O meio de pagamento mais seguro, neste momento, além dos pagamentos online é mesmo o seu cartão de débito. Use a tecnologia contactless (sem contacto).
Cada vez que pagar as suas compras na loja, evite manusear dinheiro. Tire antes partido da tecnologia contactless do seu cartão.
Se tiver dificuldades ou pouco à vontade para usar o canal de compras online - mantendo-se longe das ruas e de locais de maior densidade humana - então lembre-se deste alerta que aqui lhe deixamos: o momento de pagar as compras pode ser veículo daquilo que todos queremos evitar: o contágio.
O risco de pagar com moedas e notas
O tempo de vida de uma moeda ou de uma nota é prolongado no tempo e de grande exposição a múltiplos pontos de contacto. É manuseada por milhares de pessoas e, portanto com grande potencial de transmissão.
Ou seja, manusear uma nota ou uma moeda pode trazer-lhe o mesmo risco de contágio que uma viagem pelo mundo. Por exemplo, quando estiver a pagar as suas compras, ao manusear uma vulgar nota ou uma moeda corrente, pode estar a contrair Covid19 e assim ser portador de potencial contágio.
O conselho por isso é que, neste previsível longo período de alarme sanitário, guarde a suas notas e moedas num mealheiro e aguarde. Prefira outros instrumentos de pagamento.
Quais soluções?
Recorra ao seu cartão de débito e, se possível, faça uso das soluções de pagamento que não lhe exijam contacto ou marcação de código. Ora, é exatamente isto que lhe permite a tecnologia sem contacto (contactless).
Cada vez mais os bancos, como é o caso da CGD, disponibilizam esta tecnologia nos seus cartões de pagamento. As vantagens são múltiplas porque em segurança, o cartão executa o pagamento sem sair da sua mão. E mais, não precisa sequer de digitar o código. Esta tecnologia permite-lhe pagamentos de baixo valor e basta aproximar o cartão do TPA.
Mas além dos cartões contactless existem opções adicionais. Por exemplo, o Pagamento por QR Code que muitas app, como a MB Way, a App Caixadirecta e a App Caixa Easy (com a opção pagar na loja), disponibilizam para os pagamentos em loja. A grande vantagem de qualquer destas alternativas é que não tem que correr riscos desnecessários.
Use-os sem medo, pela sua segurança e pela de todos.
Leia Também: Pagamento por MB Way – Conheça os esquemas de fraude
O que é o QR Code?
Trata-se de uma código digital que alguns Terminais de Pagamento (TPA) estão preparados para ler e que o pode ajudar a evitar qualquer manuseamento quer de dinheiro quer do próprio terminal. Este código permite o débito em conta por proximidade mas sem necessidade de contacto.