visa desenvolver medidas transversais para simplificar e modernizar a administração pública e causar um impacte positivo e prático na vida de cidadãos e empresas. Tudo através de uma gestão mais eficiente.
Desde a sua criação, novas medidas foram desenvolvidas e implementadas, e na edição deste ano também há novidades. O iSimplex 2019 apresenta 119 medidas previstas para serem implementadas até 2020, e que se distribuem em cinco eixos, sendo que três deles já são conhecidos das anteriores edições: Interagir Uma Só Vez, Partilhar e Reutilizar e Digital por Omissão. O caráter inovador da edição iSimplex 2019 fica por conta dos dois novos eixos: Economia Comportamental e Tecnologias Emergentes.
Conheça os princípios e objetivos de cada um dos eixos:
- Interagir Uma Só Vez: Medida que visa a partilha de informações entre diferentes entidades da Administração Pública, evitando a solicitação de informações já fornecidas por empresas e pessoas. O objetivo é reduzir as interações, antecipar as necessidades e garantir a ação prévia e ajustada.
- Partilhar e Reutilizar: Esta medida tem como propósito evitar esforços repetidos e o desperdício de recursos, incentivando a colaboração entre os diferentes ministérios e níveis de Administração.
- Digital por Omissão: Medida que privilegia o formato digital e incentiva a conversão de modelos analógicos à dimensão online. O objetivo é garantir a maior acessibilidade ao serviço público através de modelos multicanal.
- Economia Comportamental: Medida que visa promover a adesão voluntária das pessoas e das empresas a condutas mais eficazes, alinhadas com os objetivos de modernização administrativa.
- Tecnologias Emergentes: Medida que tem como compromisso incorporar as evoluções tecnológicas no objetivo de modernizar a administração, recorrendo à Inteligência Artificial, à Ciência de Dados, à Internet das Coisas e ao Blockchain.
Apresentamos, assim, a infografia iSimplex 2019 com as novas medidas mais importantes em cada um destes eixos.