importância de orçamentar

Como organizar dinheiro extra

DABOX

Saiba a importância de orçamentar, organizar e cumprir o planeamento para o rendimento mensal. 04-02-2022

À partida poderá ser difícil recordar-se de alguns destes recebimentos, mas estou certa de que os exemplos o vão ajudar a familiarizar-se com este conceito de dinheiro extra. Quando recebe o reembolso do IRS, prémios relacionados com o desempenho das suas funções, ou por ter conseguido atingir um patamar previsto pela sua entidade patronal, os subsídios de férias e Natal, o recebimento relativo a horas extraordinárias. Todos são exemplos de dinheiro extra que podemos receber ao longo do ano e é sobre eles que trataremos neste artigo.

Em primeiro lugar é preciso percebermos que este dinheiro que recebemos de forma excecional e que muitas vezes está relacionado com a nossa atividade profissional, deve evitar ser confundido com um rendimento extra, já que se o fosse teria um carácter regular e poderia estar associado a atividades paralelas à nossa atividade profissional principal. Mas, por outro lado, também devemos contrariar a vontade de o assumir como algo que ganhamos por sorte, como poderia acontecer num jogo, já que daria uma mensagem dissimulada de que o podemos utilizar para qualquer fim, sem qualquer tipo de planeamento.

A forma como encaramos este recebimento influencia, logo à partida, a maneira como o pretendemos utilizar. Quando encaramos este dinheiro de forma leviana, facilmente o associamos ao nosso ordenado e acabamos por gastar ‘sem saber bem onde’. Assim sendo, vamos a algumas sugestões de como pode gerir da melhor forma este extra, sem que ele se perca deixando apenas um sentimento de frustração.

 

Planear

Planear o que vai fazer com este recebimento é fundamental para que este não se desvaneça sem deixar rasto, já que este dinheiro é muitas vezes utilizado como uma forma de compensação pessoal, estando pouco relacionado com os seus objetivos futuros.

Quantas vezes aproveitamos estes valores para comprar algo de que pouco precisamos, mas sabendo que essa compra, ainda que por um período reduzido de tempo, compensa as horas que dedicámos sem nos apetecer a determinado projeto, ou um chefe que sentimos cada vez mais difícil de suportar.

Mais do que poupar dinheiro todos os meses e o sentirmos como um desafio, devemos pensar que o fazemos para, mais à frente, podermos utilizar essa poupança para algo que nos dá realmente prazer, optando por fazer todas as nossas escolhas de forma consciente.

 

Utilizar para pagar despesas não mensais

Bem sei que as despesas que ocorrem, também elas de forma esporádica, podem tornar o seu mês num período mais complicado e por isso, se guardar parte ou a totalidade deste dinheiro para fazer o pagamento do IMI, IUC, seguros, ou outra qualquer despesa que não tenha carácter mensal, já estará a tirar uma carga financeira do mês em que estas despesas acontecem.

 

Poupar

Uma das funções que pode atribuir a este recebimento pode ser poupar, desde que essa poupança tenha um destino efetivo, seja ele, criar ou aumentar o seu fundo de emergência, juntar para abater uma dívida que há muito tempo o persegue, investir em si, numa formação que desenvolva as suas competências pessoais ou profissionais, ou começar a organizar-se para concretizar um projeto de longo prazo, como por exemplo comprar a sua casa própria.

 

Mimar-se

Este dinheiro é, na maioria das vezes, fruto do seu trabalho, por isso, caso opte por utilizá-lo para se mimar ou viver uma experiência que há muito tinha em mente, não se sinta culpado por isso. Cuidar de si, ajuda a cuidar melhor dos outros.

Independentemente da forma que escolha para utilizar este dinheiro, a mensagem mais importante que deve reter é que é fundamental escolher de forma consciente o destino que lhe vai dar, para evitar arrependimentos futuros.

 

Sabia que…

A app DABOX pode ser a sua melhor aliada para o ajudar a organizar este dinheiro? Crie tantos mealheiros quanto os seus projetos ou destinos que pretende dar aos seus recebimentos extra e não sinta a tentação de gastar o dinheiro todo de uma vez. Utilize os mealheiros que criou para guardar cada montante, já com um fim específico definido e espere até que a melhor oportunidade surja e a possa aproveitar.

Susana Rosa, @econoMisses

Leia também: