Organizar as finanças

Um regresso com finanças organizadas

DaBox

Organizar as finanças depois dos tempos de maior euforia das férias pode deixar de ser um problema. Comece por seguir estas dicas. 27-08-2021

O regresso depois de férias pode ser duplamente difícil já que, além de maravilhosos dias de descanso que acabaram, se junta, muitas vezes, uma carteira desfalcada que precisa urgentemente de ser cuidada.

Mas, e se houvesse uma espécie de receita para ajudar a reorganizar as suas finanças começando agora mesmo?

Embora pensar de uma forma percentual possa ser difícil para muitas pessoas, a verdade é que, para quem está a dar os primeiros passos neste novo mundo, esta é uma técnica que vai dar-lhe um rumo e que a médio prazo, com um maior conhecimento sobre a forma como gasta o seu dinheiro, pode adequar à sua realidade.

 

45% para despesas de obrigação mensal

Nesta rubrica colocamos todas as obrigações mensais a que temos que fazer face ao longo do mês, do empréstimo da casa, ao supermercado, passando pela escola das crianças, até às contas da casa relacionadas com serviços, todas estas despesas devem caber aqui.

 

20% para poupança

Quando falamos em poupança é muito importante fazer uma subdivisão desta área e termos bem definidos os vários objetivos que podem passar por começar um fundo de emergência, ou até mesmo poupar desde já para as férias do próximo ano.

 

10% a pensar na reforma

Somos muito reticentes quando se trata de pensar a longo prazo e é interessante porque, embora muitas pessoas refiram que a vida são dois dias e deve ser aproveitada ao máximo porque não sabemos se estaremos por cá amanhã, a verdade é que estatisticamente há uma forte probabilidade de se vir a reformar e, por isso, quanto mais cedo deixar de ignorar este tema, mas fácil ele será em termos de poupança e menos esforço lhe será exigido.

 

10% destinado a lazer

Quando começamos a nossa organização financeira do zero é muito fácil acreditarmos que nesse mês nos vamos manter longe de toda e qualquer atividade de lazer que nos faça cair em tentação. Mas,  isso está longe de ser uma realidade e o que acontece é que, mesmo sem prever e redirecionando o nosso dinheiro para outros fins, deixando o lazer a zeros, vamos gastar dinheiro nesta rubrica e acabar o mês com alguma frustração. Assim sendo, para evitar esta desilusão, aceite que o lazer faz parte da vida e destine-lhe uma verba por mais pequena que seja.

 

10% para educação ou desenvolvimento pessoal

Uma das melhores formas de ganhar confiança na sua vida financeira é estudar sobre dinheiro e o mesmo acontece em outras áreas da sua vida em que pretende desenvolver-se. Por isso, reserve mensalmente uma parte dos seus ganhos para investir na sua formação.

 

5% para doação

Pensamos muito em doar em momentos pontuais, como no Natal, eventos beneficentes ou quando vemos uma história triste na televisão mas, e se o fizéssemos de forma regular ao longo do ano, oferecendo a uma causa com a qual nos identificamos uma percentagem do nosso orçamento, ou caso seja difícil fazê-lo, oferecendo algumas horas do nosso tempo, afinal tempo é dinheiro e o importante é ajudar.

Agora que já tem esta ferramenta poderosa do seu lado, antes de começar a pensar na divisão que irá fazer, tente primeiro perceber historicamente como tem gasto o seu dinheiro ao longo do último ano e faça desde já os seus primeiros ajustes para conseguir organizar as suas finanças de forma rápida e eficiente.

 

Sabia que…

Com a DABOX consegue pesquisar por categoria ou por nome de despesa a forma como tem gasto o seu dinheiro nos últimos meses? E mesmo que ainda não tenha feito essa classificação, a DABOX já fez parte dela por si e se fizer uma nova categorização de uma despesa, posteriormente, todas as despesas semelhantes serão categorizadas da mesma forma, poupando assim muito tempo do seu lado.

Susana Rosa, @econoMisses

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Se valoriza estas dicas, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é a app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. A Dabox disponibiliza serviços de informação sobre contas à ordem e de iniciação de pagamentos. Planei a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil

Saiba Mais Aqui

Leia também: