Pague em segurança com o seu cartão contactless

O Banco e Eu

Cada vez que pagar as suas compras, evite manusear dinheiro. Use o cartão e aproveite a tecnologia sem contacto. 19-03-2020

O meio de pagamento mais seguro, neste momento, além dos pagamentos online é mesmo o seu cartão de débito. Use a tecnologia contactless (sem contacto).
 
Cada vez que pagar as suas compras na loja, evite manusear dinheiro. Tire antes partido da tecnologia contactless do seu cartão.

Se tiver dificuldades ou pouco à vontade para usar o canal de compras online - mantendo-se longe das ruas e de locais de maior densidade humana - então lembre-se deste alerta que aqui lhe deixamos: o momento de pagar as compras pode ser veículo daquilo que todos queremos evitar: o contágio.

 

Leia Também: Covid19 e impacte na vida financeira

 

O risco de pagar com moedas e notas

O tempo de vida de uma moeda ou de uma nota é prolongado no tempo e de grande  exposição a múltiplos pontos de contacto.  É manuseada por milhares de pessoas e, portanto com grande potencial de transmissão.

Ou seja, manusear uma nota ou uma moeda pode trazer-lhe o mesmo risco de contágio que uma viagem pelo mundo. Por exemplo, quando estiver a pagar as suas compras, ao manusear uma vulgar nota ou uma moeda corrente, pode estar a contrair Covid19 e assim ser portador de potencial contágio.

O conselho por isso é que, neste previsível longo período de alarme sanitário, guarde a suas notas e moedas num mealheiro e aguarde. Prefira outros instrumentos de pagamento.

 

Leia Também: Ficar em casa durante a pandemia

 

Quais soluções?

Recorra ao seu cartão de débito e, se possível, faça uso das soluções de pagamento que não lhe exijam contacto ou marcação de código. Ora, é exatamente isto que lhe permite a tecnologia sem contacto (contactless).

Cada vez mais os bancos, como é o caso da CGD, disponibilizam esta tecnologia nos seus cartões de pagamento. As vantagens são múltiplas porque em segurança, o cartão executa o pagamento sem sair da sua mão. E mais, não precisa sequer de digitar o código. Esta tecnologia permite-lhe pagamentos de baixo valor e basta aproximar o cartão do TPA.

Mas além dos cartões contactless existem opções adicionais. Por exemplo, o Pagamento por QR Code que muitas app, como a MB Way, a App Caixadirecta e a App Caixa Easy (com a opção pagar na loja), disponibilizam para os pagamentos em loja. A grande vantagem de qualquer destas alternativas é que não tem que correr riscos desnecessários.

Use-os sem medo, pela sua segurança e pela de todos.

 

Leia Também: Pagamento por MB Way – Conheça os esquemas de fraude

 

O que é o QR Code?

Trata-se de uma código digital que alguns Terminais de Pagamento (TPA) estão preparados para ler e que o pode ajudar a evitar qualquer manuseamento quer de dinheiro quer do próprio terminal. Este código permite o débito em conta por proximidade mas sem necessidade de contacto.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Sabia que com as apps Caixadirecta e Caixa Easy da Caixa pode pagar na loja de comerciantes que aceitem pagamentos MB WAY. Basta aceder à App, escolher a opção "Pagar", aponta a câmara do teu smartphone para o QR Code que aparece no terminal de pagamento automático e já está!