Se estiver em casa com a família, como exigem as regras, lembre-se que pode assistir a peças de teatro. Tudo sem sair da porta.
Os palcos de teatro transportaram-se para as plataformas online. Existem já algumas alternativas que pode conhecer neste artigo.
A 27 de março, data que assinala o Dia Mundial do Teatro, Graça Fonseca ministra da Cultura reforçava numa entrevista à estação antena 1, a importância dos artistas, assim como de todo o sector da Cultura e das Artes, para enfrentar estes tempos difíceis da quarentena geral.
Imaginem o prejuízo de permanecer longe de conteúdos, da literatura, da poesia, da Arte nas suas mais diversas formas. Por isso, a ministra defendia que as Artes podem bem ser a resposta para minimizar os efeitos destes tempos de angústia.
Leia Também: Conheça os benefícios do Mecenato
Que alternativas existem?
Lançada a plataforma no Facebook Home Stage Festival, movimento de artistas e das Artes do espetáculo que agrega um conjunto de artistas e das Artes do espetáculo agrega um conjunto de talentos de vários países que, das suas casas, e em streeming, partilham a sua arte – para o mundo assistir de maneira gratuita e em total recolhimento, sem necessidade de deslocações fora de portas. O festival possibilita ainda donativos voluntários e diretos a cada artista, via MBWay; paypal ou IBAN.
Leia Também: Pague com o seu cartão
Palco e teatro em casa
Com o adiamento ou cancelamento de muitos dos espetáculos em sala, a comunidade artística nacional mobilizou-se e começou a oferecer alternativas de espetáculo nos canais digitais e nas estações de radio, nomeadamente muitas companhias de Teatro.
Um exemplo é a Companhia Artistas Unidos que promove transmissões pela radio antena 2. Ou ainda o Teatro Aberto com sessões que pode ainda acompanhar em arquivo ou em streeming diariamente às 21:30h.
Também o Teatro Experimental de Cascais abriu as suas sessões online com a peça Auto da India Gil Vicente.
Casas como o Teatro Nacional D. Maria II oferece salas online e sessões no Instagram que pode acompanhar diariamente e em diversos horários. No caso do Teatro Nacional São João, no Porto, além da programação online especifica para o Dia do Teatro, mantém uma agenda de continuidade.
Leia Também: Guia das Boas Práticas Ambientais
Tome Nota:
Se aceder ao Teatro Nacional de São Carlos, pode aproveitar todos os conteúdos online que neste momento esta entidade está a disponibilizar. Além das peças de arquivo, existem podcasts de segunda a sexta-feira.
Paralelamente, os elementos do Coro do Teatro de São Carlos são convidados a partilhar o seu trabalho, desde a interpretação “de excertos de obras, a outras formas mais criativas”.
Entre em museus de referência
Ficar em casa com a famílias e com os filhos pode ainda ser uma ótima oportunidade para sensibilizar os mais novos para os temas da cultura; do património e da ciência. Aproveite as vistas virtuais que muitos museus lhe oferecem pelo mundo inteiro.
Algumas alternativas em Portugal são o Museu Nacional de História Natural e Ciência. O Museu Gulbenkian também lhe proporciona incursão 360º às suas salas.
Pelo mundo inteiro, grandes salas de referência abrem as portas para que as possa conhecer, desde sua casa. Saiba Mais aqui. Visite ainda o projeto Era Virtual, onde pode encontrar várias outras alternativas, nomeadamente no Brasil.
Leia Também: