despesas de uma casa

Poupança Familiar: Como poupar nas despesas da casa?

DABOX

As despesas de uma casa são inevitáveis mas, pode e deve controlar o volume destes gastos. Se o fizer, ganha no nível de poupança. 15-10-2021

Sendo o mês de outubro considerado o mês da poupança, culminando no dia 31 com um dia mundial dedicado ao tema, é imprescindível aproveitar este momento para abordarmos formas estratégicas de fazer pequenos ajustes nas nossas despesas de casa. Podem trazer grandes retornos globais em termos financeiros.

Já lhe aconteceu dizer que não consegue guardar dinheiro porque, depois de todas as contas pagas, o ordenado fica pequeno para um mês tão longo? Tenho a certeza que sim. Mas e se pensasse de forma oposta? Se soubesse que reduziu as suas despesas mensais em diversas áreas e pudesse aproveitar esse dinheiro para, logo no início do mês e pagando-se a si primeiro, começar a constituir aquele fundo de emergência com que tanto sonha e que lhe trará a merecida tranquilidade financeira?

Sim, é possível encontrar dinheiro escondido nas nossas despesas mensais que pode ser aproveitado para nos dar equilíbrio financeiro e neste artigo vamos descobrir todos esses esconderijos para que possa começar já a atuar nessa mudança.

 

Cuidados em casa

Quantas vezes fomos alertados pelos nossos pais com as tão típicas frases “apaga a luz”, “fecha a torneira enquanto lavas os dentes” e se antes eram frases que nos indignavam, hoje somos nós que as dizemos em alto e bom som para que os nossos filhos cumpram o que pedimos e um dia perpetuem as nossas palavras. Mas, mais do que fazer perdurar estes ensinamentos no tempo, é importante lembrar que aqui pode estar a primeira poupança mensal, não apenas da nossa carteira, mas também do ambiente, por isso, da próxima vez que sair de uma divisão de sua casa, garanta que tudo está fechado e desligado.

 

Supermercado e alimentação

Sendo esta uma das maiores fatias de gastos no nosso mês, é também aqui que podemos fazer uma grande poupança, como sugerido neste artigo do Saldo Positivo mas também, depois das compras feitas, fazendo uma boa gestão do que temos disponível para consumo. Evitar que restos de comida sejam deitados fora, que alimentos perecíveis, como os legumes ou frutas, sejam desperdiçados, fazendo refeições que rendem, o que na maioria das vezes significa ter maior quantidade de alimentos mais baratos como massa, arroz, feijão ou leguminosas, aproveitar cascas que se transformam em deliciosos caldos de legumes, entre muitos outos.

O importante é que tenha alguma criatividade e que essa criatividade lhe renda uns euros extra de poupança.

 

Renegociar contratos

Sabemos que a maioria dos contratos se renova automaticamente e isso dá-nos uma falsa sensação de despreocupação que nos pode consumir muitos euros ao longo do ano. E, pior do que isso, quantas subscrições pagamos sem sequer usufruirmos delas? É o caso de uma subscrição de filmes e séries quando estamos demasiado cansados e adormecemos ainda no genérico, ou do ginásio em que quase acreditamos que o facto de pagarmos nos mantém em forma, mesmo sem o frequentarmos.

Se deseja que sobre mais dinheiro no seu mês, esta é altura certa para perceber em que ponto estão todos os contratos de serviços que tem subscritos, eliminar os que não utiliza e renegociar os que decidir manter, alegando que o vizinho do lado dará melhores condições.

É ainda importante lembrar que pode e deve estender esta renegociação a outros contratos que não apenas água, luz, telecomunicações e ginásio. Irá poupar muitos euros ao optar por rever também seguros e na renegociação de créditos.

Agora que já sabe como pode poupar dinheiro sem sair de casa e nas suas despesas e atividades do dia-a-dia, resta apenas decidir o que vai fazer com esta poupança mensal, que se pode traduzir em tranquilidade financeira ao constituir o seu fundo de emergência, ou até mesmo numa viagem de sonho que estava longe de se tornar possível.

Sabia que…

A APP DABOX tem uma nova funcionalidade que permite aos clientes Caixa criar um mealheiro, para  onde pode mensalmente transferir o dinheiro que poupa em todas estas rubricas e que poderá utilizar para, por exemplo, criar o seu fundo de emergência?
Susana Rosa, @econoMisses

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Se valoriza estas dicas, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é a app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. A Dabox disponibiliza serviços de informação sobre contas à ordem e de iniciação de pagamentos. Planei a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.

Saiba Mais Aqui.

Leia também: